Clariderm: para que serve, como usar e contraindicações da pomada

A pomada Clariderm é ideal para quem sofre com manchas escuras e quer clareá-las. Mas, apresenta algumas contraindicações!

Clariderm - Conheça  como usar, para que serve e como funciona.

Muitas mulheres tem tendência a desenvolver manchas na pele ou já tem. Infelizmente, essas manchas podem ser provocadas, sobretudo, pelos raios solares. E podem ser escuras ou claras. Para isso, existe a pomada Clariderm, também é conhecida, comercialmente, como Claripel ou Solaquin.

A pomada Clariderm, afinal, é ideal para o tratamento de manchas escuras ou claras. Ela age clareando, basicamente, as áreas afetadas. Devolvendo a autoestima de muitas mulheres que sofrem com o problema. No entanto é preciso ter cuidado na hora de usar.

Pois dependendo da situação o creme pode não clarear como esperado. Mas pela sua naturalidade e facilidade no clareamento, o Clariderm conquistou muitas pessoas. Confira mais sobre a pomada que retira manchas gradativamente.

Como funciona a pomada Clariderm?

Clariderm - Conheça como usar, para que serve e como funciona.
Fonte: Farmácia APP

Esse medicamento, em síntese, é vendido em embalagens no estilo bisnaga. Em sua composição química contém 3 substâncias que são clareadoras. A principal delas é a hidroquinona. Com isso, o Clariderm promete fazer um clareamento até a pele ficar em um tom uniforme.

Além disso, ele age protegendo contra os raios UVB e UVA nível 18. Outro benefício que a pomada traz é o tratamento de rugas e expressões faciais com linhas finas.

No entanto é importante que a pessoa tenha consciência de que algumas manchas não serão clareadas. Porque o Clariderm ache superficialmente, ou seja, atinge melhor manchas mais claras. Desta forma, manchas mais escuras e profundas demandam mais do que só a pomada.

Contudo o Clariderm é indicado mais para manchas de acne, sardas, queimaduras com limão, manchas senis, de catapora, lentigas entre outras.

Como usar a pomada Clariderm?

Clariderm - Conheça como usar, para que serve e como funciona.
Fonte: ReviewBox

Primeiramente, aplique uma pequena camada da pomada Clariderm na área manchada,  duas vezes ao dia. Ou seja, de manhã e a noite, após você realizar a limpeza da pele. Contudo, não se esqueça de que é importante que a pele esteja seca.

Por outro lado, quando aplicada durante o dia, é fundamental o uso de protetor solar de fator 50.

Assim, você protege a pele do sol e evita que mancha fique pior. Além de ajudar na eficácia da ação do Clariderm.

Efeitos colaterais que podem acontecer

Clariderm - Conheça como usar, para que serve e como funciona.
Fonte: Dra. Kaliandra Cainelli

Por conta da hidroquinona, base da Clariderm, alguns tipos de efeitos colaterais podem aparecer. Dermatite de contato, hiperpigmentação, no caso de exposição solar; sensação de leve queimação, vermelhidão e até mesmo unhas escurecidas, por exemplo.

Aliás, o uso prolongado da pomada Clariderm, por mais de 2 meses, podem causar manchas escuras ou preto-azulado.

Ademais, o uso da hidroquinona junto a produtos que tenham água oxigenada, benzoíla ou bicarbonato de sódio, por exemplo, é prejudicial. Isso porque tais componentes podem causar manchas ainda mais escuras na região da aplicação. Para evitá-las, portanto, evite o uso destes compostos aos mesmo tempo.

Sobretudo, não use a pomada junto com cosméticos que tenham álcool. Como já mencionamos, alguns ingredientes não reagem bem ao serem expostos à hidroquinona. Neste caso, aliás, pode acontecer até mesmo queimaduras.

Quem não pode usar Clariderm

Clariderm - Conheça como usar, para que serve e como funciona.
Fonte: Clínica SIM

Em primeiro lugar, se você apresentar alergia a qualquer dos componentes da pomada Clariderm, evite usá-la. Caso seja gestante, o medicamento não é indicado. Durante a amamentação, seu uso também não é recomendado. Além disso, crianças com menos de 12 anos não devem fazer uso de Clariderm.

Em suma, não use o medicamento em grandes áreas do corpo e, muito menos, em caso de queimaduras do sol. Por fim, saiba que o uso do Clariderm deve ser feita sob orientação médica, principalmente de um dermatologista. Certamente, ele vai saber falar se o creme vai ajudar ou não no seu caso.

Se você gostou de saber mais sobre a pomada de clareamento de pele Clariderm, leia também 12 coisas que mais dão caspa e você não sabia 

Fonte: Tua Saúde, Dino

Bibliografia

DRUGS.COM. Hydroquinone topical. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/hydroquinone-topical.html>. Acesso em 15 Jul 2021

TSE, T. W. Hydroquinone for skin lightening: safety profile, duration of use and when should we stop?. J Dermatolog Treat. 21. 5; 272-5, 2010

OGBECHIE-GODEC, O. A.; ELBULUK, N. Melasma: an Up-to-Date Comprehensive Review. Dermatol Ther (Heidelb). 7. 3; 305-318, 2017

TRUSWELL, W. H. Prescription Skin Care Products and Skin Rejuvenation. Facial Plast Surg Clin North Am. 28. 1; 59-65, 2020

Fonte da imagem destaque: Dermatology Times

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.