Vai ler para os pequenos? Então, escolha os livros para crianças que contenham lições valiosas. Não esqueça que a literatura é um instrumento de educação, imaginação e referências de situações que eles podem reproduzir na vida real. Por isso, é tão importante selecionar as obras que os seus pequenos vão ler.
De modo geral, os livros são uma influência direta do que as crianças pensam, falam e reproduzem nos ambientes em que vivem. A saber, a leitura é um exercício da escrita e da língua culta, já que repetimos as palavras e expressões, permitindo a memorização.
Desse forma, separamos 15 livros que ensinam verdadeiras lições de vida para o mundo conturbado que vivemos atualmente. Cada história, personagem e mensagem principal são direcionados para crianças, mas os adultos também aprendem.
15 livros para crianças com lições para a vida
1- Um livro pra gente morar
Este livro ensina a importância das palavras, visto que delas podem nascer uma poesia incrível. Além disso, a obra utiliza os sentimentos para explorar diversos mundos, porque os autores acreditam que coisas incríveis podem acontecer durante a leitura de um poema. Aliás, o livro é recheado por uma seleção de poemas! Ainda mais, tem formato físico de uma casa, remetendo a ideia de infância.
2- Aqui Estamos Nós
O autor Oliver Jeffers escreveu sua conversa com o filho recém-nascido sobre o planeta em que vivemos. O pai carinhoso apresenta divertidas lições que valorizam a vida e a sobrevivência na Terra. Em contrapartida, ele explica numa linguagem mais próxima de uma criança, partindo dos conceitos que julga importantes: cuidar do planeta e de si mesmo, respeitar as diferenças e se importar com o próximo.
3- Os Direfentes – Livros para Crianças
O livro ensina sobre a diversidade entre as pessoas que vivem no mundo. Dessa forma, os personagens são apresentados de forma inusitada, forçando a criança a desenvolver um olhar maduro sobre si mesma e os outros.
4- Amoras
O título do livro se refere as frutas, mas também retrata a representatividade, autoestima e orgulho racial. O autor do livro é o rapper Emicida, sendo a sua primeira obra, o texto foi baseado na música do álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa.
5- Nunca acontece nada na minha rua
Esta obra faz parte das indicações de livros para crianças, isto porque conta a história de um menino mal-humorado que vivia sentado na calçada de casa reclamando da vida. Se bem que, ele sempre dizia que nada de bom lhe acontecia, mas o que ele não tinha percebido é que ao seu redor existia um universo surpreendente.
6- A avó amarela
Neste livro, a saudade é definida pela autora como amarelo. Isto porque a sua avó Esmeralda usava essa cor em uma foto que ficou de lembrança. É uma obra que nos faz recordar de coisas tão simples da vida do interior, como acordar antes do sol, dormir ao lado da dentadura no copo e comprar o galo vivo na feira para o almoço de domingo.
7- Casa de Passarinho – Livros para Crianças
Você já observou a casinha do passarinho joão-de-barro? Se não, pelo menos já percebeu que é bem feita. Neste livro, a história se passa com duas crianças imaginando a vida dos bichinhos dentro da casa de barro, até vestidos de terno e vestido. O autor explora a fantasia e a realidade, estimulando a imaginação do que os pássaros comem, se eles dormem e se jogam xadrez no tempo livre.
8- A fabulosa máquina de amigos
O livro conta a história de uma galinha que encontrou uma tela brilhante no cenário rural. A partir disso, ela abandonou os seus amigos antigos, porque descobriu que a máquina que encontrou fazia novos amigos. Dessa forma, ela passava dia e noite em frente a telinha, até cair numa cilada virtual, e precisar da ajuda de seus velhos amigos.
9- Se eu abrir esta porta agora…
Em síntese, o autor Alexandre Rampazo provoca a reflexão sobre o que acontece se ultrapassarmos os limites. O livro retrata sobre o medo e o otimismo, apresentando o receio que temos de seguir para o outro lado do armário. Já imaginou se a cada vez que a porta se abrir, algo acontecer?
10- A menina dos livros
Esse título realmente representa muito bem a personagem, visto que ela carrega clássicos, como Alice no País das Maravilhas, As Viagens de Gulliver, O Pequeno Polegar, dentre outros. Assumidamente, a menininha é fã de livro, ela atravessa um mar de palavras, escala montanhas e declara o seu amor pela literatura.
11- Se os tubarões fossem homens
Se os tubarões fossem homens, seriam mais “humanos”? Essa é uma reflexão inicial que o livro provoca no leitor, mostrando a realidade dos animais em comparação as pessoas. Talvez, eles construiriam gaiolas para os peixinhos, aprenderiam a localizar o caminho da boca dos tubarões e as diferentes classes entre eles. É bem semelhante aos dias atuais, não é?
12- Apesar de tudo
Um livro que fala sobre a dificuldade de relacionamento e o ódio virtual. Ao passo que, o autor colombiano Dipacho discorre sobre amor, amizade e as lutas que valem a pena. Dito isto, é necessário entendermos quem somos nessa história – um pinguim ou não. Apesar de tudo, devemos lutar pelo que acreditamos, mesmo quando o sol cresce e derrete todo o gelo embaixo de nossos pés.
13 – Manu e Mila – Livros para Crianças
Onde está a felicidade? Essa é a pergunta que as personagens Manu e Mila procuram uma resposta. Mila acha que a felicidade está ao nosso redor, desde o jardim até uma gota de água que cai do céu. Ao contrário, Manu acredita que a felicidade pode estar boiando no oceano ou no alto de uma montanha. Assim, elas decidem procurar juntas.
14- O gigante mais elegante da cidade
Essa obra está entre os livros para crianças mais procurados pelos pais. Isto porque, conta a história do gigante Jorge, que decide se tornar elegante. Dessa forma, ele compra roupas e sapatos novos, mas por ter um coração bondoso acaba doando tudo no decorrer do caminho. Se encontra alguém que precisa, ele não pensa duas vezes.
15- Olavo – Livros para Crianças
Se a tristeza tem cor, isso não sabemos. No entanto, para Olavo ela é marrom. Triste, ele encontra um presente ao abrir a porta de sua casa. Ao sentir-se feliz, o ambiente onde vive começa a ganhar tons de azul. Ao passo que, ele luta para que o marrom vá embora e o azul permaneça em sua vida.
Em suma, os livros para crianças também são para adultos, já que transmitem lições para uma vida inteira. A saber, deixamos situações mal resolvidas no meio do caminho, por isso, essas histórias podem ajudar pessoas de todas as idades.
Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Como ensinar o alfabeto – Dicas e brincadeiras para ensinar crianças
Fontes: Revista Crescer
Imagens: Medium, Estadão, Pais e Filhos, Livreirinha, Story Time, Amazon, Fafá Conta, Tulipa Baby, Kids Indoors, Fafá Conta II, Pinterest, Nova Escola Box, Gramatura Alta, Na Corda Bamba, Kids Indoors II e Estadão II