Maternidade

Como calcular a data provável do parto

Se você quer descobrir quando o bebê vai nascer. Existem algumas formas simples de calcular e descobrir qual será a data provável do parto.

O período de gravidez é repleto por um mix de sentimentos e sensações, podendo ser mais fácil ou mais difícil em algumas situações. A

demais, durante a gestação, muitas famílias pretendem montar um planejamento para se organizarem. Diante disso, saber a data provável do parto é fundamental. Logo, existem alguns métodos que estipulam essa data de forma aproximada. Confira.

Data provável do parto com cálculos

Uma forma para descobrir a data provável do parto é através de alguns cálculos. Ademais, acrescente 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu.

Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, adicione 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8. Desse modo, ficará: 12+7 = 19, para o dia. Por outro lado, será: 8+9 = 17, para o mês.

Entretanto, como o ano tem apenas 12 meses, o valor deve ser adicionado ao ano seguinte. Logo, terá como resultado o mês 5. Portanto, a data provável do parto seria no dia 19 de maio.

Qual a margem de erro da calculadora do parto?

O resultado da calculadora do parto representa apenas uma estimativa da data provável do parto. Ademais, a base do cálculo usada leva em consideração uma gravidez que durou exatamente 40 semanas.

Logo, o bebê irá nascer entre 37ª e a 39ª semanas, algo que não é muito comum. Assim como de forma mais tardia do previsto, entre a 40ª e 42ª semanas.

Data provável do parto pelo ultrassom

Por outro lado, caso você não saiba a data da última menstruação ou opte por uma data provável do parto mais precisa, o ideal é recorrer ao exame de ultrassom.

Através dele é possível notar os parâmetros do crescimento. Além disso, esses dados são comparados com uma tabela que indica quais as características e tamanhos o bebê deve ter em cada semana de gestação.

Por fim, o médico ainda pode fazer a medição da altura do útero. Desse modo, irá observar os movimentos do bebê e batimentos cardíacos. Logo, irá estipular uma data provável do parto mais precisa.

Entretanto, em casos de parto normal, essa data pode variar. Visto que, o próprio bebê e o corpo da mulher que escolhem o melhor momento para o parto. Além disso, a data prevista pelo ultrassom pode alterar, já que o bebê pode nascer com até 42 semanas de gestação sem riscos de vida.

Por isso, essa data é apenas um parâmetro que serve como base para a família se planejar.

Data provável do parto pela concepção

Outra maneira de estipular uma data provável do parto é sabendo o dia exato da concepção. Ademais, adicione 280 dias e divida por 7, que representa os dias da semana. Nesse aspecto, o resultado irá mostrar com quantas semanas o bebê deve nascer.

Posteriormente, verifique o dia e o mês. Por exemplo: 12 de agosto + 280 dias / 7 = 41 semanas. Em seguida, localize 12 de agosto no calendário e considere esse dia como a primeira semana. Então, conte 41 semanas. Logo, o bebê, provavelmente, nascerá em 19 de maio.

Enfim, a grávida também pode ficar atenta a alguns sinais que o corpo começa a emitir quando a data do parto está próxima. Por exemplo, a chamada ‘queda do ventre’ (quando a cabeça do bebê se encaixa na pelve materna).  Outro sinal é a eliminação do tampão mucoso pela vagina (secreção de cor branca que lembra catarro que pode conter um pouco de sangue).

E claro, as contrações, que a princípio podem ser indolores e espaçadas. Mas, a medida que o parto se aproxima, as contrações vão ficando mais frequentes e intensas. Lembrando que, o trabalho de parto se inicia quando ocorrem três contrações por 30 minutos, uma a cada 10 minutos.

Então, se você gostou desse post, leia também: Como saber que dia engravidei? 3 métodos para descobrir.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você