Maternidade

Como armazenar leite materno – Dicas para manter a qualidade do leite

Como armazenar leite materno parece algo simples de se fazer, mas para manter a qualidade do alimento é preciso tomar alguns cuidados.

Atualizado em 22/09/2020

Não é novidade para ninguém que o leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Por isso, muitas mamães fazem questão de amamentar seus filhos o máximo de tempo possível. Contudo, sabemos que a vida da mãe nem sempre é tão simples, e as vezes ela precisa se ausentar. Nesse caso é essencial deixar o alimento para o bebê quando ela não estiver presente. Nessa hora surge uma dúvida: como armazenar leite materno?

Parece ser algo simples, mas nem tanto. A forma como o leite materno é armazenado é o que definirá a qualidade do alimento quando o bebê for ingeri-lo. Por isso, todo o processo, desde a extração do leite, o seu armazenamento, e descongelamento deve ser feito com muito cuidado, para manter todas as propriedades da bebida.

Existem várias situações em que é necessário recorrer ao armazenamento do leite materno. Principalmente quando a mãe irá voltar ao trabalho e precisará se ausentar por um período. Sendo assim, essa é a melhor forma de manter a amamentação de leite materno do seu bebê.

Portanto, hoje iremos aprender a forma correta de como armazenar o leite materno. Além é claro da extração e a melhor forma de descongelar o alimento.

Como extrair o leite materno

Revista Saúde

Antes de aprender como armazenar leite materno, é preciso extrair o leite. Para isso, existem dois métodos igualmente eficazes: a extração manual e a extração feita por meio de uma bomba ou extrator.

Extração manual

Esse método é mais indicado para mulheres que tem facilidade em extrair o leite manualmente, ou mesmo que tenham muito leite. É o método mais simples e rápido. Para extrair o leite materno manualmente, o ideal é que a mamãe esteja bem relaxada e confortável. Uma dica para facilitar o processo é tomar um banho ou usar panos mornos para suavizar o peito.

E então, com as mãos bem higienizadas, comece fazendo uma massagem na mama indo para auréola. Depois, segure a mama com uma das mãos e utilize os dedos da outras apertando a auréola para que o leite saia, colocando-o em uma recipiente esterilizado e com uma boa abertura.

Extração com bomba

Já para as mamães que desejam fazer uma extração regular, é comum que recorram a uma bomba de extração. Existem diversas no mercado, com versões elétricas e mecânicas. Essas bombas são muito práticas e não tem segredo para extrair o leite. Sendo assim, basta encaixá-la na mama e ligá-la ou bombear para que o leite saia.

E então, após estrar o leite materno, é a hora de armazená-lo.

Como armazenar leite materno

YouTube

Armazenar o leite materno é a melhor opção para mulheres que produzem bastante leite e desejam alimentar o bebê por mais tempo ou evitar o desperdício de um alimento tão importante. Ou também no caso de se afastar do bebê por algumas horas. Desse modo, é possível oferecer o melhor alimento para o bebê em qualquer momento.

Então, como dito anteriormente fazer isso de forma correta é fundamental para manter todos os nutrientes e a qualidade do leite. Então, vamos aprender como armazenar leite materno.

Antes de mais nada, deve-se colocar o leite em um recipiente adequado e principalmente muito bem esterilizado. Existem várias opções de recipientes, desde frascos de vidro ou plástico, com fechamento hermético, mamadeiras e até saquinhos próprios para armazenamento que podem ser encontrados em farmácias. E depois é só colocar no freezer ou congelador para manter a sua qualidade por mais tempo.

Uma dica muito importante, é guardar o leite em pequenas quantidades, para evitar o desperdício. Isso porque se sobrar, não é recomendado tomá-lo posteriormente. Além disso, é imprescindível etiquetar os recipientes anotando a data e horá em que foi tirado. Assim é possível saber se o leite ainda está bom para ser ingerido pelo seu bebê.

Se for preciso transportar o leite congelado, o ideal é fazer isso utilizando uma caixa térmica para manter a temperatura do alimento.

Por quanto tempo o leite pode ser armazenado?

Sou Mãe

Por fim, você extraiu o leite corretamente e colocou em um recipiente esterilizado, fechou bem e colocou no congelador. Agora vem a dúvida, por quanto tempo o leite materno pode ser armazenado sem estragar?

Então, em temperatura ambiente, o leite materno tem duração de apenas 4 horas e na geladeira 72 horas. Nesse caso, é importante evitar deixar o recipiente com leite na porta da geladeira, evitando alterações bruscas de temperatura. Já se for armazenado no congelador, em temperatura menor a 19 graus negativos o leite pode ser conservado por até 6 meses.

Como descongelar o leite

Ficar Grávida

Congelou o leite e agora irá usá-lo para alimentar o bebê, escolha o recipiente com o leite que está armazenado por mais tempo e assim sucessivamente. Lembre-se que após descongelar o alimento, ele deve ser consumido no máximo em 24 horas. Por isso, o ideal é descongelar apenas a quantidade que irá ser consumida para evitar o desperdício.

Então, existem pelo menos três formas de se fazer isso.A primeira e mais simples, é retirar o leite do congelador algumas horas ante de usar. Você pode deixá-lo descongelar em temperatura ambiente ou mesmo na geladeira.

Mas se não tiver muito tempo, você pode colocar o recipiente com o leite congelado em uma vasilha com água morna para descongelar mais rápido. Ou também em banho-maria, que consiste em colocar o frasco com o leite em uma panela com água morna e esperar esquentar.

Na hora de dar ao bebê, basta agitar um pouco para homogenizar a gordura.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também os prós e contras da chupeta.

Fontes: Huggies Tua Saúde Pediatra Descomplicada 

Imagem destacada: Mãe Pop

Imagens: Revista Saúde YouTube Sou Mãe Ficar Grávida