Nós, mulheres, adoramos mudar o cabelo. Por isso, as tinturas de cabelo, vez ou outra, entram em nossa cestinha na farmácia, para provocar aquela mudança no visual! No entanto, nem sempre o resultado é como o esperado.
Isso porque a maioria de nós não entende muito bem como funcionam as tonalidades. Na grande maioria das vezes, escolhemos a tinta pela cor do cabelo da modelo, na caixinha, o que é um erro.
Mas, fique calma. Certamente, vamos te ensinar a escolher a tinta certa para o seu cabelo. Para que você não se decepcione mais com o resultado depois de pintar.
Como escolher as tinturas de cabelo corretas
Agora que você já sabe que não pode escolher a tinta pela modelo da caixinha, vamos te explicar como fazer isso da forma correta. Se você já tem o cabelo pintado e quer mudar a cor, para uma mais clara, você precisa descolorir os fios. Não basta escolher a tinta mais clara e passar, isso não vai funcionar, porque uma tinta não clareia outra.
No entanto, se o seu cabelo já for pintado e você quer mudar para uma cor mais forte, não é necessário descolorir. Porém, nesses casos você deve estar muito atenta ao verso da caixinha e a tonalidade que vai escolher.
A base das tonalidades
Em resumo, existe uma escala internacional que diz respeito a base das tinturas, de cada tonalidade. Essa escala vai do 1 ao 10 e diz respeito a quão claro ou escuro é um cabelo.
- 1 – Preto Absoluto
- 2 – Preto natural
- 3 – Castanho escuro
- 4 – Castanho Médio
- 5 – Castanho Claro
- 6 – Louro Escuro
- 7 – Louro Médio
- 8 – Louro Claro
- 9 – Louro claríssimo
- 10 – Loiro claríssimo
As nuances/reflexos da tintura
O segundo número que vem na caixinha de tinturas para cabelo, basicamente, diz respeito a nuances/reflexos combinada a coloração base. É esse número que define se a coloração terá o tom mais avermelhado, dourado e por aí vai. Geralmente esse tom fica mais perceptível quando o cabelo é exposto a luz solar.
Existem tinturas de cabelo que não tem nenhuma nuance/reflexo. Nesse caso, a caixinha terá apenas o número da tonalidade ou então o número e um zero. Isso quer dizer, então, que essa tonalidade é natural, e não terá nenhum reflexo. Normalmente, esse é o tipo de coloração mais indicada para quem deseja cobrir os fios brancos.
- 1 – Reflexo Cinza
- 2 – Reflexo Irisado ou Mate
- 3 – Reflexo Dourado
- 4 – Reflexo Acobreado
- 5 – Reflexo Acaju
- 6 – Reflexo Vermelho
- 7 – Reflexo Marrom ou chocolate
- 8 – Reflexo azul
- 9 – Reflexo Verde/Mate (ou Violeta em algumas marcas)
Você deve ter percebido que existem algumas tonalidades “estranhas” como a cinza, por exemplo. No entanto, essas tonalidades atuam como neutralizantes da cor. O profissional que fará a tintura poderá te explicar melhor sobre.
Mas e quando os números repetem?
Você já deve ter encontrado alguma caixinha com o número “6.88”, por exemplo. Basicamente, isso quer dizer que o tom daquela tinta é intensificado. Por exemplo, uma tinta com o número 5.55 terá o reflexo acaju intensificado.
E pronto! Agora você já está pronta para escolher as tinturas de cabelo corretas!
Aliás, não se esqueça de procurar um profissional que entenda bem de colorimetria. E mantenha sempre os cuidados com os fios após a coloração. Até porque alguns tons podem desbotar mais rápido que outros, e isso vai requerer um retoque de cor.
6 melhores marcas de tintura de cabelo permanentes
Além da cor que as marcas entregam aos fios, vários outros fatores fazem com que algumas tintas de cabelo sejam melhores que outras. Sua capacidade de coloração de brancos é um bom exemplo disso, aliás.
Mas, sobretudo, os clientes analisam ainda a durabilidade da tintura nos fios, se ela oferece algum tipo de tratamento durante a coloração, se estraga as fibras do cabelo, se proporciona brilho e hidratação e assim por diante. Abaixo, como você vai ver, estão alguns das marcas mais recomendadas do segmento.
1. Tinturas de cabelo Keune
Apesar dos preços salgados, as tinturas de cabelo da Keune é uma das mais elogiadas do mercado. Uma de suas principais características da marca, aliás, é a alta fidelidade da cor entregue, com a cor da caixinha.
A marca holandesa, aliás, conta com vários selos de qualidade internacionais, e sua formulação tem, como objetico, manter a saúde dos fios. Para isso, sua fórmula é enriquecida com nutrientes do óleo de coco e da proteína da seda, ambos com função hidratantes.
Além disso, a Keune conta com proteção contra os raios UV e estabilizador das cores. Por isso, seu desbote é bem suave e o tom permanece bonito por muito mais tempo nos fios.
2. Tinturas de cabelo Igora Royal
A famosa linha da marca alemã Schwarzkopf, a Igora é muito famosa pelos tons vívidos que entrega aos fios, especialmente com relação aos ruivos. Essa tintura de cabelo também conta com tecnologia de proteção da cor, o que garante um resultado profissional após a aplicação, além de deixar o tom mais bonito por mais tempo.
A fórmula das tinturas de cabelo Igora, aliás, conta com óleos nobres. Em suma, a função desses ingredientes é facilitar a penetração dos pigmentos nos fios do cabelo. Daí, inclusive, vem o resultado vívido e incomparável da tinta.
3. Tinturas de cabelo Koleston
Para quem não sabe, a Koleston pertence à marca alemã Wella, especializada em produtos de cabelo. A marca é bastante conheida por oferecer qualidade, durabilidade da cor e tratamento dos fios.
As tinturas de cabelo Koleston contam com óleos hidratantes na composição, o que deixa os fios mais hidratados, com mais brilho e facilita bastante a escovação. Sua fórmula também visa o fortalecimento da fibra capilar.
4. Tinturas de cabelo Maxton
Uma das famosas linhas nacionais de tintura de cabelo, a Maxton pertence à Embelleze. Com preços bastante acessíveis, a marca oferece uma super variedade de cores e garante a cobertura de cabelos brancos com cores bem vivas.
Além disso, a marca conta com a tecnologia MaxPlex, que protege os fios durante a processo de tingir. Ela também oferece hidratação e nutrição para os cabelos tingidos.
5. Tinturas de cabelo Cor&Ton
Outra brasileiríssima da lista é a Cor&Ton, da Niely. Ela também conta com preços bem democráticos e proporciona um ótimo custo-benefício para quem quer mudar o visual, sem gastar muito. Aliás, por isso, a marca é uma das mais vendidas do país quando o assunto são as tinturas de cabelo.
A Cor&Ton promete cores mais vivas, com uma boa duração e grande luminosidade aos fios, graças à sua fórmula, enriquecida com silicone e filtro UV. Por isso, aliás, oferece também proteção contra os rios ultravioleta.
A tinta ainda vem acompanhada com um sachê de tratamento, que deve ser usado após a coloração, a fim de selar as cutículas dos fios.
6. Tinturas de cabelo L’oreal Imédia Excellence Creme
Outra linha famosa das tinturas de cabelo da L’oreal é a Imédia Excellence Creme, que, segundo a marca, proporciona tripla proteção aos fios tingidos. Em sua fórmula, estão presentes ativos como a pró-keratina, que reconstrói a fibra; a ceramidas, que restaura e dá maciez; e o Ionéne G, responsável por proteger e manter os fios alinhados, dando mais brilho.
6 melhores tinturas de cabelo semipermanentes
Para quem quer mudar o look, sem agredir os cabelos, uma boa opção são os tonalinalizantes. Eles não tingem, especificamente, a fibra capilar. Na verdade, eles funcionam como uma maquiagem para os fios, que vai saindo, gradativamente, com as lavagens.
Para um resultado mais vivo, normalmente esses produtos são aplicados nos fios descoloridos. Mas, é possível dosar também a potência da cor, diluindo as tinturas de cabelo semipermanentes em creme branco, por exemplo.
Abaixo, selecionamos algumas das melhores marcas do mercado:
1. Tinturas de cabelo Soft Color
O tonalizante da Wella é, com certeza, um dos mais comentados do mercado. Ele não conta com amônia em sua composição e, ao mesmo tempo em que muda o visual, deixa os fios muito mais saudáveis. Aliás, alguns dos componente de sua fórmula são óleo de coco, manteiga de karité e aloe vera.
Nos cabelos brancos, a cobertura pode não ser total. Mas, a boa notícia para quem tem cabelos tingidos é que o tonalizante (da mesma cor da tintura permanente), pode reavivar o tom dos fios e prolongar por mais tempo o efeito da coloração.
2. Tinturas de cabelo Keraton
A linha da marca brasileira Kert é uma das mais conhecidas do mercado devido aos preços populares. Além das chamadas , como o rosa, tons de azuis e assim por diante; ela também conta com tons mais conservadores, digamos assim.
A fórmula da marca conta com cistina, a parte mais rica da queratina. Ou seja, ao mesmo tempo em que colore, hidrata os fios.
3. Tinturas de cabelo Light Color
A linha, da brasileiríssima Salon Line, proporciona aos fios uma coloração leve, suave e sem agressão, por ser uma tinta semipermanente. Ou seja, sem amônia.
Inclusive, um de seus grandes diferenciais são o óleo de damasco e o extrato de algodão. Isso porque restauram, nutrem e hidratam os fios.
4. Tinturas de cabelo C. Kamura
A linha Color Intense é uma das mais famosas, quando o assunto são tonalizantes. A marca é perfeita para aquela aplicação entre as colorações, para reavivar as cores dos fios, especialmente os ruivos.
Ela promete durar até 8 lavagens e, de quebra, ainda deixa os fios mais saudáveis, hidratados e brilhantes.
5. Tinturas de cabelo L’oreal Casting Creme Gloss
De renome internacional, este tonalizante é perfeito para reavivar a cor dos fios coloridos.
Com foco em trazer brilho e tratamento aos fios, as tinturas de cabelo semipermanentes da L’oreal são focadas em realçar ou transformar a cor, sem comprometer a saúde dos cabelos. Portanto, sua fórmula conta com geleia real, um composto natural focado na preservação da fibra.
A promessa da marca, aliás, é de que a cor permaneça bonita por até 28 lavagens. Além disso, a marca promete uma superfície dos fios até 4 vezes mais brilhosa logo após a aplicação.
Também não conta com produtos químicos em sua composição. Por isso, não resseca os fios. Sua ação, na verdade, é hidratante, deixando os fios muito mais saudáveis e nutridos.
6. Tinturas de cabelo Kamaleão Color
Sem dúvidas, este é um dos tonalizantes mais famosos do mercado recentemente. Além das cores extremamente vívidas e diferentes, os produtos da Kamaleão Color, sobretudo, são veganos e livres de parabenos e de amônia. Mas, mesmo assim, entregam uma excelente durabilidade: suas cores suportam de 5 a 25 lavagens.
Sua fórmula, afinal, é extremamente hidratante, enriquecida com óleos naturais. Além disso, é possível misturar os tons dos produtos e conseguir cores personalizadas.
E aí, gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Cores de cabelo: loiro, blorange, marsala e outras cores em alta em 2019
Fonte: Beleza Extraordinária
Imagem de destaque: Folha do Poder.