Curiosidades

Animosidade – O que significa a palavra tão usada no BBB21?

Participante do BBB21, Karol Conká usou a palavra animosidade para justificar seu comportamento na casa, descubra o que ela significa.

Na noite de 23 de fevereiro de 2021, o Brasil inteiro parou para assistir o Big Brother Brasil. Não, não era a final, e sim o paredão mais esperado pelos fãs do programa. Como já era esperado, Karol Conká foi eliminada com 99,17% dos votos, o recorde de rejeição de todas as edições do BBB no mundo inteiro. No entanto, o que chamou a atenção do público foi o uso da palavra animosidade para “justificar” o seu comportamento um tanto quanto agressivo dentro da casa.

Logo, a palavra animosidade entrou no trending topics do Twitter, com todo mundo questionando o que ela significa. Ao ser questionada por Tiago Leifert sobre o que poderia ter resultado na sua eliminação, Karol apontou um problema com animosidade, e que isso era algo que ela precisava “arrumar”, deixando claro que iria procurar terapia.

Lembrando que essa não é a primeira vez que uma palavra dita dentro da casa mais vigiada do Brasil causa tamanha procura por seu significado. Na edição do BBB de 2020, a palavra sororidade foi uma das mais pesquisadas na internet, após Manu Gavassi usá-la para justificar o seu voto no participante Felipe Prior.

Mas afinal, o que significa animosidade, palavra tão usada no BBB21?

Animosidade no BBB 21

Purepeople

Apesar de ter usado a palavra animosidade no seu discurso pós eliminação do BBB21, essa não foi a primeira vez que a participante usou o termo para tentar explicar o seu comportamento.

Durante a sua participação, Karol esteve envolvida em várias polêmicas e brigas. Ela foi acusada inclusive de tortura psicológica com alguns participantes, como Lucas Penteado, que até pediu para sair do programa. E muitas vezes após esses desentendimentos, ela fazia questão de pontuar que isso era um problema de animosidade, que ela tinha antes de entrar no programa.

Para muitos telespectadores, o termo era uma novidade. No Twitter, alguns chegaram a duvidar da existência da palavra, alegando que Karol teria inventado o termo. Mas não, a palavra existe sim e tem um significado que se encaixa nessa situação.

O que significa?

Catraca Livre

No dicionário Oxford, a palavra animosidade vem do latim animositas, e significa coragem, impetuosidade, ardor, ira, inimizade. Então, na língua portuguesa, animosidade pode ser utilizada para designar coragem e determinação perante dificuldades, mas também má vontade constante, aversão, rancor e calor em meio a um debate ou polêmica, o que cabeira melhor na situação de Karol Conká.

Em outra definição, agora do dicionário Aurélio, animosidade pode ser descrita como: “um desejo de prejudicar alguém”. Contudo, no caso específico levantado pela participante do BBB21, animosidade é usada para explicar seus momentos de descontrole e sentimentos negativos, como raiva e agressividade.

Do ponto de vista psiquiátrico, a animosidade pode ser vista como se a pessoa tivesse uma reatividade tentadora aos estímulos, e não conseguisse controlar seus próprios impulsos.

Então, devido ao comportamento agressivo, e a forma como foi justificada pela rapper, uma dúvida foi levantada: a animosidade poderia ser vista como um transtorno psicológico? Visto que ela disse que iria procurar terapia para lidar com a questão. Na verdade não, ou pelo menos não consta nada a respeito nos mais da área.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da American Psychiatric Association, por exemplo, não cita animosidade como algo parecido. No entanto, falta de controle emocional, surtos de raiva e agressividade, podem realmente ser sintomas de algum transtorno mental.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Cancelamento, o que é? Causas, consequências e exemplos de famosos cancelados.

Fontes: GQ Gente iBahia

Imagens: B9 Purepeople Catraca Livre

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você