Maternidade

Gravidez nas trompas, causas, sintomas e o que acontece com o bebê

Você conhece a gravidez ectópica? Conhecida como gravidez nas trompas, ela deve ser tratada e o Área de Mulher vai te mostrar como.

Atualizado em 22/11/2019

Provavelmente você já ouviu falar de gravidez nas trompas, mas realmente sabe o que é? Também chamada de gravidez ectópica, em contraste com uma fertilização normal, nesta o óvulo fertilizado se implanta em algum lugar fora do útero.

O tipo mais comum é quando a gravidez ocorre em uma das trompas de falópio, um tubo que conduz os óvulos dos ovários para o útero.

Também chamada de gravidez tubária, ela também ocorre na cavidade abdominal, do ovário ou no colo do útero. Além disso, esse tipo de gravidez não pode continuar normalmente.

Isso acontece devido ao fato de que o ovo fertilizado não sobrevive, e o feto em crescimento pode destruir várias estruturas maternas. Os riscos de hemorragias podem torna-la fatais para a mulher.

O tratamento desse tipo de gravidez pode ajudar a preservar a fertilidade. O Área de Mulher vai te contar um pouco mais sobre isso.

Causas da gravidez nas trompas

Gravidez nas trompas, quais são as causas e os sintomas

Uma das principais causas da gravidez nas trompas são os danos nas trompas de Falópio. Acontece que um óvulo fertilizado pode ficar estacionado em uma área danificada de uma tuba e começar a crescer lá. As causas mais comuns de danos das trompas de Falópio podem ser várias.

Primeiramente o tabagismo e doença inflamatória pélvica, que pode surgir a partir de infecção por clamídia ou gonorreia. Também podem ser causas as inflamações e cicatrizes das trompas de falópio, decorrentes de uma condição médica ou cirurgia anterior.

Além disso as causas de uma gravidez ectópica não são claras em todos os casos, mas podem ter relação com fatores hormonais, anormalidades genéticas, defeitos congênitos, condições médicas que afetam a forma e condição das trompas de falópio e órgãos reprodutivos. Todas as mulheres com vida sexual ativa, possuem algum risco de ter esse tipo de gravidez.

Sintomas

Gravidez nas trompas, quais são as causas e os sintomas

Inicialmente, os sintomas de uma gravidez nas trompas são os mesmos de uma gravidez normal. Elas são o atraso na menstruação, seios sensíveis e inchados, fadiga, náusea e aumento da micção.

Quando se trata dos primeiros sinais de uma gravidez ectópica, podemos ter hemorragia vaginal, dor abdominal ou dor pélvica, e geralmente seis a oito semanas após a ausência de menstruação.

Assim que a gravidez nas trompas se desenvolve, outros sintomas vão aparecendo. Eles são dor de barriga ou dor pélvica, sangramento vaginal moderado ou intenso, dor no coito ou durante um exame pélvico, tonturas, vertigens ou desmaio, causada por hemorragia interna, sinais de choque hipovolêmico, dor no ombro causada por hemorragia no abdômen sob o diafragma.

Tratamento

Gravidez nas trompas, quais são as causas e os sintomas

Uma gravidez ectópica deve ser tratada imediatamente para evitar uma ruptura dos tecidos e hemorragias. Qual tratamento será usado depende de quão cedo a gravidez é detectada. Para uma gravidez ectópica detectada cedo, você pode ter uma escolha entre o uso de medicamentos ou cirurgia para interromper a gravidez.

Se detectada mais tarde, causando sintomas graves, a cirurgia é normalmente necessária. Isso ocorre porque os medicamentos geralmente não funcionam nesses casos e uma ruptura torna-se mais provável conforme o tempo passa.

Além disso uma gravidez ectópica que parece estar abortando por conta própria, o médico irá testar regularmente o seu sangue para se certificar de que os níveis de hormônio da gravidez (hCG) estão caindo. Isso é chamado de conduta expectante. Se você fizer a cirurgia, pode precisar tomar o metotrexato depois.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: O que acontece no corpo durante a gravidez? Veja a mudança mês a mês

Fonte: Minhas Vidas

Imagens: Healt F5 Viva Bem