Beleza

Shampoo de café: essa mistura realmente funciona na prática?

O shampoo de café é a opção ideal para quem deseja diminuir a queda de cabelo e acelerar o crescimento dos fios de forma saudável e potente.

É difícil encontrar hoje em dia um ingrediente sequer que não sirva para a pele ou o cabelo. Dessa vez, uma das possibilidades mais populares é o shampoo de café, que possui muitos benefícios. O café já não é surpresa nenhuma para quem adora uma boa receita caseira de beleza, mas agora, o suplemento capilar tomou outro patamar. Afinal, se uma simples xícara de café já faz maravilhas pela manhã para o corpo, no cabelo, ele pode ser tão útil quanto.

Em um primeiro momento, apesar de parecer um pouco estranho passar café no cabelo, os benefícios dessa mistura vão acabar com qualquer dúvida. O shampoo de café é um estimulante incrível e de inúmeros benefícios, principalmente quando se fala em tratar queda de cabelo e crescimento dos fios. Seja como for, o shampoo bomba de café pode ser o que você estava procurando e sequer sabia.

Dessa forma, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o shampoo de café, bem como seus benefícios, como ele age no cabelo e outras curiosidades sobre o produto.

Benefícios do shampoo de café

Shampoo de café: o que é, para que serve e como usar

O café é uma especiaria adorada por milhares de pessoas ao redor do planeta. Os grãos de café por si só já possuem inúmeros benefícios. Mas no caso do shampoo de café, ele é capaz de promover um efeito muito desejado e, além disso, inesperado. Além disso, ao contrário do que se pode pensar, o produto não resseca os fios.

  • Maior circulação sanguínea: o shampoo de café promove uma estimulação sanguínea no bulbo capilar essencial para que os fios cresçam mais rápido que o normal;
  • Melhor distribuição de nutrientes: a ação da cafeína ocorre de dentro para fora, ou seja, faz com que as madeixas fiquem nutridas e saudáveis pelo efeito interno;
  • Regeneração celular: além disso, o shampoo de café possui ação antioxidante, o que faz com que promova um peeling capilar natural, removendo as células mortas do couro cabeludo;
  • Menor queda capilar: a cafeína ainda bloqueia o hormônio DHT, que é responsável por agir nos folículos capilares e causar a morte das células que produzem os fios. Sem DHT, os fios caem muito menos.
  • Promove o brilho: ainda assim, a cafeína ainda deixa os fios mais brilhantes. Isso acontece pelo fato do café ter um pH baixo, selando as cutículas dos fios.

Shampoo de café para cabelos cacheados

Para as cacheadas, é possível utilizar o shampoo de café sem medo. Ele não apenas auxilia no crescimento dos fios, mas a cafeína também ajuda a encorpar e fortalecer os cachos. Dessa forma, eles ficam ainda mais brilhantes e sedosos. Contudo, de forma que seja possível alcançar resultados ainda melhores, consultar um médico dermatologista é ideal para que seja recomendado um shampoo de café que atenda suas necessidades.

O shampoo escurece o cabelo?

Shampoo de café: o que é, para que serve e como usar

Caso seu cabelo seja claro e essa seja uma de suas preocupações, saiba que sim, o shampoo de café pode escurecer o cabelo, principalmente os fios loiros. O café possui pigmentos que acabam deixando fios claros mais escuros. Nesse sentido, existem pessoas que usam o ingrediente justamente para tingir as madeixas. Contudo, o efeito é passageiro e sai após algumas lavagens.

Controvérsias do shampoo

Apesar da receita caseira de shampoo de café ser extremamente popular, ela é ineficaz. A mistura consiste em misturar shampoo sem sal com algumas colheres de café e aplicar no cabelo normalmente. Porém, não é exatamente o pó de café que traz os benefícios oferecidos pelo shampoo de café, mas sim a cafeína. Ela é responsável por estimular os folículos capilares e ajudar no controle da queda e crescimento dos fios.

Todavia, de forma que seja possível chegar em tais objetivos, o shampoo de café é manipulado com um tipo de cafeína sintetizada por cientistas. Assim, ela não possui nenhuma molécula de água, e o ajuste da substância também acontece por meio de experimentos em laboratório. Dessa forma, o café comum não possui os efeitos desejados da cafeína, e não ajuda no crescimento capilar, muito menos no controle da queda.

Além disso, as misturas caseiras de shampoo podem ser perigosas, pois não possuem eficácia comprovada. Isso faz com que elas causem alergias, queda de cabelo, coceira e até mesmo queimaduras de reação. É essencial tomar muito cuidado com tudo que você aplica em seu cabelo. O mesmo pode ser dito da hidratação com café, que segue praticamente o mesmo passo a passo, mas com uma máscara de hidratação. Igualmente, o efeito da cafeína não vai funcionar com o pó de café.

Se você se interessou por essa matéria sobre shampoo de café, aproveite para conferir Café no cabelo, como usar? Benefícios e receitas caseiras

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você