Biografias

16 benefícios para a saúde do organismo ao comer maçã

Comer maçã diariamente proporciona diversos benefícios para a saúde do corpo por ser uma fruta rica em fibras, vitaminas, entre outros.

De acordo com um provérbio inglês, consumir uma maçã por dia te mantém longe do médico. Pois, ao comer maçã, você está ingerindo inúmeros nutrientes benéficos ao seu organismo, que auxiliam no bom funcionamento dele. Ademais, a maçã consiste em uma fruta de origem asiática, com mais de sete mil espécies diferentes, mas com propriedades nutricionais semelhantes.

Em suma, a maçã é rica em fibras alimentares, vitaminas, minerais, como ferro e fósforo, e propriedades anti-inflamatórias. Nesse aspecto, ao consumir essa fruta a sua composição nutricional torna o intestino saudável, controla os níveis de colesterol e fortalece o sistema imunológico.

Além disso, essa fruta apresenta poucas calorias, concentrando grandes quantidades de vitamina do complexo B, C e E. E, também possui potássio, fibras e substâncias antioxidantes. No entanto, para que esses nutrientes fiquem em maior quantidade, é preciso consumir a fruta com a casca. Pois, é onde se concentram a maior quantidade das substâncias ativas presente na fruta.

16 benefícios de comer maçã

1 – Melhora a função cerebral

Comer maçã: 16 benefícios para a saúde do organismo
Veja

Em suma, comer maçã auxilia na função cerebral. Pois, nessa fruta há a presença da queratina que auxilia na redução da morte celular gerada pela oxidação e inflamação dos neurônios.

Por outro lado, também possui vitaminas do complexo B, vitamina C e o ácido fosfórico. Logo, contribuem protegendo o sistema nervoso.

2 – É boa para o coração

Olhar Digital

Ao comer maçã você diminui as chances de sofrer com problemas cardiovasculares. Visto que, a fruta apresenta fibras solúveis, que reduzem os níveis de colesterol do sangue. Além disso, também possui polifenóis, que têm efeitos antioxidantes e diminuem a pressão arterial.

Ademais, uma pesquisa realizada pela Medical University of Warsaw apontou que os flavonoides presentes na maçã afastam as doenças cardíacas. E, também diminuem a pressão arterial, o que reduz a oxidação do colesterol. Logo, atua como um antioxidante.

3 – Diminui os riscos de diabetes

NutMed

A diabete do tipo 2 pode ser evitada se você comer maçã diariamente. Ademais, conforme pesquisas realizadas pela California State University, consumir diariamente a fruta reduz o risco de desenvolver a doença em 28%. Além disso, quem consume algumas por semana também estão protegidos.

Em síntese, isso ocorre devido aos polifenóis presentes nas frutas, que previnem danos nos tecidos das células beta do pâncreas. Ademais, elas produzem insulina no corpo e são frequentemente prejudicadas nas pessoas com diabetes tipo 2.

4 – Alivia a prisão de ventre

Tua Saúde

As maçãs apresentam alto teor de fibras em sua composição. Diante disso, ela representa uma ótima forma de aliviar a constipação.

Entretanto, é preciso que a fruta seja consumida com a sua casca, para ter melhores efeitos. Pois, é onde se concentra a maior parte do teor de fibras.

Enfim, uma das fibras que a maçã apresenta é a pectina, que age como prebiótico, auxiliando no melhor funcionamento do intestino.

5 – Previne o câncer

Vix

Segundo a revista científica Public Health Nutrition, em um estudo proposto por cientistas da Universidade de Perúgia, na Itália, as pessoas que consomem maçã diariamente tem menores riscos de contrair cânceres.

Ademais, foram analisadas 40 pesquisas, onde perceberam que a maçã diminui riscos de câncer no pulmão, boca, intestino e de mama.

6 – Combate a asma

Comer maçã: 16 benefícios para a saúde do organismo
Uol

A maçã apresenta antioxidantes que auxiliam na proteção dos pulmões contra danos oxidativos. Ademais, um estudo feito pela California State University alegou que mulheres que consomem a fruta em seu cotidiano têm menores chances de desenvolver asma.

Nesse aspecto, comer cerca de 15% de uma maçã grande, por dia, já reduz em 10% a chance da doença se instalar no organismo. Em resumo, a maçã regula o sistema imunológico e reduz inflamações, pela presença da quercetina na casca.

7 – Comer maçã ajuda na saúde bucal

Comer maçã: 16 benefícios para a saúde do organismo
Tua Saúde

A maçã é rica em fibras em sua composição, onde a maior parte delas se concentra na casa. Ademais, essas fibras servem para a limpeza dos dentes. E, as propriedades antibacterianas impedem que bactérias e vírus infectem a boca.

Da mesma forma, ao consumir a fruta, é estimulado a secreção da saliva, que reduz a possibilidade de proliferação das bactérias na boca. Logo, as cáries são evitadas e a saúde bucal se mantém.

8 – Fortalece o sistema imunológico

Uol

As maçãs apresentam nutrientes que estimulam o sistema imunológico. Além disso, também possuem fibras que auxiliam no transporte de resultados para fora do corpo. E, a presença de vitamina C na fruta contribui com a resistência do organismo. Portanto, comer maçã torna o sistema imunológico mais resistente e protegido contra doenças, como gripes e resfriados.

9 – Previne doenças oculares

Uol

Ao comer maçã você ingere flavonoides e antioxidantes que estão presentes em sua composição. Isto é, substâncias que reduzem o impacto dos radicais livres nos olhos e previnem as doenças. Logo, previnem doenças oculares, como degeneração macular, catarata e glaucoma. Além disso, também torna a visão melhor e fortalece os olhos.

10 – Aumenta a saúde óssea

Comer maçã: 16 benefícios para a saúde do organismo
Vix

Comer maçã contribui com a saúde óssea do organismo. Visto que, ela provoca um efeito benéfico na densidade óssea, desenvolvendo maior resistência dos ossos. Ademais, elas protegem contra a osteoporose, que consiste na deterioração do osso e um aumento do risco de fraturas. Portanto, ao comer maçã você evita a perda de cálcio, o que contribui para a construção e manutenção dos ossos.

11 – Comer maçã diminui o colesterol

Comer maçã: 16 benefícios para a saúde do organismo
Uol

As maçãs apresentam diversas fibras importantes, dentre elas encontra-se a pectina. Em suma, ela consiste em uma fibra natural que reduz o colesterol ruim do organismo.

Diante disso, uma pesquisa levantada pelo European Journal of Nutrition aponta que o consumo de maçãs inteiras reduziram o colesterol em voluntários saudáveis.

Por outro lado, o estudo do Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics alegou que consumir duas maçãs diminuiu o colesterol em mulheres após a menopausa.

12 – Retarda o envelhecimento

Comer maçã: 16 benefícios para a saúde do organismo
Terra

A maçã é riquíssima em taninos e flavonoides, que são fitonutrientes que atuam como antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios no organismo. Por isso, ao comer maçã com frequência você previne o seu envelhecimento precoce. E, a formação dos radicais livres que geram o envelhecimento é minimizada. Pois, os antioxidantes que a fruta contém realizam essa diminuição.

13 – Alivia problemas de estômago

Comer maçã: 16 benefícios para a saúde do organismo
Segredos do Mundo

Como já mencionado, a maçã apresenta alto teor de fibras, principalmente em sua casa. Nesse aspecto, as fibras formam um gel que atuam na proteção da mucosa gástrica do estômago. Logo, ela funciona aliviando o desconforto proveniente da gastrite, uma inflamação revestimento do estômago.

Além disso, por apresentar cálcio, magnésio e potássio, ela alivia sintomas de refluxo ácido. Isto é, evita os sintomas de quando o ácido do estômago sobe para o esôfago. Portanto, consumir uma maçã após uma refeição, ou antes de dormir, neutralizam a acidez proveniente do estômago.

14 – Comer maçã favorece o emagrecimento

Vix

As fibras presentes na maçã também condicionam saciedade. Desse modo, ao consumi-la você sente menos fome. Por isso, favorece na perda de calorias, consequentemente no emagrecimento. Por outro lado, as fibras alimentares provocam o surgimento de massa magra, quando aliada a prática de exercícios físicos.

15 – Protege a garganta e a voz

Melhor com Saúde

A fruta apresenta ação adstringente, o que contribui com a limpeza da garganta e faringe. Desse modo, contribui e facilita a projeção da voz. Então, evita que você fique rouco direto ou sofra com dores de garganta constantes.

16 – Afasta o risco de Alzheimer e Parkinson

Dicas de Saúde

Ainda sem comprovações totalmente verídicas, existe um estudo que alega que comer maçã afasta o risco de desenvolver Alzheimer e Parkinson. Ademais, pesquisadores da Universidade Cornell (EUA) realizam um estudo em células cerebrais de ratos.

Logo, comprovaram que os potentes antioxidantes presentes nas maçãs protegem contra o estresse oxidativo, que está relacionado ao Alzheimer e outros distúrbios neurodegenerativos. Por outro lado, essa fruta também para a degradação gradual das células nervosas produtoras de dopamina, uma das causas do Parkinson.

Formas de comer maçã

Vix

Existem diversas formas de comer maçã, pois é um alimento bastante versátil e saboroso, além dos benefícios para a saúde. A princípio, é possível comer maçã em receitas de bolos, tortas, compotas e geleias.

Por outro lado, a sua forma in natura é a mais recomendada para adquirir os nutrientes provenientes da fruta. Ademais, ela deve ser bem lavada e consumida com a casca. Além disso, também pode ser consumida por meio de sucos.

No entanto, em sucos a maçã acaba perdendo bastante teor de fibras, tendo os benefícios reduzidos. Por fim, o vinagre de maçã é bastante benéfico, e pode fazer parte de temperos e saladas.

O que acontece se comer maçã em excesso?

Comer maçã: 16 benefícios para a saúde do organismo
Vix

Ao comer maçã você deve tomar alguns cuidados. A princípio, descarte sempre as sementes da fruta. Pois, elas apresentam cianeto, que podem gerar mal-estar e em grandes quantidades a morte por envenenamento.

Por outro lado, grávidas e lactantes devem evitar o consumo excessivo. Pois, não existem comprovações científicas quanto a isso, mas é bom evitar por segurança. Ademais, uma maçã por dia é o necessário para adquirir todos os benefícios dessa fruta.

Além disso, existem casos raros onde a maçã pode desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis ao pólen e à família das Rosáceas. Isto é, alimentos como damasco, amêndoas, ameixa, pêssego, pera e morango.

Por fim, portadores de diabetes devem evitar o consumo excessivo, principalmente o suco de maçã, para não aumentar o nível de açúcar no sangue.

Então, se você gostou da matéria, saiba mais sobre o assunto em: Dieta da maçã desintoxica e ajuda a perder a barriga [cardápio completo].

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você