Madonna Louise Ciccone, este é o nome da rainha do pop mundial que teve seu ápice da carreira de cantora na década de 11980, mas que permanece com seu legado na música no mundo todo.
A cantora, atriz e produtora musical norte-americana possui diversas músicas que se tornaram verdadeiros hinos atemporais e polêmicos, como “Like a Virgin”, “la Isla Bonita”, “Vogue”, “Hung up”, “4 Minutes”. e “Like a Prayer”.
Em sua estante, Madonna tem distribuídos vários prêmios conceituados, bem como o Grammy, Globo De Ouro, Video Music Awards e European Music Awards —estes dois últimos da MTV.
Ícone do pop, Madonna é considerada uma das cantoras de maior impacto cultural na música por sua versatilidade e por toda sua obra. Assim sendo, sua expressão artística ultrapassou barreiras de números, prêmios e aclamação, conseguindo permanecer na mídia em destaque por décadas seguidas e não tem hora para parar.
As obras de Madonna chamam atenção desde o início de sua carreira na década de 80, incorporando temas políticos, sexuais, religiosos e sociais. Em virtude disso, a artista foi sempre duramente criticada pela ala conservadora não somente de seu país, mas do mundo. Por outro lado, Madonna influenciou e continua influenciando diversos outros artistas e é vista como referência para os que atingiram o sucesso.
Feminista e defensora dos direitos LGBTs assumidíssima, Madonna leva a pauta da liberdade feminina e o HIV por todos os cantos. Sobretudo, a artista foi uma das poucas na década de 90 a abraçar as causas e lutar pelas causas.
Biografia
Em 16 de Agosto 1958 em Rochester, Michigan nos EUA nascia Madonna Louise Ciccone, filha de Silvio Ciccone e Madonna C. Fortin. Aos cinco anos de idade, mais precisamente em 1963, a mãe de Madonna veio a falecer vítima de um cancro da mama, estabelecendo ali um dos maiores traumas da vida da cantora.
Posteriormente, Silvio casou-se com a governanta Joan Gustafson, que, segundo Madonna, era muito controladora. Além disso, Ciccone insistia que Joan fosse tratada como esposa e mãe, no entanto, Madonna nunca conseguiu aceitar essa condição, pois sentia que trairia o amor de sua mãe.
Desde criança, Madonna vivia cantando em casa as músicas que ouvia na rádio. Por conta disso, Silvio colocou a garota em aulas de piano. Entretanto, a pequena insistiu até que o pai trocou piano por dança e ballet e aos 12 anos ela já dominava a arte.
Mais tarde, Madonna ingressou na Universidade de Michigan no curso de dança e passou a se dedicar ainda mais pelo ballet. Porém, dois anos após, ela sentiu que lhe faltava algo. A fim de preencher este vazio que sentia, ela abandonou os estudos e foi para Nova Iorque atrás de seus sonhos.
A artista passou alguns anos dançando em diversas companhias de dança de Nova Iorque e além disso trabalhou como modelo e garçonete para conseguir pagar as suas contas.
No entanto, Madonna foi à França em busca de novas aventuras, porém voltou para a cidade, onde conhecey Dan Gilroy, com quem formou a banda “The Breakfast”, mas que não durou muito tempo.
Vida amorosa
A vida amorosa de Madonna foi bem pública e agitada, começando por nada mais nada menos que Jean Michel Basquiat.
Em seguida temos o primeiro namorado oficial de Madonna foi DJ John Benitez, produtor que produziu algumas músicas dela, bem como “Holiday”. No entanto, o relacionamento não perdurou, já que em 85 Madonna casou-se com o ator Sean Penn, tendo ficado casada até 1987.
Entre 88 e 90, há rumores de um envolvimento com o ator Warren Beatty, com quem protagonizou Dick Tracy. Já em 94, Madonna namorou o rapper Tupac Shakur, morto em 1997, mas o relacionamento durou apenas alguns meses. Ainda em 94, a rainha do pop se envolveu com Dennis Rodman, famoso jogador de basquete.
No ano de 1996, Madonna teve uma filha com Carlos Leon, que era seu personal trainer à época. Ela se chama Lourdes Maria, primogênita da artista. Entre 2000 e 2008, a cantora teve um casamento com o diretor britânico Guy Ritchie, que rendeu Rocco Ritchie, segundo filho da estrela.
Logo depois do término, um ano seguinte, Madonna iniciou o relacionamento com Jesus Luz que também não durou muito tempo. Após Jesus, ela privou sua vida amorosa e somente reapareceu nos holofotes em 2017, com o português Kevin Sampaio.
Porém, agora em 2020 Madonna está nos braços de Ahlamalik Williams, um dançarino que conquistou o coração da cantora americana.
Filhos de Madonna
Além dos dois filhos biológicos, Rocco e Lourdes, Madonna adotou quatro crianças, sendo elas David Banda, Mercy James e as gêmeas Estere e Stelle.
Carreira de Madonna
Foi em 1980, com ajuda de Mark Kamins que Madonna conseguiu gravar a primeira versão de “Everybody”. De fato, a música ficou tão conhecida que até Seymour Stein, presidente da Sire Records, não hesitou em oferecer um contrato para Madonna iniciar sua carreira como cantora.
Após o primeiro single, Madonna estreiou seu primeiro álbum chamado “Madonna” em 1983. A partir daí foi só sucesso e a cantora já impregnava sua identidade até no estilo das mulheres da época que queriam se vestir e ser como a artista.
O ano de 1985 foi fundamental para cravar o sucesso da cantora. O “Material Girl”, saiu a 1 de Fevereiro, o “Vision Quest ” em Fevereiro e a sua estreia no filme “Desperately Susan” foi logo no inicio de Março. Como resultado, Madonna conseguiu a sua primeira nomeação para Grammy.
Em resumo, a sensualidade de Madonna e suas músicas e clipes polêmicos já vieram logo no início da carreira com “Papa Don´t Preach” e o álbum “True Blue”, em 86. Três anos mais tarde a rainha do pop lançou “Like a Prayer”, que lhe rendeu fama e boas dores de cabeça com os conservadores por misturar sensualidade com religião no clipe.
Dentre os maiores sucessos de carreira, destacamos “Papa Don’t Preach”, “Vogue”, “Like a Virgin”, “La Isla Bonita”, “Like A Prayer”, “Express Yourself”, “American Pie”, “Music”, “Hung Up” e “4 Minutes”.
Madonna não transitou apenas pela música, mas também cinema e literatura e já ganharam a presença da artista. No cinema, Madonna passou por mais de 15 longas e escreveu um livro sobre suas fantasias sexuais chamado de “Sex”.
Conquistas e Prêmios de Madonna
Por durante várias décadas de carreira, Madonna lançou mais de 10 álbuns e de acordo com a Warner Music, cerca de 300 milhões de discos vendidos, além de também ter as duas turnês femininas mais lucrativas da história.
Diversos jornalistas especializados em música contemporânea consideram a Madonna, sem dúvida, a artista feminina mais influente e bem sucedida de todos os tempos. Posto que a rainha liderou a lista das “100 Maiores Mulheres da Música” do VH1 e a lista das “20 Maiores Artistas Femininas” do The Daily Telegraph.
Ainda sobre números, de acordo com a Billboard, Madonna é a artista solo de maior sucesso na história da tabela Hot 100 (a segunda no geral atrás dos Beatles). Ademais, ela é a artista mais bem-sucedida de todos os tempos na tabela dance. Por fim, Madonna também é recorde como a mulher mais rica da indústria da música com entre 800 milhões de dólares a 1 bilhão de patrimônio.
A cantora foi condecorada com sete Grammys e vinte trofeus da MTV, incluindo o Prêmio Vídeo Vanguarda de 1986 pelo qual ela se tornou a primeira mulher a obtê-lo. Ademais, ela coleciona prêmios como Globo De Ouro e Video Music Awards.
Discografia
- Madonna (1983)
- Like a Virgin (1984)
- True Blue (1986)
- Like a Prayer (1989)
- Erotica (1992)
- Bedtime Stories (1994)
- Ray of Light (1998)
- Music (2000)
- American Life (2003)
- Confessions on a Dance Floor (2005)
- Hard Candy (2008)
- MDNA (2012)
- Rebel Heart (2015)
- Madame X (2019)
Turnês
- The Virgin Tour (1985)
- Who’s That Girl World Tour (1987)
- Blond Ambition World Tour (1990)
- The Girlie Show World Tour (1993)
- Drowned World Tour (2001)
- Re-Invention Tour (2004)
- Confessions Tour (2006)
- Sticky & Sweet Tour (2008–2009)
- The MDNA Tour (2012)
- Rebel Heart Tour (2015–2016)
- Madame X Tour (2019–2020)
Filmografia
- A Certain Sacrifice (1979)
- Desperately Seeking Susan (1985)
- Shanghai Surprise (1986)
- Who’s That Girl (1987)
- Bloodhounds of Broadway (1989)
- Dick Tracy (1990)
- Madonna: Truth or Dare (1991)
- Shadows and Fog (1991)
- A League of Their Own (1992)
- Body of Evidence (1993)
- Dangerous Game (1993)
- Four Rooms (1995)
- Evita (1996)
- The Next Best Thing (2000)
- Swept Away (2002)
- I’m Going to Tell You a Secret (2005)
- Arthur and the Invisibles (2006)
Madonna no Brasil
A história da Madonna com o Brasil começou em 1993, com a The Girlie Show World Tour em 1993, uma turnê que arrecadou cerca de $70 milhões de dólares.
Posteriormente, a rainha retornou em solo brasileiro somente quinze anos depois, em 2008, com a Sticky & Sweet Tour. Como resultado, essa foi a tour de maior sucesso já realizada na história da música por um artista solo.
Com apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos estádios do Morumbi e Maracanã, respectivamente, a artista então movimentou mais de 300 mil pessoas para seus shows. Ao mesmo tempo em que o ícone pop estava no Brasil em turnê, ela conheceu o famoso modelo Jesus Luz, que logo se tornaria seu namorado.
Apenas um ano após a estadia pelo Brasil, Madonna retornou em 2009 para arrecadar fundos para seus projetos sociais. Nesse meio tempo visitou a comunidade do Morro Dona Marta, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Mais um ano se passou e Madonna retornou novamente para o Brasil, contudo, desta vez para projetar sua ONG Sucess for Kids no Brasil em São Paulo, e aproveitou para curtir o carnaval ao lado já do atual namorado brasileiro Jesus Luz. Juntos, assistiram o desfile das escolas de samba na MarquÊs de Sapucaí.
Em 2012, Madonna veio ao Brasil pela última vez. A cantora perfomou 4 shows da The MDNA Tour em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, vendendo mais de 100 mil ingressos em dois dias. No entanto, a venda de ingressos mesmo assim não foi a esperada. Assim, ela nunca mais retornou ao Brasil para shows desde então.
Anitta e Madonna
A cantora não retornou ao Brasil, mas fez uma parceria musical com Anitta, em 2019. A música “Faz Gostoso” entrou para o disco “Madame X” lançado pela diva pop, porém não se tornou hit.
5 curiosidades da carreira de Madonna
- Pai de Madonna é Italiano e a mãe é franco-canadense;
- Madonna possui o mesmo nome de sua mãe;
- Ao passo que Madonna estreiava um chicote de couro com um cavalo que ganhou do fotógrafo Steven Klein, ela caiu do animal fraturando a clavícula, uma mão e três costelas;
- Muitos clipes se tornaram polêmicos por serem considerados vulgares, ou “adultos” demais, como “Like a Prayer”. Da mesma forma aconteceu com “Justify My Love”, “What It Feels Like for a Girl”, “Erotica”, entre outros;
- Pelo contrário do que muitos imaginam, Madonna é uma ótima atriz! Assim sendo, ela já ganhou diversos prêmios, dentre eles um Globo de Ouro.
+ 5 curiosidades
- Apesar de ser uma ótima atriz, a artista não conseguiu o papel de Mulher-Gato em “Batman, o Retorno”. No momento em que ela foi cogitada, a rainha do pop fez diversas exigências, o que fizeram com que os diretores a descartassem para a trama;
- Com toda a certeza, a apresentação recorde de público da cantora aconteceu em solo brasileiro. Posto que, no dia seis de novembro de 1993, Madonna cantou para mais de 120 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro;
- Inesperadamente em 2012, quando a cantora estava para fazer um show no Brasil, os ingressos precisaram ser vendidos “dois por um” para evitar que o local esteja vazio durante a apresentação;
- Em 1990 Madonna foi ameaçada de prisão pela polícia do Canadá. Acontece que a cantora simulou masturbação ao vivo no palco enquanto perfomava “Live a Virgin”;
- Um icônico momento das premiações mundiais foi estrelado pela rainha. Enquanto perfomava com Britney Spears e Christina Aguilera, Madonna beijou as duas artistas no palco.
Fontes: EBiografia, Auto Bahn, Vagalume, Catraca Livre, Mensagens com Amor, Estrelando, Estrelando.
Imagens: Folha Pernambuco, Tribunal Online, Fotografia Total, SCMP, Portal Pop Line, UAI, Twenty5more, Today, Amazon, Quarta Parede Pop, Caras, iBahia, Estrelando, Estrelando e Uol.