Dicas & Truques

Regar plantas – Como fazer, frequência, horários e quais não precisam

Plantas pedem cuidados específicos, sobretudo na irrigação. Confira dicas de como regar as plantas corretamente e manter seu jardim saudável.

Você sabe regar plantas? Perguntamos isso porque cultivar plantas em casa vai além de uma questão estética e decorativa. É trazer um pouco da natureza, do que é vivo, para seu espaço particular. Ademais, é uma ótima oportunidade para se conectar com o natural e adotar hábitos mais saudáveis.

Um bom exemplo de como as plantas podem causar um impacto positivo nos ambientes, é o crescimento do hábito de cultivar hortas em casa. Em uma vida moderna e com cotidiano agitado, esse contato com a natureza – mesmo que pequeno, pode proporcionar uma sensação de paz e aconchego.

Contudo, se ter plantas em casa é um desejo seu, é necessário ficar atento à cuidados específicos de jardinagem. Sobretudo, no quesito regar plantas.

Mas, antes de tudo, é muito importante escolher plantas fáceis de cuidar, especialmente se você não tiver muito tempo. Assim, você garante os cuidados necessários sem interferir com o tempo que tem disponível.

Continua após a publicidade

Além dos cuidados básicos, como quantidade de sol e ventilação, saber regar plantas é um princípio fundamental da jardinagem. E se você quer aprender como regar plantas de forma correta, confira as dicas abaixo:

Qual o melhor horário para regar minhas plantas?

Regar plantas: você realmente sabe como fazer?
Blog Plantei

O mais indicado, antes de qualquer coisa, é sempre verificar as condições climáticas do dia. As mudanças de temperatura podem ser ótimos indicativos de que é o momento ideal para fazer a irrigação. Por isso, antes de começar a regar as plantas, é um Contudo, há uma regra geral que indica que, o melhor horário para realizar a rega, é no período da manhã ou final da tarde (após às 15h).  Ademais, vale a pena conferir se a terra da planta está seca ou molhada. Essa dica também funciona como um bom indicativo se a sua planta precisa ou não ser regada no momento.

Continua após a publicidade

Faça o teste colocando um palito ou dedo na terra e verifique se ela está úmida ou seca.

Dica extra: Evite regar as plantas em horários muito quentes, pois a água será absorvida rapidamente. Além disso, fazer a rega a noite também não é indicado, uma vez que a absorção da água será mais lenta.

Continua após a publicidade

E se você já começou a achar todo esse processo difícil, uma alternativa é investir em plantas que não precisam de muitos cuidados. Dessa forma, você não abre mão de ter uma plantinha em casa e, também não perde muito tempo.

Qual a frequência indicada?

Regar plantas: você realmente sabe como fazer?
Blog Plantei

Certamente você deve saber que uma regra básica e que não costuma falhar é evitar encharcar a terra. Isso porque o excesso de água pode resultar em um afogamento das raízes e, como resultado disso, o surgimento de doenças e fungos.

De modo geral, não há uma frequência exata em que a rega das plantas deve ser feita. É muito importante estar sempre avaliando as condições do solo e os fatores climáticos. Por isso, não vá regando as plantas sem necessidade. Procure fazer um teste colocando um palito ou dedo na terra para verificar se ela está úmida ou seca.

Também é muito importante ficar atento aos sinais que as plantas dão. Folhas murchas, solo com aspecto rachado e queimaduras são alguns exemplos de que a sua planta pede socorro.

Continua após a publicidade

Na dúvida, vale a pena conhecer melhor as espécies e assim suas necessidades. Confira uma seleção de 5 plantas que não precisam de água.

5 plantas que não precisam de muita água

1 – Pata-de-elefante

Regar plantas: você realmente sabe como fazer?
Pinterest

É uma ótima opção para quem adora usar plantas na decoração. Suas folhas encaracoladas são um charme! E a melhor parte: ela tem capacidade de armazenar água em seu tronco. Perfeito para quem não tem muito tempo. Embora essa espécie de planta não precise de muita água, é importante estar sempre observando o aspecto das folhas. Folhas secas e marrons, é sinal que você precisa regá-las, já se estiverem amareladas, indicam água em excesso.

2 – Árvore-de-borracha

Regar plantas: você realmente sabe como fazer?
Pinterest

Essa é uma espécie de planta com alta capacidade de viver seca. Durante o verão, requer mais atenção, com água e terra mais úmida. Já durante o inverno, pode ficar até 1 mês sem receber água.

3 – Espada de São-Jorge

Regar plantas: você realmente sabe como fazer?
Pinterest

É uma das mais conhecidas por não precisar de muitos cuidados. A verdade é que essa espécie sobrevive com pouquíssima quantidade de água, sobretudo em épocas mais frias. Dica de manutenção é deixar o solo absorver completamente a água e não exagerar na quantidade de água.

Continua após a publicidade

4 – Gravatinha

Regar plantas: você realmente sabe como fazer?
Pinterest

Outra espécie que pode dispensa irrigação frequência. Isso porque seus rizomas – caules subterrâneos, conseguem acumular nutrientes suficientes para sua sobrevivência. Importante ficar atento as folhas amarronzadas, podem ser uma indicativo de falta de água.

5 – Árvore-guarda-chuva

Regar plantas: você realmente sabe como fazer?
Pinterest

Assim como as outras espécies, a Árvore-guarda-chuva também lida bem com a falta de água. A propósito, esse tipo de planta prefere a falta do que o excesso de água. Portanto, tome cuidado ao regar essa espécie.

Como devo regar as plantas?

Regar plantas: você realmente sabe como fazer?
Blog Plantei

Primeiro de tudo: regue as plantas sempre com água em temperatura ambiente. Evitando dessa forma o choque térmico. Veja um passo a passo simplificado:

1 – Despeje a água lentamente na base da planta de forma que a absorção seja completa

Continua após a publicidade

2 – Verifique a totalidade da água encontrada na planta, a fim de evitar os excessos de água.

3 – As folhas das plantas, em sua maioria, não precisam ser molhadas. Tome cuidado com respingos de água que podem desencadear doenças e até queimaduras sob o sol.

Posso molhar as folhas?

Regar plantas: você realmente sabe como fazer?
Blog.floramorumby

Como mencionado acima, vai depender do seu tipo de planta. Violentas, por exemplo, que possuem folhas sensíveis, não devem ser molhadas. O mais indicado é aplicar a água somente na base da planta – com cuidado, ou em pratinhos. No caso de pratinhos, é importantíssimo ficar atenta ao excesso de água, principalmente para evitar proliferação do mosquito da dengue. Por isso, cubra os pratinhos com areia, para uma melhor absorção da água.

Dica extra: Se puder, evite a utilização de pratinhos. Especialistas em jardinagem afirmam que essa prática pode favorecer o encharcamento e, como resultado disso, o apodrecimento das raízes.

Continua após a publicidade

Agora que você já sabe tudo sobre regar plantas, que tal montar um Jardim de Inverno? 

Fontes: Giuliana FloresGazeta do PovoPlantei, Jardineiro, Casa

Imagens: Plantei Flora Morumbi Casa Vogue

Continua após a publicidade

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários