Primeiramente, você sabia que a pele dos lábios, é a área mais sensível do corpo? Basicamente, isso se dá, pois os lábios não possuem a mesma concentração de glândulas sebáceas, que o restante do corpo. Inclusive, eles não só são os mais sensíveis, como também é a região que mais fica exposta ao ambiente e a fatores externos.
Como por exemplo, bebidas, cosméticos, clima seco, alimentos e também o hábito que temos de lamber os lábios. Sobretudo, podemos destacar que todos esses fatores que citamos são os principais responsáveis pelo ressecamento dos lábios.
Inclusive, esse ressecamento normalmente, causa um grande incômodo. Além de deixar, a boca enrugada e dolorida. É importante destacarmos também, que os lábios ressecados, são conhecidos como “queilites”. Aliás, queilite significa excesso de secura.
Acima de tudo, o ressecamento está interligado com o clima. Afinal, a medida que fica mais quente, mais a boca resseca. Contudo, nem sempre o clima é o responsável. Enfim, vem entender um pouco mais sobre os lábios, a região mais quente do nosso corpo.
Existe alergia nos lábios?
Se você achou que não tinha possibilidades, você errou feio. Até porque, existem sim probabilidades de ficarmos com alergia nos lábios. Inclusive, se isso realmente acontecer, eles podem ficar inflamados. Vale destacar, que essa reação alérgica, pode acontecer por inúmeros motivos.
Dentre eles, podemos destacar os pigmentos presentes nos batons, nas fragrâncias e nos aromatizantes dos alimentos. Caso eles fiquem com alergia, nós recomendamos que você mantenha-os úmidos durante o dia, para evitar que ressequem.
Sobretudo, para você mantê-los úmidos, você pode aplicar bálsamos labiais ou vaselina e cera de abelha. De modo geral, ele poderão ajudar a proteger sua boca de forma gradual. Se por acaso, o seu dia for aqueles corridos e estressantes, você pode usar esses produtos antes de dormir.
Além desses produtos, você pode também dormir com um umidificador do lado da sua cama. Dessa forma, a umidade do ar ficará restaurada novamente. Contudo, existem casos também que os lábios ficam rachados por conta da exposição do sol.
Inclusive, para esses casos não existe nada melhor do que o bom e velho protetor solar. E se eles ficarem rachados por conta de excesso de exposição solar, por ser uma pele fina e sensível, pode se queimar facilmente. Causando até mesmo um surto de febre, bolhas de febre ou herpes labial.
Lábios X Saúde
Sobretudo, a aparência dos lábios, podem acima de tudo indicar algo sobre sua saúde. E inclusive, o fato deles sofrerem alterações em sua aparência, tamanho, cor e superfície pode ser um grande indicativo de problemas de saúde. Os quais podem ser muito menos visíveis.
Mas, calma, pois nem todas as mudanças indicam problemas de saúde. Por exemplo, é normal os lábios ficarem mais finos e com menor definição, durante o envelhecimento. Mas, caso a mudança não seja exatamente essa que contamos, nós indicamos que você procure por um dermatologista.
Pois, um profissional qualificado saberá determinar a causa da lesão labial. Consequentemente, lhe mostrará as possíveis doenças e os tratamentos específicos. Para que você já se previna, contra qualquer tipo de doença, indicamos que você mantenha sempre uma boa alimentação e beba muita água.
E claro, mantenha seus lábios hidratados e protegidos do sol. Para isso, procure sempre por hidratantes que contenham pantenol, pró vitamina B5, óleo de amêndoa, lanolina, manteiga de karité e extratos de semente de uva. Pois, esses componentes podem ajudar a manter a hidratação do lábio e diminuir a perda de água.
Quadros comuns
1- Lábios secos
Primeiramente, é importante que você saiba que o ressecamento dos lábios não é só causado por queimadura solar. Além dela, pode ser também por conta de desidratação, tempo frio ou clima seco. E ainda por conta de reações alérgicas, causadas por batom, cremes dentais, alimentos ou bebidas.
Desse modo, o mais indicado a se fazer é beber muita água, enxaguar bem a boca após escovar os dentes e usar hidratantes labiais.
2- Lábios severamente rachados
Assim como o anterior, o lábio rachado podem ser causados por diversos fatores. Como por exemplo, exposição solar, ao clima frio e seco. Ou então, a uma reação alérgica a cosméticos, cremes dentais e alimentos. De modo geral, a boca tende a voltar ao normal, quando se afasta a causa.
Os principais fatores associados ao ressecamento labial patológico são:
- Alergia a pasta de dente ou a outros produtos dentários;
- Uso de medicamentos que ressecam a boca. Como a isotretinoína;
- Quimioterapia;
- Compulsão por lamber os lábios, o que faz com que os lábios fiquem constantemente úmidos e expostos aos germes da boca;
- Desordens nutricionais, como anemia e falta de vitaminas.
3- Rachaduras nos cantos
Lembra da palavra queilite, que citamos no início da reportagem? Pois é, a lesão que só aparece no canto da boca, é também conhecida como queilite angular. Sobretudo, essa lesão pode ocorrer por conta dos seguintes fatores:
- Processo natural do envelhecimento. Que inclusive, provoca a queda da pele nos cantos da boca. Consequentemente, favorecendo o acúmulo de saliva na região;
- Ausência de dentes, o que altera a angulação da boca, provocando efeito semelhante ao do envelhecimento;
- Uso de dentaduras mal adaptadas;
- Uso de aparelhos odontológicos;
- Candidíase oral, infecção causada por um fungo, o qual deixa um aspecto esbranquiçado e macerado nos cantos da boca;
- Má higiene oral;
- Problemas de pele que causem lesão ao redor da boca. Como dermatite atópica, psoríase ou dermatite seborreica;
- Compulsão por lamber os lábios, mantendo-os sempre úmidos e expostos aos germes da boca;
- Consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, o que favorece o crescimento do fungo Candida;
- Uso de corticoides inalatórios, o que favorece o crescimento de germes na cavidade oral;
- Carência de vitamina B (riboflavina) na dieta.
4- Lábios com bolhas
Sobretudo, as bolhas que podem aparecer nos seus lábios, são as famosas herpes simples. Basicamente, elas são uma infecção viral, que pode causar dor, inchaço e bolhas. Normalmente, ela dura de sete a dez dias. Logo após, ela pode desaparecer sem deixar marcas ou cicatrizes.
Contudo, uma vez que você adquire essa infecção, ela pode reaparecer com frequência e sempre no mesmo local. Vale destacar, que ela pode aparecer por conta de estresse, cansaço ou exposição solar.
5- Lábios inchados
Sobretudo, a causa para os lábios incharem, pode ser por conta de alergia a medicamentos, alimentos. Ou até mesmo por conta de alguns irritantes naturais. Além do mais, algumas doenças sistêmicas. Como insuficiência renal, deficiência de albumina e doenças que podem comprometer a absorção intestinal podem causar o inchaço.
6- Lábios irritados
Já esse fato, pode ocorrer por conta de climas muito frios e secos, reações alérgicas aos cremes dentais, batons, cremes ou maquiagens.. E principalmente se você tem o hábito de lamber os lábios, na tentativa de mantê-los úmidos. Caso não saiba, a salive tem ação irritativa. Ou seja, ela faz com que seus lábios fiquem ainda mais irritados.
7- Lábios desbotados
Quando você sente os seus lábios mais pálidos, pode ser sinal de anemia, doenças cardíacas que prejudiquem a circulação do sangue, ou de doenças pulmonares que causam dificuldade na oxigenação do sangue. Agora se a cor deles ficarem meio amarelada, pode ser que seja alguma doença no fígado.
8- Lábios descorados
E por fim, se ficarem um pouco descorados, pode ser por conta do frio, diminuição da circulação sanguínea periférica ou então, pressão baixa. Além do mais, anemias e doenças sanguíneas também interferem na coloração dos lábios.
6 dicas para ter lábios perfeitos
1- Proteja-os sempre
Primeiramente, use sempre um protetor solar. Pois, como já dissemos os lábios tem a pele muito sensível. Ou seja, pode se queimar com muita facilidade.
2- Hidrate e esfolie
Além de usar protetor solar, indicamos também que você os mantenha hidratado. Principalmente, em época de clima seco. E claro, se você nunca fez uma esfoliação nos lábios, pode já começar a fazer uma a cada 15 dias. Pois, a esfoliação ajuda a retirar as células mortas.
3- Ouse no batom
Exatamente, use e abuse dos batons, e principalmente aqueles que você tanto ama. Caso não tenha muita noção, sobre qual cor usar. É importante que você saiba, que os batons devem ser escolhidos de acordo com o tom dos seus lábios e não da sua cor de pele.
Por exemplo, os lábios mais claros ficam ainda melhores com vermelho cereja ou coral. Já os lábios naturalmente rosados, combinam com um rosa quente ou laranja vivo. E para os lábios mais escuros, com certeza pode apostar nos vinhos.
4- Ou então, escolha o nude
Acima de tudo, é importante que você entenda que o nude perfeito é aquele que mais se aproxima do tom da sua pele. Mas, claro não é aquele batom que te deixa pálida ou acinzentada não. Na verdade, o nude perfeito, é aquele mais claro ou mais profundo que o tom da sua pele. Ou o que se assemelha ao tom dos seus mamilos.
5- Esfume, esfume, esfume
Basicamente, essa tática é para você apostar na técnica smoky lips. Basicamente, essa é uma técnica que suaviza as bordas dos lábios, depois de aplicar o batom. Normalmente, indicamos que você use um pincel de esfumar, com ele você pode ir dando leves batidinhas, desde o centro até as extremidades.
6- Adicione glitter
Já pensou em transformar os seus lábios em um globo de luz? Se ainda não, indicamos que você aposte em tons metalizados e com glitter. Isto é, se você gosta de chegar, chegando. Inclusive, para aplicar o glitter, primeiramente, você deve aplicar o batom, colocar o fixador ou o gloss. E por fim, o glitter.
Enfim, o que achou da nossa matéria? Gostou?
Então, vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Preenchimento labial – O que é, como é feito, contraindicações, valores
Fontes: Revista Glamour, Mercado Municipal de Curitiba, Beleza na web
Imagem de destaque: Revista Marie Claire