Dicas & Truques

Como tirar giz de cera da parede? Diferentes opções

Apesar da arte parecer desesperadora na hora, aprender como tirar giz de cera da parede é rápido e pode te ajudar em situações futuras.

Ter crianças em casa já é um sinal óbvio de que nada jamais estará perfeitamente arrumado. Durante as brincadeiras do dia a dia e as invenções infantis, uma ou outra arte certamente surgirá onde você menos espera. Todavia, muitas vezes, tais artes acabam nas paredes de casa, e é provável que o desespero bata. Por parecerem imensas folhas em branco, pode ser difícil mantê-las longe de tal centro da perdição. Seja como for, não é preciso se desesperar: afinal, existem várias formas de salvar o lar quando o assunto é como tirar giz de cera da parede, por exemplo.

Uma das primeiras alternativas às quais muitos recorrem ao tentar tirar giz de cera da parede é esfregar a região com força. A técnica, além de ineficaz, pode danificar a pintura. Por outro lado, existem várias possibilidades para fazer o trabalho sem estragos. Pelo fato do giz de cera não ser líquido, por exemplo, é possível começar a limpeza tentando remover o excesso com uma espátula ou faca cega.

Confira abaixo todas as melhores alternativas sobre como tirar giz de cera da parede, bem como o passo a passo para realizar cada limpeza, identificando antes o tipo de sujeira para aplicar a opção ideal.

Como tirar giz de cera da parede

Antes de mais nada, é importante identificar qual tipo de tinta foi utilizado na pintura das paredes. Normalmente, determinados materiais precisam de técnicas específicas, assim, a limpeza funcionará de forma mais eficaz.

1 – Bicarbonato de sódio

Fonte: Tua Saúde

A dica do bicarbonato de sódio foi feita especialmente para quem deseja aprender como tirar giz de cera da parede. A técnica é extremamente simples: apenas molhe uma esponja com água morna e coloque um pouco de bicarbonato de sódio em cima dela. Em seguida, esfregue delicadamente a parede riscada, passando um pano branco e úmido com água morna para limpar o excesso de produto.7

2 – Álcool

Fonte: Jornal Opção

Nesse sentido, o álcool também funciona muito bem para manchas de canetinha, que também pode acabar em suas paredes algum dia. Com um pano embebido em álcool, esfregue delicadamente a região manchada da parede, até que ela desapareça de vez. Todavia, tome cuidado com o produto, que não pode ser utilizado em paredes com tinta lavável, correndo o risco de deixá-las desbotadas.

3 – Detergente ou limpador multiuso

Como tirar giz de cera da parede
Fonte: Dicas de Mulher

O detergente ou limpador multiuso funciona muito bem em paredes com tinta fosca ou azulejos, principalmente no caso de manchas de canetinha. Você só precisa aplicá-lo com a ajuda de uma esponja úmida, esfregando levemente até remover a mancha. Por fim, passe outra esponja ou um pano úmido para remover resíduos do produto.

4 – Sabonete para tirar giz de cera da parede

Fonte: Poupa Farma

Você sabia que até mesmo o sabonete pode funcionar na hora de tirar giz de cera da parede? Ele funciona, de certa forma, como a última das alternativas. Com a ajuda de uma esponja ou pano branco molhados em água fria e sabonete, faça movimentos circulares no local riscado até que tudo saia de vez. Da mesma forma, você precisa ter cuidado para não esfregar demais e manchar a tinta da parede.

5 – Secador de cabelo

Como tirar giz de cera da parede
Fonte: Zoom

As manchas mais leves de giz de cera sumirão rapidamente com a ajuda de um secador de cabelo. Você só precisa mirar o aparelho na direção da mancha, de forma que a cera derreta. De forma rápida, esfregue a área com um pano úmido antes que a cera seque de novo, já que tudo acontece rapidamente. Lembre-se de deixar o secador na temperatura baixa e com pelo menos 3cm de distância da parede para não danificar a pintura.

6 – Saponáceo cremoso

Fonte: Freepik

O saponáceo funciona muito bem tanto para riscos de giz de cera quanto para de canetinha. Normalmente, utiliza-se junto dele uma esponja de aço, para maior eficácia. Apenas esfregue a esponja com saponáceo na parede e tome cuidado para retirar qualquer resíduo depois. Não esfregue com muita força, de forma que a pintura não fique danificada.

7 – Lixa para tirar giz de cera da parede

Como tirar giz de cera da parede
Fonte: Freepik

A lixa, apesar de efetiva, deve ser utilizada com muito cuidado, para evitar qualquer dano à pintura. Passe uma lixa bem fina com cuidado na mancha, até removê-la completamente.

Se você se interessou por essa matéria sobre como tirar giz de cera da parede, aproveite para conferir Como pintar parede – O que você precisa e os 11 passos

Fontes: Limpeza Rápida, Cleanipedia, Flávia Ferrari, Homify

Imagens: Politintas, Tua Saúde, Jornal Opção, Dicas de Mulher, Poupa Farma, Zoom, Freepik, Freepik

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você