Menstruação é algo que acompanha as mulheres durante boa parte da vida. Mas, isso não significa que ela seja algo com o qual a gente se acostume, até mesmo devido às cólicas e aos outros desconfortos. Um bom exemplo, é que pouca gente sabe o que a cor do sangue da menstruação quer dizer a respeito do fluxo e da saúde.
E, sim, se você ficou espantada com que acabamos de dizer, é melhor dar mais atenção à sua menstruação. Embora nem todo mundo dê atenção ao assunto, detalhes como a cor do sangue e a quantidade do sangramento podem ser importantes alertas do corpo da mulher.
Por exemplo, a cor e o fluxo da menstruação podem dizer se você está com algum tipo de infecção. E, claro, pode indicar até mesmo uma possível gravidez. Da mesma forma, esse fatores podem indicar a presença de tumores no aparelho reprodutor e até mesmo a possibilidade de um aborto espontâneo.
E isso não é nem o começo do a cor do sangue de sua menstruação pode contar sobre você. Por causa disso, preparamos a lista abaixo. Como você vai ver, nela destacamos informações relevantes sobre o que seu fluxo menstrual pode revelar e que você ignorou a vida inteira.
Descubra o que a cor do sangue de sua menstruação quer dizer:
1. Rosa
Se durar pouco tempo, essa cor do sangue quer dizer apenas que seu fluxo não está intenso.
No entanto, se permanecer por mais dias ou se repetir em outros meses, pode ser um alerta de gravidez. Esse também pode ser um sinal de que você está passando por alterações hormonais.
Nesse outro link você entende melhor porque isso acontece.
2. Vermelho vivo
Essa cor do sangue é normal, especialmente nos primeiros dias de fluxo. Nessa período, é comum o sangue descer em maior quantidade e bem mais rápido. Então, é normal que ele permaneça praticamente da cor com a qual foi expelida do útero.
O problema é se esse tom de sangramento durar por muito tempo. Nesse caso, pode ser bom procurar um médico para descartar a possibilidade de uma hemorragia.
3. Bordô
Essa é a cor do sangue da menstruação é comum nos dias de maior fluxo. Especialmente, no caso de menstruação intensa.
No entanto, se o sangramento continuar assim por muito dias pode ser sinal de abordo involuntário. Aliás, especialistas apontam que esse ainda pode ser um sinal de tumores, caso permaneça por mais semanas.
4. Vermelho alaranjado
Se esta cor escura for a do sangue durante todo o período de sua menstruação, fique atenta, especialmente se o sangramento for acompanhado por odor forte. Pode ser sinal de infecção e o ideal é procurar um médico o mais rápido possível.
5. Marrom
Normalmente, o sangue marrom não é preocupante e pode ser um sinal de fluxo forte à vista. Agora, se vier acompanhado com uma coloração amarelada, então, pode ser sinal de infecção.
Bônus:
Intensidade do fluxo
A intensidade de seu fluxo também pode pode enviar mensagens sobre sua menstruação e, claro, de sua saúde. Portanto, fique por dentro do que é ou não normal:
6. Grande quantidade de sangue
Se a menstruação vier de forma intensa durante alguns dias, é normal. Há mulheres que têm um fluxo forte, com muito sangue, até a metade do período, por exemplo.
No entanto, se o sangramento intenso persistir, mesmo quando a menstruação deveria ter acabado, pode ser preocupante e você deve procurar um médico.
7. Manchas
Se seu fluxo se resumir apenas em algumas manchas, então, isso pode ser sinal de desequilíbrio hormonal e até mesmo de gravidez.
8. Falta do período
Vários motivos podem causar a interrupção da menstruação. Se você toma anticoncepcional, a culpa pode ser dele, por exemplo.
No entanto, o ideal é procurar um médico, já que isso pode ser consequência da chegada da menopausa, de perda repentina de peso e até mesmo o resultado de uma experiência traumática para a mulher.
Aliás, por falar em menstruação, você precisa ler também: Erros que você comete ao usar absorvente externo e 6 dúvidas sobre o coletor menstrual que toda mulher tem.
Referências
- Cunningham FG, Leveno KJ, Bloom SL, Spong CY, Dashe JS, Hoffman BL, Casey BM, Sheffield JS. Williams Obstetrics. 24th ed. New York: McGraw Hill Education; 2014. 84–86 p.
- Garry R, Hart R, Karthigasu KA, Burke C. A reappraisal of the morphological changes within the endometrium during menstruation: a hysteroscopic, histological and scanning electron microscopic study. Hum Reprod. 2009;24(6):1393-1401.
- Jones RE, Lopez KH. Human reproductive biology. 3rd ed. Burlington, MA: Elsevier; 2006.