Você sabia que fazer a nutrição capilar regularmente é necessária? Isso porque fios nutridos ficam hidratados, macios e sedosos. Afinal, quem quer ter os cabelos quebradiços e opacos, não é mesmo?
Em suma, a nutrição capilar tem como princípio nutrir os cabelos. Ou seja, repor os óleos e os lipídios naturais do couro cabeludo. Inclusive, esses nutrientes se perdem através das ações dos raios solares, do sal, do cloro e do vento. Ferramentas de calor, como secador e prancha, por exemplo, além da água quente também são verdadeiros vilões para os fios.
Sobretudo, tais nutrientes são responsáveis por proteger a fibra capilar destes danos. Portanto, a falta da nutrição capilar pode causar ressecamento do comprimento e, principalmente, nas pontas do cabelo. Além de acarretar a desnutrição dos fios, o que os deixa quebradiços, opacos, desalinhado, com frizz e porosos.
Benefícios da nutrição capilar
Ao repor os nutrientes que o cabelo precisa, os benefícios se tornam inúmeros. Até porque, a nutrição capilar é capaz de promover a conservação dos fios. Isso, inclusive, pode ajudar a reparar os danos do dia a dia e de processos químicos. Portanto, como já dissemos, o cabelo fica mais saudável e claro, deslumbrante.
Outros benefício do procedimento:
- Combate ao frizz
- Hidratação duradoura
- Cabelos macios e com brilho
- Previne o aparecimento de pontas duplas e ressecadas
- Proporciona movimento para as madeixas
Como fazer nutrição capilar em casa?
Agora que você leu quais são os benefícios de se fazer uma nutrição capilar, vamos ensinar você a fazer a sua nutrição em casa, sem gastar quase nada. Vamos lá!
1º dica – Nutrição capilar com azeite de oliva
Passo 1: Divida o cabelo seco e sujo em quatro mechas ou mais.
Passo 2: Aplique o azeite de oliva em cada uma delas, enluvando-as.
Passo 3: Ao finalizar, prenda os fios em um coque e coloque uma touca de banho por cima.
Passo 4: Aguarde algumas horas até que a nutrição capilar faça o seu efeito.
Passo 5: Retire todo o azeite do seu cabelo com bastante água até não sobrar resíduos.
Passo 6: Higienize com shampoo e finalize com condicionador.
2º dica- Nutrição capilar com cenoura
Passo 1: Corte uma cenoura em pedaços e bata muito bem no liquidificador com 2 colheres (sopa) de óleo de girassol.
Passo 2: Em outro recipiente coloque a cenoura batida com o óleo e junte 3 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua escolha. Misture bem e reserve.
Passo 3: Lave bem o seu cabelo com shampoo, enxague e retire o excesso de água.
Passo 4: Aplique a mistura no cabelo, mecha a mecha.
Passo 5: Quando terminar coloque uma touca e aguarde cerca de 20 minutos.
Passo 6: Passado o tempo enxágue bem e aplique o condicionador para finalizar
3° dica- Nutrição capilar com manteiga vegetal
Passo 1: A princípio, por ser sólida, a manteiga vegetal precisa ser aquecida antes do uso. Assim sendo, retire do recipiente apenas a quantidade que você irá usar no seu cabelo.
Passo 2: Primeiramente derreta-a em banho maria, normalmente as mulheres escolhem a manteiga de karité. Mas, você pode usar a que achar melhor.
Passo 3: Quando já estiver líquida, aplique a manteiga em todo o cabelo, mecha por mecha. Mas, sem tocar no couro cabeludo.
Passo 4: Enluve e massageie bem, do que jeito que você já está acostumada.
Passo 5: Em seguida, aguarde ao menos 40 minutos para que o tratamento faça efeito.
Passo 6: Passado o tempo, enxágue bem o cabelo com água, shampoo e condicionador.
É importante ressaltar que hidratação, nutrição e reconstrução capilar tem suas próprias funções. Inclusive, cada uma atua com uma necessidade diferente do cabelo.
Porém uma não anula a outra, juntas em um cronograma capilar personalizado, vão deixar o seu cabelo mais nutrido e saudável. E claro, levando de acordo com as necessidades que o seu cabelo encontra.
Cronograma Capilar
Em suma, o cronograma capilar é uma rotina de cuidados com as madeixas que intercala três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Juntos, estes cuidados, certamente, dão todo o suporte necessário para os fios.
Sobretudo é importante ressaltar que cada etapa do cronograma oferece uma solução específica para os cabelos danificados.
Uma boa dica para descobrir qual será a etapa principal do seu cronograma é realizar um teste de porosidade. Mas, você sabe como fazer isso?
Como fazer o teste de porosidade?
A princípio, escove os cabelos e pegue um fio que estiver na escova. Logo depois, coloque o fio em um copo de água filtrada. Então, é só esperar para ver se o fio vai boiar, afundar ou ficar no meio do caminho.
Hidratação
Caso o fio de cabelo boie, significa que a porosidade está baixa, ou seja, maravilhoso. Contudo, indicamos que você ainda siga um cronograma capilar com foco na hidratação. Como por exemplo:
1º semana: Hidratação, Nutrição e hidratação
2º semana: Nutrição, hidratação e reconstrução
3º semana: Hidratação, nutrição e hidratação
4º semana: Nutrição, hidratação e reconstrução
Nutrição
Caso o fio pare na metade do copo, quer dizer que a porosidade do seu cabelo está média. Portanto, o melhor tratamento para a sua cabeleira agora é a nutrição. Assim, basta você seguir o seguinte cronograma:
1º semana: Nutrição, reconstrução, hidratação
2º semana: Hidratação, nutrição, hidratação
3º semana: Nutrição, hidratação e nutrição
4º semana: Hidratação, reconstrução e hidratação
Reconstrução
Por fim, se o seu cabelo for para o fundo do copo, quer dizer que ele está danificado e com a porosidade alta. Portanto, nesse caso, indicamos que você siga um cronograma capilar com ênfase em reconstrução, como explicamos abaixo:
1º semana: Reconstrução, hidratação e nutrição
2º semana: Hidratação, nutrição e hidratação
3º semana: Reconstrução, hidratação e nutrição
4º semana: Hidratação, reconstrução e hidratação
Sobretudo, um tratamento completo de cronograma capilar, com certeza, deixará o seu cabelo hidratado, nutrido e reconstruído. Aliás, ele pode deixar os fios do seu cabelo com a saúde em dia e mais poderosos do que nunca! E aí, pronta para fazer o teste nos seus cabelos?
Enfim, o que achou da nossa matéria?
Venha conferir mais matérias do Área de Mulher: 10 alimentos que fazem bem para o cabelo e o porquê
Fontes: Beleza na Web, Tô de cacho
Imagem de destaque: Tô de cacho