No caso dos adultos, o arroto é algo normal, porém um tanto quanto desagradável, ainda mais em público. Já para os bebês isso não é um problema, muito pelo contrário, é muito mais necessário, já que o arroto é uma forma de liberar os gases presos no sistema gastrointestinal. E muitas vezes os pais não sabem bem como reagir a isso e como fazer o bebê arrotar.
Para os pais de primeira viagem, tudo é uma descoberta e muitas dúvidas pairam a suas cabeças. São muitas coisas para se aprender, e como fazer bebê arrotar é uma delas. No caso de recém-nascidos, o arroto não acontece tão naturalmente, devido ao seu sistema digestivo ainda não estar maduro.
Por isso é tão importante que o bebê receba ajuda para liberar esses gases que podem causar dores e desconforto no pequeno. E para isso existem alguns métodos e posições que favorecem a liberação desses gases por meio do arroto.
Sendo assim, hoje iremos aprender mais sobre o arroto e a sua importância, além de aprender como fazer bebê arrotar.
A importância do arroto para os bebês
O famoso arroto nada mais é do que a liberação de bolhas de gases que ficam presos no estômago por meio do esôfago e pela boca. Contudo, esses mesmos gases podem ser liberados por outras extremidades, tendo sons e odores diferentes. No caso dos bebês, é comum que o arroto venha acompanhado de regurgitos.
Não existe um número certo de quantas vezes um bebê deve arrotar ou mesmo se o volume deve ser alto ou baixo. Isso porque cada bebê é único e reage de uma forma diferente a essas questões. No entanto, o que é normal e esperado entre a maioria deles, principalmente os recém-nascidos é que eles precisam de ajuda para arrotar. Até porque para eles isso não acontece com tanta facilidade quanto para crianças maiores e adultos.
E o ato de arrotar é muito importante nessa etapa da vida, uma vez que essas bolhas de gás que ficam presas no estômago do bebê podem causar uma forte sensação de incômodo. Quando eles não liberam esses gases, é comum que eles chorem e se contorçam de dor. No entanto, o choro do bebê serve para anunciar todo tipo de sentimento, seja fome, cansaço, dor e qualquer outra coisa que esteja incomodando.
Sendo assim, o mais indicado segundo a Academia Americana de Pediatria é que o bebê seja colocado para arrotar regularmente após as refeições. Até mesmo quando ele não apresente nenhum desconforto imediato após a mamada.
Os gases
Os bebês recebem esses gases no estômago de três formas: engolindo ar, através da digestão ou por uma reação alérgica ou intolerância alimentar. A primeira é a mais comum, já que quando eles mamam ou ingerem outros líquidos por uma mamadeira, é inevitável que eles engulam um pouco de ar.
Já a digestão, a decomposição de alguns alimentos no intestino grosso através de bactérias naturalmente criam gás que fica no estômago do bebê. E isso vale para os alimentos ingeridos pelo bebê, quanto pela mãe que repassa para ele por meio do leite materno. Os alimentos que tem carboidratos são os mais prováveis de causar esses gases.
E por último, no caso do bebê ter intolerância a algum tipo de alimento da dieta da mãe ou do leite que recebe, o seu corpo pode reagir produzindo mais gases. Os laticínios são os maiores causadores desse tipo de intolerância alimentar em bebês.
Como fazer bebê arrotar
Portanto, como dito anteriormente, os bebês não conseguem arrotar tão facilmente e precisam de ajuda para eliminar os gases presos nos estômago. E então surgem algumas dúvidas: quando colocar o bebê para arrotar, como fazer o bebê arrotar e quais as melhores posições?
Quanto a primeira, a recomendação é colocar o bebê parar arrotar entre os intervalos das refeições e quando ele terminar de se alimentar. No caso, da amamentação, o ideal é colocá-lo para arrotar antes de trocar de seio. Para os bebês que mamam na mamadeira, a recomendação é arrotar a cada 60 ou 90 ml de leite até os seis messes de idade.
As melhores posições para arrotar são aquelas comuns, de colocar o bebê por cima do ombro ou sentado no colo. As duas são favoráveis, mas cada bebê pode ter preferência por uma ou outra. Sendo assim, tente as duas posições para ver qual a melhor para o seu filho.
Então, após colocá-lo na melhor posição para ele, os pais podem ajudá-lo a arrotar. O método mais comum é dar tapinhas leves nas costas do bebê por alguns segundos. Contudo, se o bebê estiver muito agitado isso pode retardar o arroto. Nesse caso, o ideal é repousar o bebê no colo por alguns instantes e tentar novamente em seguida. Outra opção é trocar a posição do bebê, já que isso pode ajudar as bolhas de gás se moverem para uma posição mais fácil de ser liberadas.
Confira esse vídeo para entender melhor como fazer o bebê arrotar.
Dicas para fazer bebê arrotar
Além disso, existem algumas dicas cruciais para fazer o bebê arrotar.
Atenção aos sinais que o bebê dá
Como dito anteriormente, cada bebê é único e reage diferente em cada situação, por isso é muito importante observar os sinais que ele dá. Por exemplo, se durante a amamentação, o bebê parar de sugar o leite e começar a chorar, pode ser um indicativo de que precisa arrotar e não está dando conta. Isso também pode ser percebido pelas caretas que a criança faz depois de mamar.
Não deitar o bebê depois de mamar
O arroto é muito importante para evitar o refluxo e o engasgamento. Sendo assim, o recomendado é que após amamentar, você coloque o bebê com a cabeça mais elevada que o corpo e de forma alguma coloque ele deitado depois de mamar.
Coloque o bebê em pé depois de mamar
Então, a posição de pé é a melhor para o bebê arrotar, já que com o corpo ereto, é mais fácil a saída dos gases pela boca. No entanto, se você colocou o bebê em todas posições possíveis e depois de uns 5 minutos ele não arrotou, é bem provável que ele não precise. Porém, alguns bebê podem ter muita dificuldade para arrotar, então se você suspeita que esse seja o caso, fique ainda mais atenta aos sinais que ele dá, e insista mais um pouco.
Massagem nas costas
Fazer uma massagem nas costinhas do bebê pode ajudá-lo a arrotar mais facilmente. Para fazer isso, comece apoiando a cabeça dele no seu ombro e massageie suavemente suas costas. Não se esqueça de colocar uma fralda no ombro para caso ele regurgite.
Deixar o bebê relaxado
A agitação pode impedir que o bebê arrote, por isso é muito importante deixá-lo relaxado. Para isso, você pode conversar com ele ou cantar canções para acalmá-lo e isso pode ajudar ele arrotar mais rápido
No geral, não existe uma idade exata para parar de estimular o arroto do bebê. No entanto, conforme ele vai crescendo, o seu sistema digestivo irá ficar mais maduro, consequentemente arrotar será cada vez menos necessário. Normalmente, isso é notado quando a criança começa a ingerir alimentos sólidos, mas se você ainda perceber que ele tem muitos gases, pode continuar colocando-o para arrotar.
Então, o arroto e os regurgitos são totalmente normais, porém se o bebê vomitar com muita intensidade e em grandes quantidades depois das mamadas, pode ser um sinal de alerta. Nesse caso, o ideal é procurar o médico para investigas as possíveis causas.
Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Soluço em bebê – Principais causas, como prevenir e aliviar o desconforto.
Fontes: Nutricia Pais e Filhos
Imagem destacada: Grão de Gente