10 dicas para você saber se o ovo está estragado ou não

É muito ruim quando você perde toda uma receita por ter colocado nela um ovo estragado sem perceber. Para evitar isso, aprenda a identificar.

Provavelmente, em algum momento você já perdeu uma receita inteira por ter aberto e colocado um ovo estragado sem saber. E, só percebeu depois que a bagunça estava feita, e o odor desagradável se espalhou pela cozinha. Não é mesmo? Além disso, você também desperdiça diversos ingredientes, tendo que refazer toda a receita. Mas, como saber se o ovo está estragado e evitar todo esse transtorno?

Em suma, identificar se um ovo está estragado é algo simples e fácil, e existem diversas maneiras para isso. Por exemplo, muitos cozinheiros abrem o ovo em um pote separado, conferem sua qualidade e só depois despejam na receita. Ou também, mergulhar o ovo em um copo de água, se ele afundar está bom, mas se flutuar está estragado.

Ademais, ingerir um ovo estragado pode ocasionar problemas de saúde. Pois, os ovos no Brasil possuem altas chances de estarem contaminados com a Salmonella, uma bactéria que afeta o trato do sistema digestivo. Consequentemente, a pessoa sente fortes dores abdominais, febre, fadiga, cansaço e tem vômitos. Logo, a pessoa infectada precisa de um atendimento médico urgente.

Enfim, para te ajudar identificar quanto se trata de um ovo estragado ou não, preparamos uma lista com dicas bem simples. Confira:

5 formas de identificar um ovo estragado: através do frescor

1 – Mergulhe em um copo de água

Ovo estragado: 10 dicas para você saber quando estão bons ou não
Uol

Uma das formas mais comuns de identificar um ovo estragado é mergulhando ele em uma tigela ou copo com água fria. Pois, existe uma pequena bolsa de ar dentro dos ovos, que com o tempo mais ar passa pela casca e entra dentro dela. Desse modo, a bolsa se expande, fazendo com que o ovo flutue na água.

Logo, se o ovo afundar de lado ele está no pico do frescor, se afundar em pé ele já passou do pico de frescor, mas pode ser consumido com segurança. Por outro lado, caso o ovo flutue, significa que está estragado, portanto, não deve ser consumido.

2 – Segurar o ovo do lado do ouvido

Wikihow

Com o passar do tempo, o ovo vai envelhecendo e a umidade de dióxido de carbono escapa da casca. Dessa forma, a clara e a gema ressecam e encolhem. Logo, a bolha de ar presente dentro do ovo se expande, o que pode emitir um som ao balançar o ovo.

Por isso, colocar o ovo próximo ao ouvido e chacoalhar pode ser uma boa forma de identificar um ovo estragado. Diante disso, caso o ovo não emita sons, ele pode ser consumido com segurança. Por outro lado, se emitir sons, o ovo está podre e não pode ser ingerido.

3 – Quebrar o ovo em um recipiente

Ovo estragado: 10 dicas para você saber quando estão bons ou não
Youtube

Outro método bastante utilizado para identificar um ovo estragado é o quebrando em um recipiente separado. Assim sendo, será possível analisar a qualidade da clara e da gema. Pois, com o passar do tempo o ovo envelhece, e o conteúdo de dentro não ficará tão unido. Ou seja, ele tende a se espalhar.

Portanto, caso a gema se apresente plana e quebre com facilidade, o ovo está velho. Ou, se a gema se mover com facilidade, quer dizer que a caloza, filamento da clara que mantém a gema no lugar, enfraqueceu e está envelhecendo.

4 – Ovo estragado: exalando um odor ruim

Wikihow

É importante que você quebre o ovo e analise se há a presença de um cheiro muito forte. Visto que, esse é o melhor indicador de um ovo estragado. Pois, ao envelhecer ele desenvolve um cheiro sulfuroso que será percebido ao ser quebrado. Logo, ele deve ser jogado fora, e não deve ser consumido.

5 – Inspecione a cor dele

Vix

O frescor de um ovo também pode ser observado através da sua cor. A princípio, é importante ressaltar que a cor da gema varia sempre conforme a dieta da galinha. Por isso, ela não se associa ao frescor do ovo. Desse modo, a clara que deve ser analisada. Por exemplo:

  • Clara rosa, verde ou iridescente – O ovo está estragado. Pois, foi contaminado por bactérias.
  • Clara grossa e cinzenta – Representa um ovo bastante fresco.
  • Muito transparente – Significa que o ovo está velho, mas ainda pode ser consumido.
  • Presença de pontos verdes ou pretos – A presença desses pontos indica que o ovo foi contaminado por fungos e não pode ser ingerido.
  • Mancha de sangue no ovo – Essa mancha pode ocorrer quando um vaso sanguíneo se rompe na formação do ovo. Logo, não está associada ao frescor, e pode ser consumido com segurança.

5 formas de identificar um ovo estragado: através das datas

1 – Confira a data de validade na embalagem

Ovo estragado: 10 dicas para você saber quando estão bons ou não
Vix

O prazo de validade pode ser identificado como “Não vender após” ou “Válido até”. Ademais, o prazo deve ser até, no máximo, 30 dias após o dia em que os ovos foram embalados. Por outro lado, ovos mantidos na geladeira ficam bons por mais de 30 dias, além da data de validade.

Em síntese, a data é expressa em dia/mês.  E, a frase “Não vender após” remete ao último dia em que os ovos podem ser comprados, pois estão próximos de vencer. Mas, não indica que já estão podres.

2 – Ovo estragado: data indicada para o consumo.

Ovo estragado: 10 dicas para você saber quando estão bons ou não
Wikihow

A data recomendada para o consumo é indicada por: “Consumir até” ou “Melhor até”. Geralmente, essa data está entre os 45 dias a partir da data de embalagem dos ovos.

O “Melhor até” se refere ao período em que os ovos estão mais frescos, com melhor textura, sabor e propriedades de liga e espessamento.

3 – Código de três dígitos

Wikihow

O código de três dígitos indica a data em que os ovos foram embalados. Ademais, algumas cartelas não colocam data de validade, e somente quando foram embalados. Geralmente a data aparece como um código de três dígitos utilizando o calendário Juliano. Isto é, os ovos embalados no dia 01 de janeiro estariam identificados por 001, enquanto os embalados no dia 15 de outubro, por 288. E, aqueles embalados em 31 de dezembro por 365.

4 – Ovo estragado: quando fica em temperatura ambiente após ser refrigerado

Uol

Após deixar um ovo na geladeira, é necessário que ele se mantenha nessa mesma temperatura até o seu consumo. Pois, se for colocado em um ambiente mais quente, ele começará a transpirar. Consequentemente irá desenvolver bactérias dentro e fora da casca.

Além disso, pela casca ser porosa, é possível que bactérias se adentrem no ovo e contaminem. Portanto, jogue fora aqueles ovos que foram mantidos em temperatura ambiente por duas horas ou mais após ser refrigerado.

Ademais, para prevenir variações de temperatura, mantenha os ovos na parte mais fria da geladeira. Logo, não coloque na porta, pois é uma área que varia a temperatura, devido estar sempre sendo aberta. Por outro lado, ao receber ovos não lavados e em temperatura ambiente, não é necessário refrigerá-los.

Pois, possuem uma barreira protetora, denominada como cutícula, que mantém as bactérias afastadas.

5 – Siga as instruções de quanto tempo manter os ovos

Uol

Por fim, para aqueles que criam galinhas e tenham dúvidas é preciso consultar as diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Dessa forma, será possível identificar quanto tempo os ovos permanecem próprios para o consumo.

Então, o que você achou dessas dicas de como identificar um ovo estragado? Lembrando que, é muito importante servir apenas ovos no pico do frescor para crianças e idosos. Pois, eles possuem um sistema imunológico mais fraco.

Enfim, para saber mais, leia também: Como saber se o ovo está cozido? Principais truques.


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários