O óleo de rosa mosqueta é uma solução rica em ácido oléico, linoleico e linolênico. Além disso, também possui vitamina A e C. Extraído diretamente da planta silvestre cientificamente chamada de rosa rubiginosa ou mosqueta, esse óleo é eficiente em atenuar estrias, queloides, cicatrizes e rugas e linhas de expressão na pele. Inclusive, tem um potente efeito regenerador e emoliente sobre a pele.
Com sua popularidade cada vez mais crescente, a eficiência do óleo de rosa mosqueta está até mesmo sendo comparado com os séruns vitamina C. Pois tem benefícios muito parecidos. Apesar disso, de acordo com os dermatologistas, não se pode afirmar isso, pois ainda não existes estudos científicos sobre essa planta.
Benefícios do óleo de rosa mosqueta
Por ser rico em ácidos e vitaminas essenciais, o óleo de rosa mosqueta sua ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante são elementos que beneficiam a barreira lipídica do corpo e rosto. Dessa forma, também promove uma ação regeneradora e cicatrizante quando se trata de peles ressecadas. Segue abaixo a lista de benefícios:
- Prevenção ou atenuação de estrias: as estrias são causadas quando as fibras elásticas e colágenas da pele são destruídas. Segundo os especialistas, o óleo de rosa mosqueta não é capaz de eliminar por completo estrias brancas – que são aquelas mais antigas -, mas ele é capaz de atenuar bastante o seu aspecto.
- Auxílio na recuperação de queimaduras e na cicatrização: além de diminuir a inflamação, o óleo estimula a renovação celular e, portanto, recupera a pele queimada.
- Eliminação ou atenuação de manchas na pele: por ter uma alta ação anti-oxidante, pode ser usado no tratamento de melasma, por exemplo.
- Prevenção do envelhecimento precoce: a vitamina C e a ação antioxidante auxiliam na recuperação da barreira cutânea da pele. Assim, evita o aparecimento de rugas e linhas de expressão antes do tempo.
- Hidratação da pele: por último e não menos importante, o óleo de rosa mosqueta deixa a pele macia com seu alto teor de hidratação que penetra nas camadas da cútis proporcionando uma pele viçosa.
Como usar o óleo de rosqueta
O modo de usar é muito simples, basicamente é só aplicar algumas gotas sobre o local que deseja tratar. Em seguida espalhe em movimentos circulares até que a pele absorva tudo completamente.
O produto pode ser aplicado no rosto e corpo. O melhor momento para usa-lo é logo após o banho. Pois a pele estará limpa e necessitada de hidratação. Dessa forma, recebe melhor o óleo.
Do mesmo modo, segundo os especialistas, o óleo de rosa mosqueta também pode ser aplicado nos cabelos. Algumas gotas adicionadas no creme de hidratação pode ser muito benéfico para combater o ressecamento.
Receitas Caseiras
Apesar de ser facilmente encontrado em algumas farmácias e lojas de produtos naturais, você também pode fabricar o seu próprio óleo de rosa mosqueta. Para isso você precisará de:
- 30 a 40 gramas de sementes de Rosa Mosqueta;
- Óleo de amêndoas;
- Pote ou frasco de vidro com tampa;
- Conta gotas.
Primeiramente, remova as beiradas de cada uma das sementes com uma faca. Em seguida, corte as sementes ao meio. Depois, adicione as sementes ao frasco de vidro, e misture o óleo de amêndoas em quantidade suficiente para cobrir todas as sementes. Tape o frasco e deixar repousar durante aproximadamente 20 dias. Após isso, coe o óleo e transfira para um conta gotas.
Dessa forma, o óleo está pronto para ser usado. O recomendado é aplicar algumas gotas deste óleo sobre a pele 1 a 2 vezes por dia, especialmente nas regiões mais secas ou com cicatrizes, estrias, rugas ou linhas de expressão por exemplo.
– Creme anti-rugas
Através do óleo de rosa mosqueta, você pode também fazer um cremes antirrugas. Pois esse produto é capaz de hidratar, suavizar e evitar o surgimento de rugas e linhas de expressão na pele. Para produzir você precisará de:
- 5 ml de óleo essencial de Rosa Mosqueta;
- 20 ml de óleo de coco;
- 30 ml de cera de abelha;
- 1 ampola de vitamina E;
- Pote ou frasco de vidro com tampa.
O primeiro passo é colocar o óleo de coco e a cera de abelha em uma panela e aquecer em banho maria. Mexa a mistura regularmente com uma espátula, até que os dois que fiquem homogêneos. Depois que o óleo de coco e a cera de abelha estiverem unificados, adicione o óleo de rosa mosqueta e a ampola de vitamina E. Misture bem e deixar esfriar. Guarde na geladeira.
Você pode usar este creme até varias vezes ao dia, de acordo com a sua necessidade. Entretanto, também pode ser apenas duas vezes: logo quando acordar e antes de dormir.
Além disso, para o creme ficar mais liquido, pode adicionar 30 ml de óleo de coco e apenas 20 de cera de abelha ou, por outro lado, se preferir o creme mais espesso, basta adicionar 40 ml de cera de abelha e apenas 10 a 15 ml de óleo de coco.
Afinal, gostou dessa matéria? Sendo assim, leia também: Óleo de rícino – Benefícios, forma de usar e contraindicações.
Imagem de destaque: unisima