Na astrologia, cada planeta do Sistema Solar têm suas características, incluindo o Sol, a estrela central do sistema. Sendo assim, todos os oito planetas têm uma importância diferente que influencia a vida e o destino de cada signo de uma forma única. Entre eles temos Saturno, que é muito conhecido pela reputação de trazer desafios, obstáculos e provocações. Portanto, vamos falar a respeito do segundo retorno de Saturno, por quê ele acontece e como lidar com essas novas dificuldades.
Todos os planetas do Sistema Solar estão em constante trânsito e, de forma cíclica, vão conduzindo todas as áreas da nossa vida de acordo com nosso Mapa Astral. Alguns planetas demoram mais para completar seu ciclo, enquanto outros são mais rápidos. Os planetas de trânsito mais lentos estão entre Júpiter e Plutão.
Em virtude da influência do trânsito dos planetas nas relações de cada signo, podemos dizer que Saturno é um dos planetas mais temidos. Esse medo acontece porque esse planeta, em especial, invoca a luz do desenvolvimento, e sabemos que alguns aprendizados na vida acontecem de formas muito difíceis. Esse planeta também representa aprendizados, experiências, responsabilidade e amadurecimento.
O segundo retorno de Saturno: desafios da maturidade
Diferentemente da Lua que demora cerca de 4 semanas para dar sua volta em torno da Terra, Saturno leva em torno de 29 anos para completar sua volta ao redor do Sol, e a esse processo que chamamos de retornos de Saturno.
De acordo com isso, então, temos que o primeiro retorno de Saturno acontece por volta dos nossos 29 anos, trazendo reflexões sobre o rumo que nossas vidas e nossos objetivos estão tomando. Dentre algumas questões que vêm com esse primeiro retorno, a principal é sem dúvidas a respeito do alinhamento dos nossos sonhos com as nossas escolhas.
Nessa fase, por exemplo, muitas pessoas transformam os sonhos de morarem sozinhos ou terem filhos em realidade. E assim inicia-se um novo ciclo, com novos desafios e dificuldades, mas também com muitos aprendizados, bem característicos das influências deste planeta. Mas como acontece o segundo retorno de Saturno?
O segundo retorno de Saturno, que acontece por volta dos 58 anos de idade, traz consigo ainda mais reflexões e inquietações que o primeiro. De algum modo, isso acontece porque esse evento nos faz olhar para o passado e analisar tudo que construímos até o momento presente. Estamos satisfeitas com nossas conquistas? O que mais queremos conquistar daqui para frente? São algumas das questões que podem surgir nesse período.
A verdade é que não precisamos temer essa mudança de ciclo, mas sim abraçar e colher tudo aquilo que foi plantado ao longo da vida. Mas Saturno também não dará recompensas de graça: se nada foi feito, nada poderá ser colhido. Além disso, ao olhar para as transições de Saturno com atenção redobrada, somos capazes de melhorar e aperfeiçoar a nossa eficiência e nosso amadurecimento.
Saturno e as casas no Mapa Astral
Além disso, dependendo da casa em que Saturno se encontra no seu Mapa Astral, esse planeta poderá transformar diferentes áreas da sua vida.
Caso em seu Mapa Astral Saturno se encontre em uma das casas dos signos de água, isto é, Câncer, Escorpião e Peixes, nas casas 4, 8 e 12, respectivamente, ele estará mais relacionado com as suas emoções.
Nas casas dos signos de terra, ou seja, os signos Touro, Virgem e Capricórnio, nas casas 2, 6 e 10, respectivamente, Saturno é mais flexível e poderá se relacionar com ganhos materiais, trabalhos práticos e nossa imagem social e profissional.
Por outro lado, nas casas dos signos de ar, como Gêmeos, Libra e Aquário, nas casas 3, 7 e 11, Saturno exerce influencia sobre relacionamentos e comunicação, valorizando mais as ações sociais e em grupo.
Finalmente, estando Saturno nas casas 1, 5 e 9 dos signos de fogo, por exemplo Áries, Leão e Sagitário, se relaciona fortemente com a personalidade, consciência e com o mundo espiritual.
Como lidar da melhor maneira com o segundo retorno de Saturno
Para aprender a lidar melhor com os retornos de saturno e compreender as questões de personalidade e das escolhas da vida no geral, temos algumas dicas que podem ser úteis.
Primeiramente, o segundo retorno de Saturno é o momento ideal de nos concentrarmos naquilo que realmente queremos, portanto, é importante deixar-se estar de frente com aquilo que você sempre quis realizar.
Por isso, abandonar certas apreensões do passado e encontrar novos interesses e se reinventar pode ser um ótimo jeito de começar.
Essa fase pode ser difícil, pois Saturno rege basicamente as nossas fronteiras e limites, além da tradição e da experiência. A princípio, dentre as perguntas que nos fazemos quando passamos por esse período de transição é se estamos aproveitando as oportunidades da vida da melhor maneira. Por isso muitas vezes Saturno é conhecido como nosso “calcanhar de Aquiles”, onde encontramos nossas fraquezas.
Dessa forma, durante as transições e no segundo retorno de Saturno nos tornamos mais abertos a evitar o desaproveitamento e aprendemos a controlar melhor nossos excessos, não extrapolando nossos próprios limites. Durante o segundo retorno de Saturno também podemos nos sentir sozinhos, por estamos acostumados com as responsabilidades sobre outras pessoas, como os filhos, por exemplo. Nesse sentido, é imprescindível olhar para o nosso íntimo e fazer planos para curtir sozinha ou acompanhada.
De fato, Saturno retorna aos seus ciclos em momentos bem decisórios das nossas vidas, a fim de transformá-las, com questionamentos reflexivos e profundos que nos levarão para caminhos talvez inimagináveis. Se essa matéria te interessou, confira também os Ciclos planetários, quais são? Significado e influência astral.
Fontes: UOL, Personare, Tarot Zen Renki, Astrolink, Terra.
Imagens: Iquilibrio, Freepik, Site Claudia, Sorria.