Celebridades

Andrea Meza, quem é? Biografia e trajetória da nova Miss Universo

A mexicana Andrea Meza foi consagrada a Miss Universo na 69º edição do maior concurso de beleza. Conheça um pouco da sua trajetória.

Por Cristyele Oliveira

No último dia 16 de maio, aconteceu nos Estados Unidos a premiação mais importante dos concurso de beleza: o Miss Universo. Então, nessa edição, foi coroada a mexicana de 26 anos, Andrea Meza, desbancando a representante brasileira, Julia Gama que ficou com o segundo lugar e substituindo a Miss Universo de 2019, a sul-africana Zozibini Tunzi.

Andrea Meza, que fá foi vice Miss Mundo em 2017, é engenheira de software, modelo, Rainha da Beleza do México, além de ativista dos direitos das mulheres pelo mundo. Portanto, com o título recente, Andrea se torna a terceira mexicana a vencer o maior concurso de beleza do universo, antes vencido por Lupita Jones em 1991 e Ximena Navarrete em 2010.

Com uma beleza marcante, a jovem já era apontada como uma das favoritas ao título. Por isso, hoje iremos conhecer um pouco mais de Andrea Meza, sua biografia, história de vida e claro, o seu trabalho como ativista.

Biografia de Andrea Meza

Beauty Pegeants

Andrea Meza nasceu no dia 13 de agosto de 1994, na cidade de Chihuahua, no México. Filha caçula de Alma Carmona e Santiago Meza, ela tem duas irmãs. A menina cresceu na mesma cidade, onde ficou até o começo da vida adulta. Aliás, lá ela também estudou na Universidade Autônoma de Chihuahua, onde cursou engenharia de software.

Inclusive, a sua formação acadêmica é motivo de muito orgulho e empoderamento para Andrea, justamente por ser um curso ainda pouco explorado pelas mulheres. Em sua descrição no site do concurso Miss Universo, Andrea faz questão de dizer o quanto se orgulha de ser uma mulher que se formou em uma área de estudo tão dominada por homens.

Contudo, apesar de ter se formado engenheira, ela não atua na profissão, se dedicando aos concursos de beleza e a carreira de modelo e ao ativismo social.

Quem é Andrea Meza?

Portal Veg

Contudo, muito além de uma modelo e participante de concurso de beleza, Andrea Meza se dedica bastante as causas que acredita, representando com honra a sua cidade natal e o seu país. Sendo assim, ela é a embaixadora oficial de turismo de Chihuahua.

Além disso, a morena de 1,80  metro de altura, longos cabelos castanhos e sorriso marcante já tem uma longa experiência em competições de beleza. Ela vem representando o México em diversos concurso dentro e fora do seu país natal desde 2016. E potencial não faltava para a jovem, que já tinha ficado em segundo lugar no Miss Mundo 2017, sendo apontada como uma das favoritas e foi eleita a Miss México 2020.

Outros trabalhos de Andrea Meza incluem uma colaboração próxima com o Instituto Municipal da Mulher, que tem como principal intuito acabar de vez com a violência de gênero. Inclusive essa é uma das principais causas defendidas por Andrea, que é uma ativista dos diretos e inclusão das mulheres. Ela também faz parte de uma associação de caridade global que já arrecadou fundos em países como índia, Indonésia e China para ajudar os menos favorecidos.

Como hobbys e passatempos, a mexicana que também é maquiadora, é adepta de várias atividades físicas, sendo uma praticante de crossfit. Além disso, é apaixonada por esportes radicais, como rapel e sandboard.

Muito preocupada com a saúde e corpo, a nova Miss Universo é adepta do veganismo, não ingerindo nada que seja de origem animal. Inclusive, um ponto que ela incentiva bastante os seus seguidores nas redes sociais, já que está sempre compartilhando receitas veganas e mostrando seus pratos sempre muito coloridos.

Miss Universo 2021

SCMP

Após quase três horas de evento no Seminole Hard Rock Hotel & Casino Hollywood, na Flórida, Estados Unidos, o mundo conheceu a mais nova Miss Universo: Andrea Meza. A mexicana já vinha sendo apontada pelo público como uma das principais favorita a levar o título desde a divulgação das 74 candidatas.

Andrea Meza foi coroada Miss Universo e conquistou a coroa mais almejada dos concursos de beleza, desse ano uma joia estimada em US$ 5 milhões. Contudo, Andrea terá o reinado mais curto de toda a história do concurso, apenas sete meses. Isso porque a 69ª edição do concurso deveria ter sido realizada em 2020, mas devido a pandemia foi adiada para 2021. Sendo assim, a 70ª ocorrerá também nesse ano, mais especificamente em dezembro.

Nesse ano, a edição do Miss Universo contou com algumas mudanças interessantes. A começar pela predominância de candidatas morenas e negras e um júri completamente feminino. Além disso, a edição foi marcada por mensagens engajadas pelos direitos de igualdade de gênero, liberdade política, saúde mental e o combate ao assédio sexual. Provando que o evento continua sendo um grande espetáculo e que está atento as mudanças da sociedade.

E agora, consagrada Miss Universo, Andrea Meza irá se mudar para a cidade de Nova York onde irá representar diversas marcas e organizações filantrópicas durante o seu reinado, que apesar de curto, tem tudo para ser muito marcante.

Andrea Meza e polêmica

Delas

O mandato de Andrea Meza mal começou a e mexicana já está envolvida em um polêmica. Logo após ser coroada a nova Miss Universo, a jovem vem sendo acusada de violar uma das regras do concurso. Isso porque se espalharam boatos na internet de que ela era casada, devido a uma foto de 2019 onde ela aparece usando um vestido de noiva.

Na foto, Andrea aparece com um rapaz chamado Jorge Saenz em pose de casamento, dando a entender que a modelo seria casada, o que não é permitido no concurso. Uma das regras e pré-requisitos para se candidatar no maior concurso de beleza é ser solteira.

Após a polêmica, a foto foi apagada das redes sociais e o suposto noivo, Saenz usou as suas redes sociais para esclarecer a situação, afirmando que tudo não passava de um mal entendido. Em um vídeo, o rapaz explicou que o registro em questão fazia parte de uma campanha publicitária que os dois fizeram juntos para promover o turismo em Chihuahua. Ele fez questão de deixar claro ainda que Andrea é apenas uma amiga, dele e também da irmã.

Além disso, o próprio perfil do turismo de Chihuahua confirmou a história do rapaz para acabar de vez com os boatos. Eles disseram que a foto fazia parte de uma campanha publicitária para casamento em Barranca Del Cobre e que a modelo não é casada.

Ativismo pelo direito das mulheres

Terra

Como dito anteriormente, Andrea Meza tem um trabalho nobre na luta pelos direitos das mulheres, sendo a sua principal causa de defesa. Por isso, ela se define como ativista da causa, deixando isso bem claro também nas suas redes sociais. Um exemplo disso é a sua biografia no Instagram, que exibe o recado “stop gender violence” (chega de violência de gênero).

Ela é muito participativa em protestos e palestras com essa abordagem, e por isso vamos conferir a seguir alguns dos momentos em que a nova Miss Universo apoiou a causa das mulheres nas redes sociais:

1 – Quando ela deu aulas de maquiagem para mulheres vulneráveis

Instagram
A ação aconteceu no dia do maquiador e ela usou o espaço para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade e enaltecer a profissão. “Adoro a profissão de maquiadora porque em questão de minutos é possível notar como sua arte impacta na autoestima de uma pessoa. Essa é uma das razões pelas quais comecei a dar aulas de automaquiagem como um presente a grupos de mulheres vulneráveis, já que a autoestima é uma peça fundamental na recuperação de mulheres violentadas”, disse ela na legenda da foto.

2 – Campanha contra violência doméstica

Instagram

Outro momento importante da sua luta feminista, foi quando Andrea participou da campanha nacional #YoTeEscucho contra a violência doméstica no México.  “Estou me unindo a campanha #YoTeEscucho, de combate à violência doméstica que tristemente aumentou durante esses dias de confinamento. Se você percebeu que alguém próximo está vivenciando uma situação de violência, ajude a denunciar. Você pode fazer a diferença”, dizia a legenda.

3 – Alerta sobre feminicído no México

Instagram

Com o aumento no número de casos de feminicídios no seu país, a modelo usou sua influência para alertar sobre um problema tão sério e urgente. Ela postou uma foto de um muro pichado e disse o seguinte: “Ontem estava realizando gravações para o Miss Universo, passeando pela cidade, e me deparei com essas paredes. Fiquei chocada, porque há três semanas pedíamos justiça para que o número de feminicídios diminuíssem, já que, ano após anos eles não apenas se mantêm, como também aumentam, com 10 mulheres assassinadas diariamente. Tristeza total.

4 – Apoia o trabalho de mulheres artesãs

Instagram

Orgulhosa da sua nação, Andrea Meza está sempre apoiando o serviço de mulheres mexicanas, especialmente as artesãs. Como nesse post que fez usando uma peça artesanal: “As mulheres raramuri (da Serra Tarahumara) elaboram suas vestimentas à mão, usando metros e metros de tecido para criar bonitas saias floridas, com muito volume e cor. Sou muito orgulhosa do México, das suas etnias e tradições”.

5 – Apoia e empodera outras mulheres a ocuparem lugar na engenharia

Instagram

Engenheira de software, Andrea Meza se formou em uma área ainda pouco difundida as mulheres. Mas ela quer mudar isso, incentivando mais mulheres a ocuparem essa espaço. “Feliz dia a todos aqueles que transformam o mundo com sua criatividade. Feliz dia do engenheiro! Um #tbt do dia da minha graduação como engenheira de software. Uma das poucas mulheres que conseguiram ingressar nessa carreira. Eu adoraria ver mais mulheres se desenvolvendo nessa área tão enriquecedora”, disse ela no post.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Ganhadoras do Miss Universo – Todas as vencedoras do concurso até hoje.

Fontes: Wikipedia nd+ Terra Voa Português F5 Universa 

Imagens: Marca Beauty Peagents Portal Veg SCMP Delas Instagram Terra 

Próxima página »

Escolhidas para você