Curiosidades

Pimenta caiena e seus benefícios para saúde, libido e emagrecimento

A pimenta caiena é muita usada como um ingrediente culinário, mas poucos sabem da suas propriedades medicinais. Saiba TUDO o que ela faz!

A pimenta caiena ganhou o seu nome por causa da cidade Caiena- Cayenne na língua local, centralizada na Guiana Francesa. Ainda assim, a pimenta caiena pode ser consumida de modo natural, moído ou seco, como especiaria em países em todo o mundo. Além disso, a pimenta caiena é mais conhecida como dedo-de-moça.

Basicamente, a pimenta caiena é utilizada como especiaria na culinária, que pode ser encontra nas cores avermelhadas ou alaranjadas. A princípio quando é usada com moderação, ela pode trazer muitos benefícios à saúde. Como por exemplo, melhorar na digestão, aumentar a libido e como medicina alternativa.

Ou seja, é um ingrediente que demonstra ser um forte aliado para a saúde. Além disso, muitas atrizes globais assumiram serem adaptas as propriedades da pimenta caiena como, Bruna Marquezine e Mariana Goldfarb.

A propósito, segundo algumas nutricionistas funcionais que atende tais famosas, alegou que o alimento tem um altíssimo valor benéfico à saúde. Na matéria a seguir vamos discutir quais são os benefícios da pimenta caiena e como consumi-la com moderação. Contudo vem acompanhar a gente nessa matéria !

Benefícios da pimenta caiena

Pimenta Caiena- quais são os seus benefícios para a saúde?
Fonte: Mariana Kalil

1 – Prevenção do câncer

Pimenta Caiena- quais são os seus benefícios para a saúde?
Fonte: Newslab

Basicamente, a pimenta caiena tem como uma de suas propriedades a prevenção de câncer, mais especificamente o câncer de pulmão.

Ou seja, nela apresenta um composto químico chamado de capsaicina, que estimula a inibição da formação de tumores no organismo.

2 – Ação antialérgica

uol
Fonte: UOL

Especificamente, a pimenta caiena atua diretamente na ação anti-inflamatória no organismo. Sendo assim, ela pode ser utilizada como opção para quem sofre de alergias.

3 – Melhora da digestão

Pimenta Caiena- quais são os seus benefícios para a saúde?
Fonte: UOL

Conforme as suas propriedades, a pimenta caiena pode melhorar a digestão através de seu consumo diário, após as refeições do dia a dia.

4 – Uso medicinal alternativo

Pimenta Caiena- quais são os seus benefícios para a saúde?
Fonte: Escolândia

Visto que a pimenta possui suas propriedades medicinais, ela é indicada contra picadas de cobra, gengivites, reumatismos, dores de dente, úlceras e feridas para estimular e ajudar no tratamento médico já receitado.

5 – Acelera o metabolismo

Pimenta Caiena- quais são os seus benefícios para a saúde?
Fonte: Jornal da Cidade

Todavia, a capsaicina é um composto que dá a ardência para as pimentas e que tem muitos benefícios, provocando a sensação de calor. Além disso, ela é encontrada com riqueza em qualquer tipo de pimenta.

Bem como, ela auxilia a combater o ganho de peso e a obesidade, pois pode provocar a sensação de saciedade, reduzindo os a ingestão de gorduras e calorias.

6 – Proteção contra doenças cardíacas

Pimenta Caiena- quais são os seus benefícios para a saúde?
Fonte: Cláudia

Por fim, a pimenta possibilita a promoção de saúde no sistema cardiovascular, pois elas são ricas em vitaminas A, B e C, cálcio e potássio.

Como consumi-la?

Pimenta Caiena- quais são os seus benefícios para a saúde?
Fonte: Mundo boa forma

Visto que a pimenta é boa para a saúde, temos algumas dicas de como usar ela nas refeições. Desse modo, na hora que for usar, sugere-se que use a versão em pó. Pois fica fácil de medir a quantidade ideal, equivalente a uma colher de café.

Dessa forma, ela pode ser mistura nos alimentos de várias maneiras. Por exemplo, usar no tempero de saladas, carnes, peixes, frango, sopa, caldos, omeletes. Ou até mesmo na preparação de molhos.

Outra dica é preparar um chá e é muito simples. Desse modo, basta esquentar a água, colocar meio limão e o pó da pimenta. Dessa maneira a bebida auxilia no combate ao resfriado e ajuda a descongestionar.

Por fim, outra opção é misturar o pó da pimenta em um shake de banana, super versátil e adocicado. Neste caso, se você não gosta do sabor apimentado, opte por cápsulas manipuladas, que são indicadas por especialistas.

Contraindicação da pimenta

Pimenta Caiena- quais são os seus benefícios para a saúde?
Fonte: Armazém Cerealista

Todavia, apesar dos benefícios da pimenta caiena, em alguns casos ela pode ser contraindicada. Por exemplo, se consumida em grande quantidade ela pode ser prejudicial para pessoas que tem gastrite. Com efeito, de aumentar as enzimas digestivas, inclusive às ácidas, ela pode estimular o agravamento do problema.

Outra contraindicação é, para as pessoas que tem hemorroida, é indicado evitar o uso de pimenta. Em resumo, ela é contraindicada para as pessoas que tem adversidade no trato gastrintestinal como, úlcera, gastrite, hemorroida entre outras, recomenda-se evitar o uso!

Você já acessou o Área de Mulher hoje? Todos os dias tem matérias novas pra você conferir como, Leite de Rosa, Muco Cervical. 

Fontes: Catraca livre, Marie Claire.

Imagem de Destaque: Freepick

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você