Issey Miyake: trajetória de sucesso do designer japonês

Issey Miyake foi um estilista e designer japonês muito influente no mundo da moda, conhecido por ter lançado a moda do plissado.

三宅 一生 Miyake Issei, ou Issey Miyake seu nome no ocidente, foi um importante e renomado designer de moda japonês.

Ele faleceu no dia 5 de agosto de 2022, aos 84 anos, mas deixou um legado no mundo da moda. Issey ficou conhecido por designs revolucionários, exposições diferentonas, desfiles icônicos, perfumes, além de ser o pai do plissado.

O estilista não se definia não como “criador de moda”, mas como “designer de roupa”. Em toda a sua carreira, ele foi revolucionário, e explorou outras formas de criar roupas, se tornando um pioneiro de várias tendências. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a história e carreira de Issey Miyake.

Biografia de Issey Miyake

Issey Miyake nasceu no dia 22 de abril de 1938, na cidade de Hiroshima, no Japão. Ele foi um dos primeiros, se não o primeiro estilista japonês a ganhar destaque no mundo da moda e colocar o Japão no mapa global das tendências fashion.

Segundo, Miyake seu principal objetivo na moda era revolucionar o mercado, criando algo que proporcionasse mais individualidade, comodidade e claro, liberdade. Sendo assim, ele tinha como foco redefinir a relação entre o vestuário e o corpo, criando roupas a partir de técnicas que usavam tradição japonesa e tecnologia, unindo o útil ao agradável. 

A moda e vestuário sempre foi algo que lhe interessou e despertou sua curiosidade desde muito cedo. Para ele, o seu trabalho era muito mais do que parecia. “Não é por expressar o meu ego ou a minha personalidade, mas sim por e para dar uma resposta às interrogações de uma época, à sua forma de vida”, dizia ele.

Carreira de Issey Miyake

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre o legado do designer Issey Miyake e como ele chegou onde chegou, se tornando um dos nomes mais relevantes no mundo da moda. 

Formação

Issey começou estudando design gráfico, no Japão, mais especificamente em Tóquio, na Tama Art University. Ele se graduou em 1964, quando tinha 26 anos de idade. Depois da sua graduação, o então design se mudou para Paris, onde foi estudar costura e acabou trabalhando para Laroche e Givenchy.

Dois anos depois, em 1966, ele conseguiu seu diploma da Chambre Syndicale de La Haute Couture de Paris, uma renomada instituição que dirige a moda na cidade. Sendo assim, como seu diploma, Issey se mudou novamente, dessa vez para Nova York, outro polo da moda mundial. Lá, ele trabalhou com Geoffrey Beene, época em que acabou sendo influenciado pela moda das ruas e suas combinações de estilo.

Então, em 1970, o designer retornou para Tóquio e criou a sua marca, o Miyake Design Studio.

Primeira coleção

Issey Miyake: trajetória de sucesso do designer japonês

A primeira coleção do designer japonês foi lançada três anos depois da criação do seu Studio, em 1973. Ela foi apresentada em Nova York, diferentemente das demais coleções lançadas por ele, que foram todas apresentadas em Paris, sua cidade escolhida.

A coleção foi marcada principalmente pelas ideias fundamentais do estilista: “criar partindo de uma peça de tecido” e “explorar a relação existente entre o corpo humano e a roupa que o “encobre”.

Além disso, suas roupas eram focadas em encontrar um equilíbrio entre o tradicional e o inovador, o artesanal e a última tecnologia em tecidos e materiais.

Plissado: Pleats Please!

Agora, o ponto alto da carreira de Issey veio no final dos anos de 1980, quando ele introduziu o famoso “Plissado”, que viria a criar um novo estilo de roupa. Aliás, o plissado funcionou porque permitia flexibilidade de movimentos, bem como era muito mais fácil fazer a manutenção e produção das roupas.

Os plissados Pleats Please, são frutos de quase 30 anos de trabalho com moda, e fruto da fusão da tecnologia com a tradição japonesa. A primeira coleção oficial do Pleats Please (Plissados, por favor), data de 1993, e marca um aspecto radical e prático na vestimenta moderna. Ou seja, ela combina a ideia milenar de unir uma figura tridimensional em um tecido de duas dimensões, com pregas e dobras. 

Enfim, para comemorar 20 anos das famosas pregas lançadas pelo designer, foi lançado um livro chamado Pleats Please – Issey Miyake. O livro trás a história das pregas icônicas, com detalhes da história e conceito da técnica, desde a a ideia até a confecção e divulgação ao público. Além disso, o livro que tem mais de 500 páginas, é rico em imagens, fotografias e textos complementares.

Perfumes

Assim como a maioria das grifes e estilistas, Issey também tem sua própria linha de perfumes. O primeiro foi lançado em 1992, chamado L’eau d’Issey , que é uma fragrância floral aquática. Além disso, a embalagem também foi projetada pelo próprio designer, e é baseada na vista da lua da Torre Eiffel.

Após o perfume feminino, foi lançado também o L’eau d’Issey Pour Homme, versão masculina em 1994. Outras fragrâncias da linha do estilista incluem: L’eau Bleue d’Issey Pour Homme, de 2004, L’eau Bleue d’Issey Eau Fraiche, de 2006.

Além disso, desde 2007, todos os anos a marca lança uma nova fragrância por tempo limitado para mulheres, em uma parceria com algum perfumista. Por exemplo, em 2007, ele lançou ‘Drop on a Petal’ e, em 2008, lançou ‘Reflections in a Drop’.

Todos os perfumes da marca são produzidos pela empresa Beauté Prestige International da Shiseido, essa que também produz fragrâncias para Narciso Rodriguez, Elie Saab e Dolce&Gabbana.

Linhas e marca Issey Miyake

Além disso, o designer também supervisionava a direção geral de várias linhas criadas pela sua empresa. Inclusive, todas as criadas após a sua “aposentadoria” da moda em 1997. Confira a seguir as principais linhas da marca Issey Miyake:

A primeira é claro, Issey Miyake, a principal linha de moda, subdivididas em coleções masculinas e femininas. Tem também a Issey Miyake Fête, que é uma linha feminina focada nas inovações do Pleats Please, que existe desde 2004.

Tem ainda a linha de camisas exclusivas, chamadas me Issey Miyake. Bem como uma linha de malas, uma de relógios masculinos e femininos, a linha de perfumes que já conhecemos, entre outras de seguimentos variados.

Contudo, uma das maiores e mais importantes iniciativas da marca de Issey é a Miyake Issey Foundation, que foi fundada em 2004, na cidade de Tóquio. A fundação tem entre outros objetivos, a pesquisa de novos materiais e técnicas de produção de roupas e embalagens. O trabalho ficou por conta de designers que dão continuidade ao trabalho de Issey.

Sendo assim, podemos dizer que Issey Miyake se tornou um grande nome da moda, bem como criou uma empresa multimilionária, especializada em vestuário, perfumes e vários outros espalhada por todo o mundo. Além de tudo, a fundação tem como objetivo preservar é claro o legado do estilista, mas também apoiar novos talentos da moda.

LEIA MAIS:

Fontes: Steal The LookTipografos 


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários