A princípio, antes de lhe explicar para que serve o leave-in, vale ressaltar que essa palavra significa “deixa ficar”, em inglês. Sobretudo, o leave-in se trata de um creme sem enxágue, o qual normalmente é usado após a lavagem dos cabelos.
Inclusive, o produto é responsável por proporcionar mais brilho para os cabelos. Além disso, ele pode controlar o frizz, modelar os cabelos e hidratar ao mesmo tempo. Aliás, ele é indicado para todos os tipos de cabelos.
Contudo, antes de comprá-lo, é importante que você saiba também que o leave-in tem diferentes texturas e funções. Dentre eles, podemos destacar o hidratante, o protetor térmico, o controlador de frizz, o redutor de volume, o protetor da cor, o definidor de cachos e até o que ajuda a alisar. Quanta coisa, não é mesmo?
Portanto, antes de escolher o seu leave-in, foque primeiro no principal problema ou o desejo para o seu cabelo. Pois, cada um pode ter um efeito diferente.
Inclusive, é bem comum encontrar no banheiro de mulheres mais de um leave-in. Afinal, nunca se sabe qual será a necessidade do dia, não é verdade,?
O famoso Leave-in
Primeiramente, toda mulher almeja um cabelo lindo e radiante. Para isso, o leave-in, certamente, se destaca dentre todos os produtos sem enxágue. Isso porque, além de ser um ótimo finalizador, ele proporciona brilho e maciez para os fios. E, como já dissemos, é possível encontrá-lo em diferentes texturas.
Inclusive, a própria forma de aplicação de cada uma deles também pode ser bem variada. Por exemplo, existem as versões em spray, os séruns, cremes ou mousses. Ou seja, impossível não encontrar algum que lhe agrade.
Porém, é importante que você entenda que cada um pode ser mais apropriado para um caso em específico. Os sprays, por exemplo, podem ser melhores para cabelos finos. Já, em creme, pode ser ideal para os cabelos normais.
De modo geral, esses produtos são usados com o intuito de deixar os cabelos mais hidratados e brilhosos. Isso porque são compostos de aminoácidos e vitaminas que nutrem, protegem e deixam os fios mais fortes.
Como é feita a aplicação?
Basicamente, para aplicar o leave-in é necessário que você preste atenção nas instruções do produto. Mas, claro, existem algumas dicas gerais.
Por exemplo, o produto nunca deve ser aplicado próximo ao couro cabeludo. Também é preciso ter cuidado com a quantidade, porque, dependendo da consistência, ele pode deixar o aspecto do fio pesado. Além do mais, antes de aplicá-lo, lembre-se de retirar o excesso de água do cabelo.
Aliás, resumidamente, este é um produto indicado para as pontas e o comprimento do cabelo. Se o cabelo for muito comprido, inclusive, a dica é aplicá-lo aos poucos, para que não fique em excesso.
Leave-in X Creme para pentear
A princípio, existem muitas pessoas que confundem os dois. Até porque, praticamente, eles andam de mãos dadas nas prateleiras dos supermercados e lojas especializadas.
E, certamente, eles se assemelham até mesmo na consistência. Porém, existem diferenças entre eles.
Sobretudo, o leave-in, normalmente, é um creme com ingredientes mais concentrados. E também mais completo para tratamentos capilares, já que cuida da fibra capilar.
Inclusive, ele é mais usado nos cabelos que precisam de reconstrução, força e renovação dos fios. Portanto, pode agir como uma máscara capilar.
Enquanto isso, o creme para pentear é mais usado em manutenções diárias, com efeitos estéticos. Até porque, de certo modo, ele é mais “levinho” que o leave-in. Ou seja, ele pode ser usado diariamente para manter a hidratação, o controle do frizz e a definição dos cabelos.
Enfim, qual você usa mais: o creme para pentear ou o leave-in?
Confira mais matérias do Área de Mulher: Cabelo feio? Você, provavelmente, comete esses 8 erros diariamente
Fontes: Beleza na web, Segredos de salão, Truques de maquiagem
Imagem de destaque: Delas