Dicas & Truques

Limão na geladeira – Como guardar, conservar e tempo de consumo

Você sabia que existe uma maneira correta de guardar o limão na geladeira? Aqui tem alguns truques para te ajudar, quando sobrar uma metade.

Atualizado em 03/10/2020

Sobrou metade do limão, e agora? Certamente, a sua primeira ação é colocar na geladeira. De fato, a maioria das pessoas guardam a fruta na geladeira, de preferência cortadas no refrigerador. Mas você sabia que existe uma maneira correta de fazer isso?

De certo que, o limão é versátil e muito utilizado na cozinha brasileira. Isto porque, a fruta serve para tempero, limpeza de utensílios e receitas como mousse, tortas e bolos. Ainda mais, o limão sempre está no carrinho de compras, e por isso, o desperdício também acaba de tornando muito comum.

Dessa forma, vamos aprender um pouco mais sobre a conservação do limão na geladeira, os cuidados e o jeito certo  de guardá-lo. Isto porque, também é necessário entendermos o tempo de consumo, e como uma fruta reage aos processos que passa desde a colheita.

Limão na geladeira

Basicamente, os alimentos possuem energias armazenadas, vindas do sol, da terra ou dos cosmos. Só que o reino vegetal acumula estas energias enquanto fica exposta a elas, ao contrário do reino animal, que as elimina.

Limão na geladeira
SPDM

Assim, quando uma fruta passa pela colheita, ela começa a perder suas propriedades energéticas, visto que essas composições variam conforme a armazenagem, o clima e outras condições em geral. Nesse sentido, após ser cortada, manipulada ou preparada para consumo, esses alimentos perdem sua vitalidade muito rapidamente, talvez em horas, minutos ou até segundos.

Por esse motivo, é muito importante consumí-las em até seis horas, depois de cortadas. Então, apenas corte a fruta quando já souber o que vai fazer com ela, bem como, a quantidade que vai precisar.

Como guardar e conservar?

Quando guardamos a metade de um limão, melancia ou laranja na geladeira, esse alimento vai murchando, amolecendo, mudando de cor e perdendo a qualidade, até estragar de vez.

Conservar frutas
Youtube

A ideia é consumir na hora em que é cortado. Mas se caso aconteça de sobrar, você pode pegar a metade do limão e colocar dentro de uma pires, potinho de porcelana ou fundo de um copo. Dessa forma, o limão precisa ficar virado para baixo para evitar a luz e o oxigênio.

Por fim, coloque água solarizada, até cobrir a superfície cortada. Isto vai funcionar como isolamento para impedir a oxidação do alimento. Claro que, essa técnica não é 100%, mas ajuda a diminuir a perda de energia. Por último, coloque na geladeira em uma parte mais próxima do gelo, não exatamente no congelador.

saquinhos herméticos
Arimavideo

Outra opção são os saquinhos herméticos, aqueles que possuem o encaixe para fechar, mais conhecido como zip lock. Guardar os limões nesses saquinhos ajudam na conservação dentro da geladeira, eles duram mais e conseguem manter o suco da fruta. Estes são vendidos em supermercados ou lojas de embalagens.

Sobretudo, lembre-se de consumir o limão guardado na geladeira o mais rápido possível, utilize-o na primeira oportunidade que tiver. Dê preferência as frutas mais antigas, talvez uma boa alternativa seja fazer novas receitas com o limão, assim você evita o desperdício e ainda agrada os paladares da sua família.

Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Substituir arroz, como fazer? 10 opções de alimentos + 3 receitas básicas

Fontes: Vix, Isabela, Doce Limão e Tudo Gostoso

Imagens: SPDM, Produk, Youtube, e Arimavideo

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/karinybianca/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)