Dicas & Truques

Tipos de yoga: aprenda quais são as modalidades

A prática de yoga inclui diversos tipos de yoga, com diversas finalidades e propósitos que se adequam a cada tipo de praticante.

Você sabia que existem diferentes tipos de yoga? Isso mesmo, a prática milenar de origem indiana, baseada em movimentos de torção, alongamento e posturas diferentes tem uma gama de variedades. Cada uma das linhas oferece um jeito de praticar, além de uma forma distinta de inserir a prática no seu cotidiano.

O yoga se tornou muito mais do que apenas um exercício, e se tornou um estilo de vida que conquista cada vez mais pessoas que buscam equilíbrio, bem-estar e conhecer melhor a si mesmo. Os tipos de yoga atendem diferentes tipos de emoções e objetivos. Portanto, com certeza vai ter um que é a ideal para a necessidade de cada praticante, desde os iniciantes até os mais experientes.

Enfim, todas elas são uma forma de aumentar o domínio do seu próprio corpo, além dos sentidos e da mente. E hoje vamos conhecer melhor os diversos tipos de yoga. 

Aproveita para conferir: 75 hobbies femininos para escolher o seu. 

Quais são os tipos de yoga?

Entre os tipos de yoga, temos opções mais relaxantes e também as mais vigorosas. Cada uma das práticas e suas particularidades são determinantes para que cada praticante escolha a que mais combina com o que você busca:

1 – Hatha yoga

Para começar, um dos tipos de yoga mais clássicos e famosos no ocidente. O Hatha yoga conta com posturas mais leves e em menor quantidades. Sendo assim, é mais indicada para quem está começando na prática do yoga. Aliás, ela trabalha no equilíbrio entre mente e corpo através da respiração.

2 – Hatha flow

Já o estilo Hatha flow é basicamente a união dos estilos Hatha yoga com o Vinyasa Flow. Ela também aposta em movimentos mais leves. Apesar de ser indicada para iniciantes, ela atente a todos os níveis dos praticantes de yoga, até os mais experientes.

3 – Ashtanga yoga

Ao contrário das linhas mais tradicionais, o estilo Ashtanga yoga é um pouco mais intenso. Sendo assim, desafia muito mais o corpo físico. Portanto, ela é mais recomendada para pessoas com certa experiência e que busca aumentar a concentração, bem como ganhar condicionamento físico e melhorar a flexibilidade. Além disso, é uma ótima forma de desintoxicar o organismo através do suor.

4 – Vinyasa yoga

Aliás, a linha Vinyasa yoga é uma das mais dinâmicas e graciosas. Ela é baseada em movimentos que parecem uma coreografia de dança. Sendo assim, apresenta um fluxo contínuo de posições, e alinha as posturas com a respiração. Desse modo, é um dos tipos de yoga mais indicados para quem procura formas de relaxar e aumentar a sua consciência corporal. 

5 – Core Vinyasa

É uma prática do yoga voltada para a construção da força. Então, no Core Vinyasa, se trabalha exercícios com sequências de posturas de yoga, trabalhando as contrações musculares. Com resultado, tem um trabalho muscular muito eficiente e rápido. É ideal para controle corporal, melhora da postura e também para prevenir lesões. Por fim, o Core Vinyasa é recomendado a todos os níveis de praticantes de yoga.

6 – Kundalini yoga

Esse estilo de yoga é indicado para quem procura despertar a energia concentrada na região do primeiro chacra, ou seja, na base da coluna. O Kundalini yoga é uma das linhas que mais foca em exercícios de respiração, contrações e gestos com as mão, que são ótimos para expandir a consciência.

7 – Raja yoga

Assim como o estilo Kundalini, o Raja yoga também é voltado para o lado mais espiritual dos seus praticantes. Desse modo, é voltado mais para o interior e desenvolvimento pessoal, e não tanto para o esforço físico. Aliás, é muito boa para aqueles que já têm a meditação como hábito. Aliás, conheça a meditação para ansiedade.

8 – Iyengar yoga

O Iyengar yoga é ideal para aqueles que buscam algo mais terapêutico e com foco no estado de pausa nas posturas. É uma linha muito interessante para quem busca no yoga uma forma de lidar com as dores nas costas e também a falta de alongamento do corpo.

9 – Yoga kurunta

A Yoga Kurunta é um pouco mais exigente por parte dos seus praticantes, e por isso não é indicada para quem está começando. Isso porque essa prática utiliza da força da gravidade para influenciar o corpo. Então, ela faz o uso das kuruntas, ou seja, as cordas presas na parede. Esse estilo trás diversos benefícios para o corpo, além de força e mobilidade.

10 – Yin yoga

Esse estilo de yoga trabalha os tecidos mais profundos do corpo, tais como ligamentos, articulações e ossos. Tudo isso para expandir a flexibilidade corporal e melhorar saúde emocional, quanto mental. O Yin yoga tem uma abordagem somática, que aumenta a consciência corporal e da respiração através das posturas estáticas. Portanto, é indicada para todos os níveis.

11 – Yoga Aéreo

Esse é um dos tipos de yoga que usa o tecido suspenso para realizar as posturas. Aliás, é uma das aulas mais dinâmicas, criativas e intensas do yoga, que se beneficia da força da gravidade para aumentar os efeitos da prática. Também é indicada para todos os níveis de praticantes de yoga.

12 – Yoga restaurativo

Por fim, o yoga restaurativo, que tem como foco o relaxamento e a redução de ansiedade e estresse, sendo indicado para todos os níveis. Esse estilo é baseado em poucas posturas, mas que são executadas com longos períodos de permanência. Aliás, esse método mais terapêutico, que utiliza materiais de apoio às posturas, como blocos e fitas.

LEIA MAIS: 

Fontes: Yogateria Gaya Namu My Yoga 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você