A princípio, o resultado da foxy eyes é muito semelhante ao resultado dado através do delineado, feito para dar a impressão de olhos mais orientais, e proporcionar efeito gatinho na maquiagem. No entanto, ao contrário do delineado, que é uma simples maquiagem, o novo procedimento estético é fruto de uma intervenção cirúrgica, com efeito permanente no rosto das meninas.
Imagine não precisar mais se esforçar, diariamente, para passar o delineador? Esse é o intuito da mulherada que adere ao foxy eyes. Ou seja, aliviar na hora de fazer a maquiar.
Muitas discussões já foram levantas a respeito do procedimento, pois a intervenção – como a maioria das cirurgias estéticas -, adiciona traços nas pessoas que, anteriormente, não estavam lá.
Por fim, o termo mais apropriado para o procedimento é “efeito lifting”, que só ficou conhecido graças a duas celebridades: Bella Hadid e Kylie Jenner. Consequentemente, discussões sobre apropriação cultural também foram levantadas.
O que é Foxy eyes?
Para você, que ainda não entendeu muito bem o que é foxy eyes, não se desespere. É simples, pois é basicamente uma tendência onde as mulheres desejam alongar os olhos através de procedimentos estéticos. O fato é que, normalmente, esse efeito sensual no olhar costumava ser feito somente por meio de maquiagens comuns.
O desejo por olhos marcantes vão além dos salões de beleza. Clínicas estéticas oferecem um modo de fazer com que a fox eyes seja permanente nos rosto da mulherada. Ou seja, não precisar mais fazer efeitos com sombras e delineadores nos olhos para conquistar o efeito raposa. A questão é ter coragem, ou não, de realizar o procedimento.
Foxy eyes e a temática racial
A polêmica surgiu, sobretudo, com o questionamento vindo dos povos orientais, mais especificamente dos asiáticos. Os verdadeiros donos dos traços foxy eyes levantaram a discussão sobre a apropriação cultural através do procedimento. Principalmente porque foi pelos mesmos traços que foram alvos de chacotas e piadas.
Durante a infância, a maioria das meninas asiáticas, chega a ser descriminada por outras pessoas com o velho gesto de esticar os olhos com as mãos nas laterais do rosto. Hoje, vendo a popularização da cirurgia plástica, as vítimas da ridicularização questionam a padronização estética envolvida no processo e como isso afeta suas vidas e as vidas de muitas pessoas.
Como é feito o estilo foxy eyes?
A princípio, há mais de uma forma de se fazer a foxy eyes (olhos de raposa), podendo ser, ou não, permanente. Apesar da popularização recente, a cirurgia plástica foi desenvolvida em 1964, pelo cirurgião Salvador Castañares. Porém, com o tempo, outras maneiras menos invasivas foram criadas para aplicar o efeito nos olhos.
Intervenção cirúrgica
A primeira é uma intervenção cirúrgica na região dos olhos, um pouco acima das pálpebras, na ponta das sobrancelhas. Neste local são aplicados fios de sustentação, com a função de elevar a cauda da sobrancelha, aliviando a sobreposição da pele nos cílios. O resultado é incrível e, com certeza, chama a atenção da mulherada, pois o olhar fica muito mais sensual.
Método ultraformer
Dentre eles, a aplicação de pontos por meio da ultrassom é menos agressiva e eleva os músculos externos dos olhos, relaxando o local interior para dar mais suavidade no efeito. O foxy eyes, feito dessa forma, pode vir a se desmanchar com tempo, por isso é necessário muita atenção e cuidado após a utilização da técnica.
Preenchimento com Botox
Por fim, o último método é feito através da aplicação de botox, na mesma região descrita acima. Apesar de parecer simples, o preenchimento requer cuidado dobrado para não atingir a vascularização. Ao final, o efeito lifting é definitivo e não sofre nenhuma alteração com o tempo.
Por fim, leia mais sobre o efeito em Maquiagem com delineador – Opções para usar no dia ou na noite
Fontes: Revista Glamour, Universa, Dicas de Mulher, Quem, Glamurama, Pausa Para Feminices, Beleza na Web, Pure People, Leger
Fontes de imagens: Glamurama, Rica de Marré, Jetss, Quem, Civitali, Instituto Rubez, Instituto Rubel