Beleza

Pré-shampoo, o que é? Tipos e como utilizar esse produto

Você sabe o que é o pré-shampoo? Esse produto veio para deixar seu cabelo ainda mais forte e hidratado, conheça mais sobre agora.

Um produto que tem ganhado cada vez mais o mercado de produtos capilares é o pré-shampoo. Mas você já ouviu falar e sabe como utilizá-lo? Se a resposta for não, não se preocupe. Nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse produtinho que vai te ajudar a cuidar dos seus cabelos.

Como o nome já diz, o pré-shampoo é um produto para ser usado antes do shampoo. Sendo assim, ele complementa os cuidados tradicionais com o cabelo, na lavagem com o shampoo e condicionador. Além disso, esse produto consegue prolongar tratamentos como hidratação, pois melhora a absorção de nutrientes do cabelo.

É importante saber também que existem dois tipos de pré-shampoo: o utilizado para limpeza profunda e o utilizado para proteção. Tanto o primeiro quanto o segundo podem ser encontrados em forma de creme ou líquido. Mas, enquanto o pré-shampoo tem a função de abrir as cutículas do fio, removendo resíduos que estejam acumulados, o de proteção sela as cutículas, impedindo a perda de água depois da aplicação do shampoo.

Pré-shampoo de limpeza

Pré-shampoo - o que é, tipos e como utilizar esse produto
Fonte: Freepik

A fórmula do pré-shampoo focada na limpeza dos fios tem ação mais adstringente que os shampoos comuns. Por isso, consegue proporcionar uma limpeza mais pesada, removendo impurezas, resíduos e a oleosidade dos fios. Desse modo, se você tem o cabelo mais oleoso e sente que ele fica com a aparência de sujo com mais frequência, esse é a melhor opção para você.

Entretanto, como esse tipo consegue remover a oleosidade dos fios, pode não ser a melhor alternativa para quem tem cabelos que ressecam facilmente. Nesses casos, procure fazer uma hidratação nos fios quando for usar o pré-shampoo de limpeza profunda para manter a umidade do cabelo. Ademais, essa fórmula é muito indicada para ser usada antes de procedimentos como reconstrução capilar e hidratação. Isso porque ela abre as cutículas, potencializando os efeitos dos produtos usados.

Como usar

Aplique o pré-shampoo nos cabelos úmidos, antes da lavagem. Utilize o produto desde o couro cabeludo até as pontas dos cabelos, mecha por mecha. Massageie bem a raiz do cabelo para melhor absorção e limpeza. Espere alguns minutos e remova bem o produto com água. Em seguida, lave o cabelo normalmente.

Se seu cabelo é seco, o indicado é que, antes do condicionador, você faça uma hidratação. Além disso, utilize o pré-shampoo de limpeza profunda apenas de 15 em 15 dias, para que os fios não fiquem ásperos e opacos.

Pré-shampoo de proteção

Fonte: Bonde

Essa fórmula consegue selar e nutrir as cutículas capilares, protegendo o cabelo de produtos mais agressivos. Para quem tem os cabelos crespos ou cacheados, essa é a melhor opção. Esse tipo de pré-shampoo costuma estar disponível em forma de creme, pasta, sérum, óleo e máscara.

Quando em óleo, o indicado é que você aplique o produto algumas horas antes da lavagem do cabelo. Você pode fazer isso antes de dormir, se for lavar no outro dia de manhã, por exemplo. Assim, o efeito de nutrição e hidratação dos fios irá ser potencializado. Entretanto, evite aplicar no couro cabeludo, pois pode deixar a raiz muito oleosa.

Como usar

Aplique no cabelos levemente úmidos do comprimento até as pontas, evitando a raiz. Massageie bem e deixe agir por um período de 3 a 15 minutos. Se a versão do produto for em óleo, você pode aplicar nos fios secos algumas horas antes da lavagem. Depois disso, é só remover o produto lavando os cabelos normalmente.

Assim como na forma para limpeza profunda, aqui é indicado que o produto seja usada apenas de 15 em 15 dias ou conforme indicado na embalagem.

Como fazer pré-shampoo caseiro

Fonte: N1

Se você quer testar os benefícios do pré-shampoo com produtos que você tem em casa, existem algumas receitas caseiras. Para fazer o pré-shampoo de proteção, basta aquecer algumas colheres de óleo-de-coco e utilizar nos cabelos.

Mas se você quer fazer uma esfoliação no couro cabeludo, adicione três partes de azeite de oliva ou outro óleo vegetal e uma parte de açúcar cristal. Em seguida, é só aplicar no cabelo, esfoliando-o, e deixar agir por alguns minutos antes de lavar o cabelo normalmente.

Qual pré-shampoo escolher

Se você ainda tem dúvidas sobre qual fórmula utilizar, se atente para o seu tipo de cabelo. Observe algumas características como oleosidade, fragilidade e do que seu cabelo necessita. Você pode pedir a ajuda do especialista que cuida do seu cabelo também.

Como falamos antes, para cabelo muito oleosos, o pré-shampoo de limpeza profunda é a melhor opção, pois consegue desobstruir os poros capilares e controlar o sebo do couro cabeludo. Mas se seu cabelo é mais frágil e tem tendência ao ressecamento, a fórmula de proteção vai agir nutrindo e protegendo seus fios.

Fontes: Segredos de Salão Dicas de Mulher Salon Line

Imagens: Área de Mulher Freepik Bonde N1

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você