Biografias

Tati Quebra Barraco, quem é? Biografia, carreira musical e polêmicas

Tati Quebra Barraco é uma das principais cantoras de funk carioca do Brasil e também uma das participantes da Fazenda 2021.

Não importa o seu gosto musical ou o que você pensa sobre funk, mas muito provavelmente você conhece a Tati Quebra Barraco. Ou pelo menos já ouviu falar da funkeira. Aliás, ela é uma das figuras mais conhecidas e relevantes do funk, sendo uma das pioneiras do gênero musical no Brasil.

Sabe aquela música, “Boladona”? Então, é da Tati Quebra Barraco, e inclusive um dos seus maiores sucessos, o qual é lembrada até os dias atuais. Tati se tornou referência no meio musical por ser uma das primeiras mulheres a cantar sobre sexo sem papas na língua, além de empoderamento feminino e amor-próprio. Não por acaso se tornou uma figura importante entre a comunidade LGBTQIA+.

Agora, em 2021, o nome da funkeira está em alta desde o anúncio da sua participação no reality rural A Fazenda. Apesar de ter dito no passado que não tinha interesse em participar do programa da Rede Record, ela parece ter mudado de ideia e já está sendo uma das figuras mais comentadas na internet.

Por isso, hoje iremos conhecer um pouco mais da vida de Tati Quebra Barraco, sua história, a carreira e claro a sua participação no reality do momento.

Biografia de Tati Quebra Barraco

Tati Quebra Barraco, quem é? Biografia, carreira musical e polêmicas
Observatório da TV 

Tatiana dos Santos Lourenço, conhecida como Tati Quebra Barraco, e anteriormente MC Tati Quebra barraco, nasceu no dia 21 setembro de 1979 na cidade do Rio de Janeiro. Ela nasceu e foi criada na periferia, mais especificamente na favela da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Então, a carioca não teve uma vida fácil enquanto crescia. Antes de se tornar famosa, Tatiana trabalhou na cozinha de uma creche na sua comunidade. O contato com o funk veio desde muito cedo, tanto que aos 12 anos de idade já frequentava os bailes da comunidade. Foi nesses eventos que a adolescente aprendeu a dançar funk e tempo depois começou a cantar.

A maternidade veio para a artista aos 13 anos, quando ela teve a sua primeira filha, Ana Carolina, que nasceu em 1995. Então, três anos depois ela teve o segundo filho, Yuri. A filha caçula de Tati Quebra Barraco, Milla Cristina nasceu em 2004, quando a mãe já era conhecida. Aliás, a criança chegou a ganhar um apelido carinhoso em referência ao apelido da mãe, Milla Quebra-Berçário.

Sendo assim, Tati é mãe de três filhos é já tem dois netos. Inclusive, ela também foi avó bem jovem, o seu primeiro neto nasceu quando ela tinha 29 anos, filho da sua filha primogênita que teve o bebê aos 15 anos.

No entanto, nem tudo são flores na vida da funkeira, que perdeu o filho Yuri aos 19 anos em 2016. A morte do jovem ocorreu depois de uma operação da polícia realizada na favela que a família morava.

Carreira musical

Tati Quebra Barraco, quem é? Biografia, carreira musical e polêmicas
R7

Tati começou a frequentar bailes de funk em sua comunidade aos 12 anos, e aos 21 anos lançou o seu primeiro disco. No ano de 2000 ela lançou o seu primeiro CD, que um ano depois teve uma das faixas, “Mega Mix Tati” entrar em uma coletânea de funk.

Naquela época, ainda não era comum mulheres cantando funk, ela foi uma das pioneiras do funk carioca feminino. Além disso, quebrou vários tabus cantando explicitamente sobre sexo. Aliás, toda a sua obra musical aborda abertamente esse tema, além de empoderamento feminino e independência. Sem papas na língua a artista não tem medo de chocar a sociedade e fala tudo que lhe vem a mente, nas músicas e fora delas também.

Em toda a sua carreira ela já lançou três álbuns de estúdio. Sendo eles: Tati Quebra Barraco, em 2001, Boladona em 2004 e Se Liberta em 2014. Mas fora isso ela também lançou diversos singles marcantes. Entre os sesu principais sucessos podemos citar “Boladona”, “Desce Glamourosa”, “Sou Feia Mas Tô na Moda”, “Dako é Bom”, entre outros.

O seu primeiro videoclipe oficial só foi lançado em 2014, para a música “Se Liberta”. Além disso, Tati é uma das principais integrantes do documentário “Sou Feia, Mas Tô na Moda. Ela já participou do Festival Ladyfest, em Stuttgart, na Alemanha. Nessa época visitou várias cidades do país.

Polêmicas

Tati Quebra Barraco, quem é? Biografia, carreira musical e polêmicas
Catraca Livre

Conhecida nacionalmente desde 2004, quando estouro como single “Boladona”, Tati Quebra Barraco tem um histórico de se envolver em polêmicas, especialmente por dizer o que pensa sem filtro. Sendo assim, ao longo de quase duas décadas ela tem alguns momentos controversos.

Um dos mais marcantes ocorreu em 2006, quando ela teve uma treta com a Polícia Militar. Na ocasião ela deu uma declaração onde dizia que todos eles são mortos de fome e se vendem por qualquer R$ 10 mil. Isso aconteceu depois de ela alegar ter sido vítima de extorsão e de ter sido presa por porte de maconha. Aliás, naquele mesmo ano ela foi detida novamente, dessa vez por dirigir sem habilitação.

Talento musical

Outro momento polêmico envolvendo a funkeira foi quando ela trocou farpas com a Madame Funk no programa Superpop da Rede TV. Na época, a Madame funk disse o seguinte: “Tati, você fala nas suas músicas que gosta de ser tratada como objeto. Se é que pode-se chamar isso de música, porque você não sabe cantar, você só grita”.

E pelo visto as músicas de Tati causam bastante polêmica. Além de Madame Funk, o crítico musical Régis Tadeu também detonou o trabalho da funkeira, dizendo que não tem o menor conteúdo artístico ou musical. Mas é claro que a cantora não ia deixar passar e respondeu à crítica dizendo que se importa com o que o público acha, e que cada um tem seu gosto.

Já em 2016, ela foi questionada no Programa TV Fama se faria um feat com a cantora Anitta. A resposta por sua vez causou polêmica. “Se eu gravasse com Anitta hoje? Com o nome que eu tenho? Com 20 anos de carreira? Não penso. Nunca fugi da minha origem, nunca mudei meu caráter nem minha origem. Identidade a gente tem que ter”, disse ela, alfinetando a outra artista de funk.

Tati Quebra Barraco na Fazenda

Tati Quebra Barraco, quem é? Biografia, carreira musical e polêmicas
Na Telinha

A Fazenda 13 estreou no último dia 14, e claro, o assunto é esse. Entre os 20 participantes, entre cantores, dançarinos e influenciadores disputando o prêmio de R$ 1,5 milhão está a funkeira Tati Quebra Barraco, ou Tati Quebra Fazenda como diz a sua bio no Instagram.

No entanto, o curioso sobre tudo isso é que essa não foi a primeira vez que a funkeira foi cogitada para o reality rural da Rede Record. Na época da Fazenda 11, ela afirmou que não tinha necessidade de participar do programa, que ainda era apresentando por Marcos Mion. Segundo ela, não precisava do dinheiro nem da exposição midiática.

Ela até confirmou que todo ano era convidada, e que os fãs levantavam hashtag e que as pessoas falavam que ela estava sumida da mídia. Mas ela foi enfática ao dizer que já tinha sua casa própria e que já tinha um nome consolidado e que deixava a vaga para quem tava começado.

Pelo visto duas edições depois as coisas mudaram para Tati Quebra Barraco que já está causando na Fazenda. Aliás, ela é um dos nomes mais comentados nas redes sociais desde a estreia do programa.

Tati foi o quinto nome anunciado para participar dessa edição do reality. Aliás, ela fez questão de deixar claro que não tem nada de atuação, que vai ser tudo no esquema “É toma lá, dá cá”. E sobre referências no programa, ela tem como exemplo Viviane Araújo e Andressa Urach. Por fim, quanto ao prêmio, se sair campeã o dinheiro já tem destino, mas ela não revelou qual.

Curiosidades sobre Tati Quebra Barraco

Tati Quebra Barraco, quem é? Biografia, carreira musical e polêmicas
Veja

Agora vamos conhecer alguns fatos e curiosidades sobre a artista:

  • O seu apelido marcante “Quebra Barraco” é referente a uma de suas músicas “Barraco 1”
  • Tati já fez aproximadamente  26 cirurgias plásticas, incluindo implante de silicone, redução de estômago entre outras.
  • A cantora é muito conhecida no Brasil, mas também tem uma projeção internacional, tendo feito vários shows no exterior.
  • Os países que a artista mais se apresentou fora de território nacional foi a Alemanha e os Estados Unidos.
  • Tati Quebra Barraco foi uma das pioneiras do funk feminino no Brasil e uma das percursoras do genêro no Brasil.
  • Apesar da fama e do dinheiro, a artista não abandonou as raízes e continua morando na Cidade de Deus, mas agora em um luxuoso apartamento.
  • Tem fama de ser o “Tim Maia do Funk”, devido as suas falas polêmicas e também por não comparecer a várias entrevistas.
  • Além disso, é a responsável por vários bordões marcantes como “Jesuuuuuuuuus” e “Sou feia, mas tô na moda”.
  • Ela é madrinha de MC Carol.
  • Uma de suas principais inspirações na música é a cantora mexicana Thalía.

Principais sucessos da funkeira

Então, para finalizar vamos conhecer ou relembrar os principais hits de Tati Quebra Barraco. Vamos lá!

Tati Quebra Barraco – Boladona

Tati Quebra Barraco – Sou Feia Mas Tô na Moda

Tati Quebra Barraco – Fogão Dako

Tati Quebra Barraco – Tu Quer Ser Eu

Tati Quebra Barraco – Na Minha Vida Mando Eu

Outros participantes de A Fazenda 13

Por fim, essa não Tati não é a única figura participando da Fazenda 13. Certamente, todos eles estão causando no programa. Então, confira a lista com todos eles:

  • Aline Mineiro
  • Erika Schneider
  • Erasmo Viana
  • Dynho Alves
  • Rico Melquiades
  • Solange Gomes
  • Tiago Piquilo
  • MC Gui
  • Marina Ferrari
  • Gui Araújo
  • Fernanda Medrado
  • Valentina Francavilla
  • Dayane Mello
  • Mileide Mihaile
  • Arcrebiano
  • Nego do Borel
  • Liziane Gutierrez
  • Mussunzinho
  • Victor Pecoraro

Enfim, o que achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Lipe Ribeiro, quem é? Carreira, história de vida e polêmicas.

Fontes: Letras Dicionário MPB TV e Famosos Observatório da TV F5 Wikipedia Na Telinha  VIX Purepeople

Imagem destacada: Mato Grosso Mais 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você