É possível engravidar menstruada? Descubra o que dizem os especialistas

Não é uma situação muito comum, mas é possível engravidar menstruada.

Segundo especialistas, mesmo sendo praticamente impossível o óvulo fecundado se fixar no útero durante esse período, existem inúmero casos de mulheres pelo mundo que ficaram grávidas por não usar métodos contraceptivos nas relações durante a menstruação.

Entendendo o período fértil

De acordo com quem entende do assunto, para entender como isso pode acontecer é preciso antes de mais nada entender como funciona o ciclo fértil da mulher. Para quem não se lembra, esse é o nome dado ao tempo transcorrido entre o primeiro dia da menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte e, normalmente, compreende um intervalo de 28 a 30 dias.

É nesse período que acontece a ovulação, processo realizado pelo ovário, e que viabiliza a gravidez, caso espermatozoides fecundem pelo menos um desses óvulos. É comum que esse processo aconteça por volta do 14º dia depois do final da menstruação, mas pode variar de pessoa para pessoa, acontecendo também entre o 11º e o 21º dia.

Quando é possível engravidar menstruada?

O que torna possível engravidar menstruada é quando o ciclo menstrual é mais curto, com intervalo de 21 à 24 dias. Nesse caso, se a mulher tiver relações desprotegidas no final de sua menstruação, é possível que o esperma encontre as condições propícias para se manter vivo no organismo feminino (o que pode acontecer por até 5 dias).

Com a ovulação iniciando mais cedo, é preciso apenas que o espermatozoide esteja vivo para que o óvulo seja fecundado e que uma gestação tenha início.

Então, respondendo de forma resumida, é mesmo possível engravidar menstruada desde que o ciclo menstrual da mulher seja mais curto. Entendeu?

Agora, falando em chances de engravidar, você precisa conferir ainda a matéria seguinte: As chances de engravidar com cada método contraceptivo se usado errado.

Fonte: Segredos do Mundo, Minha Vida