Dicas & Truques

Bronzeamento Natural – 5 truques para uma pele dourada e saudável

Para fazer bronzeamento natural e ter aquela pele bronzeada e saudável é preciso tomar alguns cuidados. Com essas dicas você vai ter um bronzeado mais bonito e duradouro.

Atualizado em 27/09/2020

Independentemente de ser verão ou não, muita gente quer ter uma pele com um bronzeamento natural de dar inveja, não é mesmo? No entanto, para ter uma pele bronzeada, com aquela cor dourada e saudável, é preciso levar em conta alguns cuidados básicos.

Aliás, ninguém quer ter um efeito colateral de pele descascando ou com manchas. Então, na hora de tomar aquele sol, para pegar uma corzinha, não esqueça de se cuidar.

Para isso, é essencial o uso de filtro solar. Afinal, a exposição ao sol pode trazer graves danos a sua pele.

Aliás, ao contrário do que muita gente ainda acredita, o produto não impede o bronzeamento natural da pele. O filtro solar, na verdade, apenas torna o processo de se bronzear mais lento, mas é assim que deve ser. Não adianta querer acelerar o processo e danificar a sua pele, por exemplo.

Sendo assim, hoje vamos trazer algumas dicas importantes para se obter um bronzeamento natural e saudável.

5 truques para obter um bronzeamento natural

1 – Estimule o organismo

Fonte: DermaClub

A primeira dica e uma das mais importante é alimentação. Afinal, alguns alimentos e complementos específicos ajudam o organismo a produzir mais melanina. Entre esses alimentos, os mais indicados são a cenoura, a beterraba e o mamão. Todos eles são ricos em betacaroteno e são ótimos para esse propósito. O ideal é começar a consumi-los uns 30 dias antes de fazer o bronzeamento natural.

2 – Aproveite o sol nos horários adequados

Fonte: Lar Natural

Ao mesmo tempo em que tomar sol é muito bom para a saúde, deve-se levar em conta os melhores horários. Independentemente se a intenção é se bronzear ou não, o melhor horário para se expor ao sol é antes das 10h e depois das 16h. Contudo, o bronzeamento natural não depende do tempo exposto ao sol, mas sim da capacidade de produzir melanina que cada um tem.

3 – Use filtro solar + bronzeador

Fonte: Primeiro a Saber

Como já falamos aqui, para se obter um bronzeado natural e saudável por meio da exposição solar, é preciso se atentar a alguns detalhes. O primeiro deles é aplicar um protetor solar com FPS alto e de amplo espectro para todo o corpo. O ideal é utilizá-lo 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol. Contudo, o produto deve ser reaplicado a cada 3 a 4 horas para manter o efeito.

O mais recomendado é o uso apenas do protetor solar, mas ele também pode ser combinado com um bronzeador. Esse segundo serve para acelerar o bronzeamento. O mais ideal é utilizar um bronzeador receitado pelo seu dermatologista. Ele poderá indicar qual o melhor produto para o seu tipo de pele específico.

4 – O autobronzeador também pode entregar excelentes resultados

Fonte: Krushssm

Uma outra opção, são os autobronzeadores. Esses produtos à base de uma substância específica, quando entra em contato com a pele, proporcionam um efeito dourado, semelhante ao bronzeado natural do sol.

Sendo assim, o autobronzeador age apenas na camada mais superficial da pele, a epiderme. A sua vantagem é que além da cor, esse produto também mantém a pele saudável e hidratada. Contudo, o seu efeito costuma durar de 7 a 10 dias apenas.

5 – Faça hidratação pós sol

Após uma exposição solar longa, é muito importante fazer uma hidratação. Muito além de recuperar a pele, o processo de hidratação também influencia a duração do bronzeado.

Nesse sentido, o uso de hidratantes específicos, com substâncias calmantes evitam que a pele descame. E após o bronzeamento, banhos mornos e frios, e uma alimentação equilibrada e com carotenoides como a cenoura, podem ajudar a manter a cor do bronze por mais tempo.

Mas é importante ressaltar que para ter um bronzeado natural e seguro não é uma coisa rápida, de um dia ou dois de sol. Isso porque a pele precisa de tempo para alcançar aquela cor de dar inveja.

Enfim, agora que você já está familiarizada com o bronzeamento natural, que tal conhecer mais sobre o bronzeamento artificial?

Fontes: DermaClub, Ric Mais

Fonte Imagem Destaque: Wallpaper Abyss