Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero

A moda genderless é a moda neutra, livre dos padrões de gênero da sociedade, e que abraça a diversidade e pluralidade das pessoas.

Menina usa rosa e menino usa azul. Por muito tempo, vivemos em uma sociedade segmentada unicamente por papéis de gênero e isso acabou refletindo no nosso modo de se vestir. Mas a ideia de roupa para mulher e roupa para homem está abrindo espaço para um novo conceito: a moda genderless. 

Na moda genderless, ou moda sem gênero, a roupa passa a ser vista não como uma determinação do gênero, mas sim uma representação da essência da pessoa, o que ela pretende expressar ao usar determinar roupa. Desse modo, é movimento que tem como principal intuito acabar com as imposições e padrões ligados ao gênero, ou seja, acabar com a distinção entre masculino e feminino.

Mas essa é uma discussão antiga na sociedade. Por exemplo, lá em 1920, a famosa estilista Coco Chanel chocou o mundo ao colocar uma calça, peça predominantemente masculina na época, em um desfile feminino. Mas hoje, felizmente esse conceito está ganhando cada vez mais espaço e adeptos.

O que é a moda genderless?

O termo genderless é de origem da língua inglesa significa “sem gênero” ou “agênero”. Sendo assim, se trata de uma tendência de moda onde a roupa não tem gênero masculino ou feminino. Afinal, roupa é roupa, ela não tem que determinar o gênero de uma pessoa, é apenas uma vestimenta. 

Então, no conceito de moda genderless, a roupa passa a ser vista única e exclusivamente como uma representação da essência do individuo, do que ele pretende expressar, além do seu gênero ou identidade. Ou seja, não há distinções entre o que é masculino ou feminino, o intuito é que a escolha do que vestir, seja baseada na personalidade da pessoa, na sua autoimagem, gosto pessoal e claro, seu estilo próprio. 

Portanto, podemos resumir o conceito de moda genderless em uma abordagem neutra, onde todos podem e devem usar o que lhe faz sentir bem, livre dos padrões impostos pela sociedade.

Qual é a diferença entre unissex e genderless?

Agora que você já sabe o que é genderless deve está se perguntando se é a mesma coisa que unissex. Não, não é a mesma coisa. No caso do unissex, se trata de um conceito usado para determinar que certa roupa ou coisa pode ser usada pelos dois gêneros, masculino e feminino. Ou seja, o unissex apaga a existência de outras individualidades e gêneros além do binário.

Mas isso era lá nos anos 1960, quando surgiu o termo unissex. Hoje em dia sabemos que o ser humano é muito mais plural do que isso, e o ser humano conta mais de 31 tipos de gêneros que não se encaixam na binariedade. Sendo assim, unissex e genderless são coisas bem distintas. 

A moda genderless é muito mais inclusiva, sendo feita para atender a todas pessoas, de todos os gêneros e identidades. Para simplificar, a ideia de moda genderless não tem percepção de gênero, mas sim de pessoas, onde todos são livres para usar o que lhe deixa confortável.

Qual é a importância da moda genderless?

Na verdade, a moda genderless é muito mais que um estilo de se vestir, é também um movimento muito importante, que chega para acabar com as imposições da sociedade baseadas apenas no gênero. Basicamente, marca a quebra dos estereótipos e distinções entre o que é considerado feminino ou masculino.

Essa tendência tem crescido cada vez mais e ganhando mais relevância através da Geração Z, ou seja, entre pessoas que nasceram entre o final da década de 1990 e 2010. Então, assim como vários jovens de diferentes gerações, têm um grande desejo de mudar o mudo e transformar os conceito pré-estabelecido e rejeitar os rótulos e definições. 

E as marcas mais atualizadas e integradas com as mudanças da sociedades já começaram a ver o potencial da moda genderless. E mais do que isso, elas já entenderam que ignorar ou resistir ao conceito é ir no lado contrário aos valores do mundo moderno, que valoriza cada vez mais a personalidade e liberdade das pessoas.

Sendo assim, as grandes marcas já estão se atualizando para atender a essa nova realidade e expectativa do mercado. Até porque no momento em que vivemos, nota-se uma mudança comportamental e de consumo na moda, com as pessoas cada vez mais buscando marcas com propósitos.

Características e modelagens de roupas genderless

Agora vamos falar especificamente de moda genderless, as características principais em modelagens. De modo geral, as vestimentas sem gênero são voltadas para o bem-estar, elevando ao máximo a neutralidade de gênero. 

Sendo assim, as roupas, acessórios e calçados sem gênero são focados na inclusão. Então, são peças com modelagem bem ampla, cortes retos e quadrados, mas isso não é uma regra. Além disso, é possível encontrar influência de outros estilos, como streetwear e muita alfaiataria.

Quanto as cores, nada de rosa para menina e azul para menino, aqui as cores também são democráticas. Aliás, não há restrição de cores, então não espere apenas cores neutras nas roupas neutras, todos os tons fazem parte da moda genderless.

Dicas de como usar roupas genderless

Pensando em aderir ao estilo genderless? Não se preocupe, é muito mais fácil do que você imagina. Na verdade, o princípio básico da moda sem gênero é usar o que te deixa confortável, bem consigo mesma, e que melhor expressa sua essência e personalidade. Então, roupas largas ou não, cores neutras ou vivas, tudo está liberado, assim como a criatividade.

Mas, para te ajudar, vamos listar algumas pessoas de monda genderless que não podem faltar no seu guarda-roupa.

1. Jaqueta

A jaqueta é uma peça coringa em vários estilos de moda, e também não poderia ficar de fora da moda sem gênero. Com uma infinidade de modelagens, materiais e estampas, a jaqueta é uma peça essencial para montar vários looks livres de rótulos.

2. Moletom

Moletons também são ótimos, além de confortáveis, podem ser muito estilosos e também expressar a liberdade. Então, pode ser calças de moletom, blusas de moletom, não importa, o fato é que é sempre confortável e atemporal.

3. Macacão e jardineira

Se tem uma peça que é a cara da moda genderless é o macacão, bem como a jardineira. Seja em jeans ou outro tecido, é uma peça confortável, estilosa e que proporciona infinitas composições. Funciona com camisetas, tops, camisas sociais e muito mais.

4. Jogger

A calça jogger vem crescendo cada vez mais como uma peça chave em vários estilos, independentemente do gênero da pessoa. Além de confortável, também é muito versátil e combina com blusas justas ou largas, tênis, salto e o que mais você quiser. 

5. Tênis

O tênis é o calçado mais versátil te todos, sendo perfeito para montar looks genderless. Então, invista em tênis mais modernos, estilizados ou minimalistas, que podem ser usados em diversas ocasiões, desde as mais casuais até as formais.

Inspirações de looks

E para terminar, selecionamos alguns looks de moda genderless para você se inspirar. Confira:

Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero

LEIA MAIS:

Conheça a história da moda, sua origem e a evolução pelos séculos

O que é estilo tradicional e suas características +21 looks de inspirações

Quais são as principais características e peças do estilo clássico?

Estilo, o que é? Definição, diferença entre estilo e moda e tipos de estilo

Dopamine dressing: a tendência que promete te deixar mais feliz

Looks básicos – Simplicidade com estilo, peças coringas + tendências 2021

Estilo Y2K: o que significa a sigla e quais as características?

Fontes: Yuool Claudia Insider Dicas Jornalismo 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.