Biografias

Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar e inspirações

Para ter sempre alimentos naturais disponíveis para sua alimentação diária, saiba como fazer horta em casa de forma bem simples.

Se você é uma pessoa preocupada com a saúde e gosta de ter alimentos frescos nas refeições no dia a dia, uma boa dica é ter sua própria horta. Assim, você garante hortaliças livres de agrotóxicos. O que é uma grande vantagem. Mas, se você não sabe como fazer horta em casa, continue lendo a matéria que vamos te mostrar que não é tão difícil quanto parece.

Além dos benefícios de sempre ter alimentos frescos, cuidar da horta também pode ser uma atividade relaxante e também, proporcionar um momento com a família. Onde todos podem cuidar da horta juntos.

Por fim, fazer uma horta em casa também pode ser bastante vantajoso para seu bolso. Afinal, você vai evitar gastar com compras em supermercados e feiras. Mas, é importante lembrar que você precisa dedicar uma parte do seu tempo para irrigar, adubar e cuidar para que sua horta Florença.

Dessa forma, preparamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de fazer sua horta em casa. Confira.

Continua após a publicidade

Como fazer horta em casa: primeiros passos

Porto Seguro
  1. Antes de fazer horta em casa é importante pensar se você vai ter tempo e disponibilidade para cuidar da horta, afinal para que floresça é preciso de atenção e conexão.
  2. Em seguida, veja qual o tipo de horta que se adapta melhor às suas condições, assim como qual opção de plantio é melhor. Por exemplo, direto na terra, em floreiras, vasos, etc. Além disso, o ambiente deve receber luz solar direta.
  3. Ademais, se você não tem nenhum tipo de experiência com horta, ao invés de sementes, comece plantando mudas de espécies que sejam versáteis e duradouras. Como alecrim, manjericão, orégano e cebolinha, por exemplo.
  4. Uma questão muito importante na hora de fazer a horta é a rega da planta. O que pode ser difícil para quem está começando. Dessa forma, uma dica é colocar um palito de madeira espetado na terra.
  5. Então, para verificar retire sempre pela manhã e final de tarde, se o palito estiver molhado, significa que não há necessidade de regar. Caso contrário, se o palito estiver seco, então é preciso regar. Mas, nunca regue no meio do dia quando o sol está forte.
  6. E quando for regar evite o excesso, nunca regue até que a água escorra. Pois, assim vai causar a lixiviação do solo (lavar o solo levando os nutrientes embora).
  7. Por fim, é importante adubar a terra de forma correta, ela deve ser constante e equilibrada. Sendo que, o ideal é que a adubação seja feita uma vez por mês, utilizando um adubo orgânico e variando entre os tipos de adubos. Por exemplo, húmus de minhoca, cascas de verduras e farinha de casca de ovos.
  8. Além disso, para que a planta fique revigorada e cresça saudável, é preciso fazer a poda, limpeza e colheita periodicamente.
Globo

Como fazer horta em casa: onde plantar

Globo

Em suma, você não precisa de grandes espaços para poder fazer horta em casas. Na verdade, apenas um cantinho já é suficiente para plantar. Desde que receba luz solar direta por pelo menos 4 horas por dia, tenha pouca umidade e não receba ventos muito fortes.

Ademais, em ambientes com mais incidência de luz solar é possível fazer uma horta completa contendo ervas, hortaliças, leguminosas, entre outra. Por outro lado, em ambientes com pouca luz solar é possível fazer uma horta com ervas e temperos.

Continua após a publicidade
Revista Cláudia

Portanto, antes de começar sua horta, é importante pensar no espaço que você tem disponível. Pois, cada tipo de planta possui necessidades distintas, ou seja, cada planta tem uma forma de ser cultivada e cuidada para que floresça saudável. Pensando nisso, as principais formas de cultivar plantas são:

  • Direto na terra: esse é o modelo tradicional, ideal para quem tem um quintal com espaço. Assim, as sementes ou mudas são plantadas diretamente na terra.
  • Vasos: já para quem não possui muito espaço disponível, por exemplo, apartamentos. Uma boa alternativa é fazer o plantio em vasos, onde você tem diversas opções de tamanhos, formatos, cores ou materiais.
  • Embalagens recicladas: também tem como fazer horta em casa utilizando embalagens recicladas. Por exemplo, garrafas pet, latas, caixas de leite, potes, etc.
  • Floreiras: são ideais para espaços pequenos. Além disso, são ótimas para fazer hortas compactas.
  • Caixas de madeira e paletes: além de oferecer espaço, é uma opção barata.
  • Horta vertical: ideal para quem não tem espaço em casa, podendo aproveitar paredes usando vasos, embalagens recicladas, etc.

Enfim, caso opte por vasos, potes, caixas, etc., não se esqueça de fazer furos no fundo para evitar o acúmulo de água.

Continua após a publicidade

Como fazer horta em casa: preparação do solo e plantio

Uol

Antes de iniciar o plantio, é importante preparar o solo. E assim garantir que a terra seja rica em nutrientes e matéria orgânica para que sua horta forneça hortaliças de qualidade.

Em suma, você tem a opção de comprar a terra já preparada, ou preparar em casa mesmo. Por exemplo, misturando 50 litros de terra, 100 gramas de cal hidratada, adubo orgânico (17 litros de esterco de galinha ou 34 litros de esterco de gado) e adubo químico (200 gramas de NPK 4-14-8 ou 100 gramas de NPK 4-30-16).

Outra opção é misturar 1/3 de terra preta, 1/3 de substrato orgânico ou mineral e 1/3 de adubo orgânico (húmus de minhoca, esterco de aves, casca de ovo e um pouco de areia para ajudar na drenagem.

Ademais, a drenagem é muito importante para que o solo não fique compactado, impedindo que as raízes se desenvolvam em todo o espaço. Além de evitar o apodrecimento das raízes e o desenvolvimento de fungos.

Continua após a publicidade

Portanto, para a drenagem faça um berço de 15 cm de profundidade antes de colocar a terra preta, a areia, o húmus e o adubo orgânico. Então, com a terra preparada, agora é só começar o plantio.

Como fazer horta em casa: manutenção

Uol

Para fazer horta em casa é importante fazer a manutenção constante. Dessa forma, adube o solo pelo menos uma vez ao mês, alternando entre os adubos orgânicos. Por exemplo, húmus de minhoca, restos de verduras, cinzas, cascas de ovo, esterco de aves, etc.

Outro cuidado importante é o controle de pragas, que pode ser feito de forma simples e sem o uso de nenhum produto inseticida. Lembrando que o surgimento de pragas indica que algo no cultivo não está certo. Portanto, avalie se a quantidade de sol é adequada, a adubação, tamanho do vaso, a forma de regar, etc.

Uma dica para acabar com a praga é utilizar sabão neutro, detergente de louça, extrato de pimenta de alho, cebola, óleo de nim, entre outros.

Continua após a publicidade

Quanto à colheita, ela pode variar de acordo com a espécie da planta. Além disso, pode ser influenciada pela época do ano, qualidade do solo, nutrientes, irrigação, surgimento de pragas ou doenças, entre outros. No entanto, nas embalagens de sementes costumam indicar a previsão de colheita.

Como fazer horta em casa: plantas fáceis de cultivar

1- Hortelã

Horta

Você pode fazer horta em casa plantando ervas como a hortelã, que pode ser plantada através de mudas ou sementes. Ademais, o ideal é que seu plantio seja durante a primavera ou outono, quando as temperaturas são mais amenas.

Por fim, mantenha sempre o solo adubado e irrigado, além disso, faça a limpeza para evitar o crescimento de ervas daninhas. E a colheita pode ser feita pela haste, cortando acima do primeiro par de folhas, ou colhendo apenas algumas folhas.

2- Salsinha

Pinterest

O plantio é feito através de sementes, e devem ser plantadas com profundidade de 30 cm. Ademais, você pode plantar a salsa em qualquer época do ano, desde que não faça calor ou frio em excesso.

Continua após a publicidade

Por fim, mantenha os cuidados, irrigando e adubando. Quanto a colheita, geralmente pode ser feita de 2 a 3 meses após o plantio. E você deve colher as folhas inteiras.

3- Cebolinha

Tua Casa

Pode ser plantada através de sementes ou mudas. Inclusive, caso queira fazer o transplante para outro local, você pode fazê-lo depois de 30 a 40 dias.

Ademais, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, dando preferência às épocas de clima ameno. Além disso, adube e irrigue regularmente para manter a terra nutrida.

Por fim, a colheita é entre 3 e 4 meses após o plantio. Portanto, colha as folhas inteiras, retirando pela base e nunca pela metade.

Continua após a publicidade

4- Alecrim

Ciclo Vivo

Para fazer horta em casa, uma das opções é o alecrim, cujo plantio pode ser através de sementes ou mudas. No caso de mudas, você pode fazer o transplante quando o ramo atingir entre 15 a 20 cm.

Quanto ao plantio, opte por épocas mais quentes, como primavera ou verão. Ademais, o alecrim é resistente a secas, portanto é necessário regar mais frequentemente quando ainda jovem e mais espaçadamente quando estiver desenvolvido.

Por fim, a colheita é a partir do terceiro mês após o plantio. Mas, é importante não retirar mais da metade dos ramos de uma só vez. Pois, dessa forma pode prejudicar seu crescimento.

5- Manjericão

Vix

Para fazer horta em casa usando manjericão é possível fazer o plantio através de sementes. Mas, você também pode fazer mudas a partir de ramos da planta já adulta. Para isso, corte o ramo com 15 cm de comprimento e mergulhe na água até que crie raízes.

Continua após a publicidade

Ademais, opte pelo plantio em épocas mais quentes, pois o manjericão não suporta baixas temperaturas. Além disso, é preciso regar constantemente para manter a umidade do solo. Por fim, você pode fazer a colheita após 2 ou 3 meses do plantio.

6-Alface

greenMe

Fazer horta em casa com alface você tem a opção do plantio com sementes ou mudas. Ademais, é indicado plantar nas estações de clima mais ameno. Pois, altas temperaturas prejudicam o desenvolvimento das sementes.

Por fim, a colheita é entre 55 e 130 dias após o plantio. Sendo que, a maneira correta e cortar a planta pela base, deixando cerca de 2,5 cm de caule acima do solo. Dessa forma, a planta vai brotar novamente.

7- Como fazer horta em casa: Couve

Globo

Fazer uma horta com couve não tem segredos. Em suma, o plantio é feito através de sementes ou mudas, sendo que, quanto mais espaço disponível tiver, melhor será seu desenvolvimento. Além disso, você pode plantar a couve em qualquer época do ano. No entanto, ela tende a se desenvolver melhor em clima mais ameno ou frio.

Continua após a publicidade

Ademais, mantenha o solo sempre bem adubado e irrigado. E para estimular o crescimento dos brotos laterais, corte a ponta do caule principal. Por fim, você pode colher a couve entre 10 e 16 semanas após o plantio.

8- Brócolis

Youtube

O brócolis é ideal para hortas pequenas, podendo ser plantado durante o ano inteiro através de sementes ou mudas. No entanto, ele se desenvolve melhor em clima mais frio.

Ademais, o brócolis precisa de um solo rico em nutrientes. Por isso, adube frequentemente e mantenha a irrigação. Por fim, a colheita acontece entre 60 e 110 dias após o plantio.

9- Como fazer horta em casa: Espinafre

Freepik

Da mesma forma, o espinafre é ideal para hortas pequenas, onde o plantio é feito através de sementes. Sendo que, se desenvolve melhor em climas mais amenos, como no outono, por exemplo.

Continua após a publicidade

Ademais, o principal cuidado com a planta é manter uma irrigação frequente. Dessa forma, você pode colher entre 40 3 100 dias após o plantio. Mas, procure retirar as folhas mais externas ou caso queira colher a planta inteira, corte pela base deixando 2,5 cm de caule acima do solo. Assim, a planta vai brotar novamente.

10- Agrião

Uol

Em suma, você pode plantar o agrião através de sementes quando o clima está mais ameno, no outono ou na primavera. Ademais, é uma planta muito sensível a secas. Portanto, mantenha a terra úmida e faça a colheita entre 60 e 80 dias após o plantio.

11- Como fazer horta em casa: Repolho

Youtube

Você pode plantar o repolho através de sementes ou fazer o transplante quando chegar a 10 cm de altura. Além disso, quanto mais espaço tiver, mais o repolho irá se desenvolver, produzindo cabeças maiores.

Ademais, seu plantio pode ser feito durante qualquer época do ano. Enfim, é importante irrigar com frequência e mantê-lo em local onde receberá luz direta. Quanto a colheita, o ideal é quando a cabeça estiver bem formada e firma, o que pode acontecer entre 2 e 4 meses após o plantio.

Continua após a publicidade

12- Tomatinho cereja

Horta

Tem como fazer horta em casa com tomatinho cereja fazendo seu plantio através de sementes. E, também transplantando quando atingir uma altura de 10 cm de altura.

Ademais, a melhor época para o plantio é no início da primavera. Sendo que, você pode usar uma estaca para evitar que o caule fique envergado. Dessa forma, você vai poder colher entre 60 e 70 dias após o plantio, quando os frutos estiverem maduros.

13- Como fazer horta em casa: Cenoura

Dicas de Jardinagem

Para fazer horta em casa utilizando cenoura, é importante que você plante a semente em solo profundo, onde a terra é leve e livre de pedras ou detritos. Para que o desenvolvimento e crescimento da cenoura não sejam prejudicados.

Por fim, é importante irrigar a horta frequentemente, mas tomando cuidado para não encharcar. Dessa forma, você pode colher a cenoura entre 2 a 4 meses após o plantio.

Continua após a publicidade

14- Beterraba

Globo

Da mesma forma, você tem que plantar a semente ou muda da beterraba em solo profundo, com terra leve e sem detritos. Além disso, a beterraba se desenvolve melhor em clima mais ameno. E quando adulta, a beterraba consegue suportar o frio.

Enfim, a beterraba precisa de certos cuidados. Por exemplo, não deixe que as raízes fiquem expostas para fora da terra e mantenha a irrigação. Dessa forma, você pode colher a beterraba entre 2 e 6 meses após o plantio.

15- Como fazer horta em casa: Rabanete

Pinterest

Para fazer uma horta em casa com rabanete você precisa plantar as sementes em solo profundo, leve e livre de detritos. Algumas espécies de rabanetes são resistentes a climas mais quentes, outras já se desenvolvem melhor em clima mais ameno.

Por fim, regue regularmente para evitar que o solo fique seco por completo. Dessa forma, você poderá colher entre 25 e 80 dias após o plantio.

Continua após a publicidade

16- Morango

Uol

Uma vantagem de se fazer horta em casa com morango é que ele não precisa de muito espaço, podendo ser plantado em vasos através de sementes ou mudas, que é o mais comum.

Ademais, o ideal é que você faça o plantio em dias mais frescos e nublados. Como a época que compreende o fim do verão até o final do outono. Pois, o morango se desenvolve melhor em temperaturas mais baixas.

Por fim, a colheita ocorre entre 60 a 80 dias após o plantio. Além disso, para aumentar a produção, corte os estolhos assim que surgirem.

17- Como fazer horta em casa: Abóbora

Vix

Para fazer horta em casa de abóbora é importante que você plante as sementes em uma terra que seja rica em matéria orgânica. Ademais, a abóbora tende a se desenvolver melhor em climas mais quentes. Por isso, opte por fazer o plantio no início da primavera.

Continua após a publicidade

Enfim, é preciso manter o solo sempre úmido, irrigando frequentemente. Dessa forma, você poderá colher cerca de 4 meses após o plantio.

18- Abobrinha

Youtube

Ao fazer horta em casa de abobrinha você tem duas opções. A primeira é plantas as sementes no local definitivo. E a segunda é fazer o transplante quando a planta estiver com no mínimo três folhas. Apesar de poder ser plantada em vasos, a abobrinha se desenvolve melhor em canteiros.

Ademais, a época mais adequada para seu plantio é durante temperaturas mais quentes. Por fim, você deve fazer a colheita quando os frutos estiverem bem desenvolvidos, mas antes que fiquem completamente maduros. Normalmente, entre 45 e 80 dias após o plantio.

19- Como fazer horta em casa: Pepino

Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações
Pinterest

O plantio é feito através de sementes, caso opte por plantar em vasos ou outros recipientes, é importante que tenham pelo menos 30 cm de diâmetro e de profundidade. Além disso, ele se desenvolve melhor durante época com altas temperaturas.

Continua após a publicidade

Por fim, mantenha a planta longe do vento e colha seus frutos quando estiverem bem desenvolvidos. Mas, antes que amadureça completamente, o que acontece geralmente entre 30 a 70 dias após o plantio.

20- Batata

Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações
Horta

Por fim, tem como fazer horta em casa com batata. Em suma, pegue uma batata saudável e deixe em um local iluminado até que os brotos nasçam e atinjam 2 cm. Então, plante a batata no solo. Outra opção é plantar a semente em uma sementeira e fazer o transplante quando estiver com quatro folhas.

Como a batata cresce melhor em clima mais ameno, e não desenvolve tubérculos em temperaturas altas, opte por fazer o plantio no início da primavera ou outono.

Por fim, não regue nas duas semanas que antecedem a colheita, que acontece entre 14 a 16 semanas após o plantio.

Continua após a publicidade

Inspirações

Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar +inspirações

Então, se você gostou das dicas de como fazer horta em casa, leia também: Casca de alimentos – Benefícios e melhores formas de utilizar.

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários