Além de ser barato, fácil de ser encontrado e versátil, o soro fisiológico pode ser usado também nos cabelos. Esse produto que é usado para hidratar o organismo e limpar machucados está presente em muitos lares e se mostra um aliado da beleza. Isso porque sua quantidade de sal é baixa e seu pH semelhante ao do nosso organismo. Por isso, a hidratação com soro fisiológico apresenta muitos benefícios para os cabelos.
Portanto, a hidratação com soro fisiológico é ótima para todos os tipos de cabelo. Como resultado do seu pH equilibrado, o soro consegue fechar as cutículas capilares, reduzindo o frizz e o ressecamento. Além disso, entre seus benefícios está a hidratação prolongada dos fios e a remoção de resíduos presentes na água do chuveiro e que ficam no cabelo.
Para quem tem os cabelos cacheados, o soro fisiológico consegue deixar as madeixas mais soltas e definidas, sem pesar. Por isso, é muito bom para o day after, já que consegue ajudar a modelar os cachos. Já para quem tem os cabelos lisos, o soro fisiológico é uma ótima alternativa para deixar os fios alinhados por mais tempo, pois consegue controlar o frizz. Além disso, o soro pode ser usado no dia-a-dia, basta borrifá-lo nas madeixas para que eles fiquem macios e brilhantes.
Receitas de hidratação com soro fisiológico
Agora que você sabe um pouco sobre os benefícios do soro fisiológico, conheça algumas receitas de hidratação usando esse produto.
Soro fisiológico e bepantol
A hidratação utilizando o soro e o bapantol líquido pode ser feita uma vez por semana. Além disso, é possível substituir a máscara de hidratação por uma à base de manteiga de karitê, tutano ou óleo de argan, por exemplo.
Ingredientes
-1 tampinha de bepantol líquido
-2 colheres de sopa de soro fisiológico
-2 colheres de sopa de máscara de hidratação
Misture bem os ingredientes e aplique mecha por mecha do cabelo lavado apenas com shampoo. Em seguida, aplique a mistura e coloque uma toca de plástico, deixando por 15 minutos. Por fim é só enxaguar bem e finalizar o cabelo como de costume.
Hidratação com vitamina A e mel
Essa receita de hidratação com soro fisiológico é ótima para cabelos que estão muito ressecados, podendo ser feita semanalmente. No entanto, se seus fios já estão recuperados do ressecamento, faça a hidratação apenas a cada quinze dias.
Ingredientes
-1 colher de sopa de soro fisiológico
-2 colheres de sopa de máscara de hidratação
-1 ampola de vitamina A
-1 colher de sopa de mel
Nessa receita você deve seguir os mesmos passos da anterior. Sendo assim, lave os cabelos apenas com shampoo e aplique a mistura mecha por mecha. Em seguida, coloque uma touca plástica e deixe nos cabelos por 15 minutos. Por fim é só enxaguar e finalizar como você preferir.
Amido de milho e óleo de rícino
Nesta receita de hidratação com soro fisiológico você terá uma máscara capilar bem potente.
Ingredientes
-100 ml de água filtrada
-1 colher de sopa de amido de milho
-2 colheres de sopa de creme para cabelo
-1 colher de sopa de soro fisiológico
-1 colher de chá de óleo de rícino
A primeira coisa que você deve fazer é misturar bem a água e o amido de milho. Em seguida, leve ao fogo e deixe a mistura atingir a textura de um mingau. Depois disso, adicione o restante dos ingredientes e misture bem. Por fim, coloque o creme já frio em um recipiente de vidro.
Para aplicar nos cabelos, lave-os apenas com shampoo e depois retire o excesso de água com uma toalha. Em seguida, aplique a máscara mecha por mecha. Coloque uma touca plástica e deixe agir por 45 minutos. Por fim, é só enxaguar bem retirando a máscara.
Soro fisiológico e d-pantenol
A hidratação com soro fisiológico e d-pantenol é bem simples. Acompanhe a seguir o passo a passo.
Ingredientes
-2 colheres de sopa de soro fisiológico
-2 colheres de sopa de máscara de hidratação
-1 tampinha de d-pantenol
Misture bem todos os ingredientes em um recipiente. Em seguida, aplique mecha por mecha massageando os fios. Depois disso, deixe a mistura agir no cabelo por 30 minutos. Por fim, enxágue bem e finalize com um condicionador para selar os fios.
Soro fisiológico e açúcar
Ingredientes
-2 colheres de máscara hidratante
-2 colheres de soro fisiológico
-3 colheres de açúcar (ou 4 se seu cabelo for muito longo)
Misture todos os ingredientes em um recipiente de vidro ou de plástico. Em seguida, aplique a mistura nos cabelos úmidos e limpos, mecha por mecha. Depois de 30 minutos é só remover a máscara do cabelo enxaguando bem.
Soro fisiológico e glicerina
Ingredientes
-1 colher de soro fisiológico
-1 colher de glicerina vegetal líquida
-Máscara hidratante
Primeiro, misture bem a glicerina e o soro fisiológico. Em seguida, acrescente essa mistura à mascara escolhida e misture bem. Depois, aplique a máscara nos cabelos limpos e úmidos, mecha por mecha. Por fim, coloque uma touca térmica e deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar o cabelo.
Soro fisiológico na finalização
Além das receitas de máscara de hidratação, também é possível usar o soro fisiológico na finalização dos cabelos. Isso porque esse produto não tem contraindicações e é facilmente absorvido pelos fios. Dessa forma, é bem simples aproveitar alto poder de hidratação.
Uma forma bem simples de fazer isso é adicionar uma colher de sopa de soro em 200 ml de creme para pentear. Assim, você deve aplicar o creme em pequenas quantidades substituindo o finalizador convencional. Por isso, não existe uma quantidade máxima de aplicações.
Outra forma bem simples de usar o soro é aplicá-lo no fios depois da lavagem e hidratação. Isso porque o soro fisiológico potencializa os efeitos da rotina de hidratação e proteção das madeixas. Ademais, o soro pode ser usado diariamente, pois não apresenta riscos aos fios.
Fontes: Tudo sobre cabelos Pajaris Cabelo
Imagens: Tô de Cacho Cacheia Cabelo e Henê Casos de Bethyca De papo com Priscila All Things Hair Cacheia Dicas de Mulher