Biografias

Roberta Close: quem é, polêmicas, affairs e como está hoje em dia

Saiba por onde anda Roberta Close, a modelo brasileira que fez grande sucesso nas décadas de 80 e 90, revolucionando a época.

Roberta Close, registrada como Luiz Roberto Gambine, revolucionou os conceitos de sua época. Caçula de três irmãos e nascida com o órgão sexual masculino, Roberta sempre se identificou com o sexo feminino. Apesar disso, seus traços eram todos femininos, em decorrência também de ter nascido hermafrodita. Dessa maneira, sua aparência sempre chamou atenção por onde a menina passava, sendo muito linda e de beleza estonteante.

Durante sua infância, Roberta Close sofreu muito com a relação com sua família. Infelizmente, não aceitavam ter um “filho” que se vestia como mulher, e não entendiam que, de fato, suas características eram femininas, apesar de seu órgão reprodutor. Assim, cansada dessas lutas constantes com a família sobre a mudança de gênero, a jovem se tornou independente rapidamente, e aos 14 anos foi morar com a avó.

Roberta Close - veja por onde anda a modelo brasileira
Roberta Close em sua adolescência. Fonte: O Bom da Notícia

Carreira

Com sua aparência e beleza, seus cabelos morenos e altura de 1,80 m, não demorou a conseguir começar os trabalhos como modelo. Roberta Close já em sua adolescência já fazia tamanho sucesso. Em soma, fazia faculdade de Teatro e Música – que conseguiu entrar graças seus esforços. Sendo sempre muito batalhadora, foi em 1981 que ganhou o título de Miss Gay Brasil.

Seguindo, em 1984, a modelo foi vedete do carnaval carioca, o que a levou a uma fama nacionalmente reconhecida. Logo, em maio do mesmo ano, Roberta Close apareceu na revista Playboy, e embora fizesse muito sucesso, ainda estava rodeada de polêmicas e preconceito. Ainda, com sua beleza, fez aparições na capa das revistas Ele & Ela, Manchete e Close. Assim, foi em um de seus ensaios mais famosos que Roberta adotou o nome de palco Close.

Mudança

Porém, foi apenas em 1989 que conseguiu realizar sem grande sonho. Foi nesse ano que Roberta Close, após passar por grande auxílio psicológico, que a modelo fez a cirurgia de readequação e de gênero. Logo, foi para Londres, fez a cirurgia e se recuperou de maneira tranquila. Roberta Close foi uma das pioneiras no segmento, tanto para seguir como modelo transexual, quanto na cirurgia.

Em seguida, em 1990, fez sua primeira aparição completamente nua para a revista Playboy. Desse modo, Roberta mais uma vez foi destaque, e chamou atenção internacional. Em soma, foi nesse ano também que a beldade entrou na justiça para mudar seus registros e documentos. Contudo, foi apenas em 1997 que ganhou a luta.

Roberta Close - veja por onde anda a modelo brasileira
Capa da revista Playboy de 1990 com a matéria do novo corpo de Roberta Close.

Assim, ao decorrer das décadas de 80 e 90, além de sua carreira como modelo, ela ainda seguiu as carreiras de apresentadora, cantora e atriz. Desse modo, apareceu nos mais diversos programas de televisão, contando com os programas do Faustão, Fantástico e Gugu.

Polêmica com Erasmo Carlos

Existem repercussões de que a música “Dá um close nela”, de Erasmo Carlos, tenha sido composta para Roberta Close. A música foi lançada nos anos 80, no ápice da carreira de Roberta, e as coincidências da música com a realidade da transexual geraram uma polêmica.

Contudo, Erasmo Carlos nega que tenha composto a música para a modelo, e garante que não passam de coincidências. A música retrata um travesti que anda pelas praias e recebe olhares de quem passa, admirando sua beleza, sem notar que, na verdade, é um travesti.

“Não fosse o gogó e os pés a minha lente entrava na dela, no ponto da mulher nota dez dar um close nela” é o que diz a música. Assim, o sucesso da canção foi inegável diante do cenário, e apesar do cantor afirmar que a música se inspirava para o grupo Roupa Nova, a maioria ainda achava que se relacionava a Roberta Close.

Roberta Close - veja por onde anda a modelo brasileira
Roberta close em Zurique, na Suíça. Fonte: A Gazeta

Roberta Close atualmente

Na década de 90, Roberta Close começou a namorar o empresário europeu Roland Granacher, com quem se casou em 1917. Logo, decidiu ir morar na Suíça com seu marido, abandonando sua carreira no Brasil. Assim, se afastou dos holofotes, mas por onde ia gerava repercussão.

Roberta Close - veja por onde anda a modelo brasileira
Roberta Close e seu marido. Fonte: O Bom da Notícia.

Certamente, Roberta Close até hoje ganha olhares por ser linda. Ainda mora com seu marido na Suíça, em Zurique. Infelizmente, o casal pouco vem ao Brasil, mas garantem que sentem saudade do país.

Roberta Close - veja por onde anda a modelo brasileira
Fonte: Farol da Bahia
Roberta Close - veja por onde anda a modelo brasileira
(Foto: Divulgação/Rede TV)

Hoje, com 55 anos, ainda é alvo de preconceitos, mas se mostra feliz com a vida que tem. Veio ao Brasil ano passado, 2019, e pousou com sua sobrinha, que é sua cara. Além disso, ainda participou de programas, deu entrevistas e veio para o lançamento do livro Transgêneros, de Tereza Vieira.

Até hoje a modelo é fotografada de biquíni, exibindo seu corpo fantástico.

Quer saber mais sobre onde estão os famosos? Então fique ligado no texto: Gêmeas Olsen – O que aconteceu com elas depois de Hollywood?

Fontes: Veja SP Extra Wikipédia

Fonte da imagem destacada: Divulgação/Rede Tv

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

4.3 3 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Joana Maria
Joana Maria
31 de maio de 2022 16:11

Matéria desrespeitosa e retrógrada, com muitos erros. Roberta é incrível, merece ser respeitada!


Escolhidas para você