Moda

Xuxinha de cabelo, como usar? Estilos, cores e tendências

A xuxinha de cabelo, que virou febre nos anos 80 e 90, voltou com tudo no Brasil. No passado, a Xuxa Meneghel deu origem ao nome do acessório.

Atualizado em 04/10/2020

Você lembra das xuxinhas de cabelo dos anos 80 e 90? Pois é, elas estão de volta! O termo Scrunchie é o nome de origem, mas no Brasil ficou conhecido como xuxinha por causa da Xuxa Meneghel.

Isto porque, ela usava penteados ousados com o acessório de cabelo na televisão, além de ser um ícone infantil na época. A saber, a xuxinha é composta por um elástico revestido com tecido que evita a quebra dos fios.

Dessa forma, você pode variar entre peças de cores, tamanhos, estampas e tecidos diferentes. Assim, separamos algumas possibilidades de uso das xuxinhas de cabelo. Vamos lá?

Como usar xuxinha de cabelo?

Apesar da variedade de opções, escolha uma xuxinha que combine com você, isto também serve para o estilo que vai usar em alguma ocasião. Entre finas e grossas, ainda há os tecidos diferentes, como cetim, veludo, algodão, crochê e paetê. Sobretudo, as xuxinhas finas são as mais usadas.

Xuxinha de cabelo
Vautier

De modo geral, você pode usar as xuxinhas de cabelo do jeito que quiser. De tal forma que, esteja atenta as cores, modelos e estampas em sintonia com a sua roupa. A partir disso, os dois penteados mais usados com xuxinha são o coque e o rabo de cavalo.

No caso do primeiro, puxe todo o cabelo no topo da cabeça e dê duas voltas na xuxinha. Em seguida, esconda as pontas dos cabelos dentro do tecido.

Para fazer o segundo penteado, junte o cabelo para trás da nuca e amarre com a xuxinha, fazendo duas ou três voltas. Pode deixar um pouco mais folgado para o cabelo tampar as orelhas ou soltar algumas mechas na testa. Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre as xuxinhas, listamos alguns estilos para você aproveitar essa tendência.

Estilos para usar xuxinha de cabelo

Básica

Para aqueles dias mais simples e ensolarados, um rabo de cavalo ou coque são ótimas alternativas. Ainda mais, dando aquele toque especial com a xuxinha de cabelo. Neste caso, prefira estampas mais lisas e tons neutros para um look mais discreto.

Estilo básico
Pinterest/Cronocap/Senso

Descolada

Sabe aqueles dias que a gente acorda querendo usar o cabelo mais casual e moderno? A xuxinha de cabelo é o acessório ideal para fazer penteados com tranças ou cabelo semi preso. Além disso, você pode abusar das cores vivas e estampas coloridas.

Xuxinha de cabelo
Pinterest/Matrioska/Purepeople

Estilo esportiva – Xuxinha de cabelo

Se vai fazer exercícios ou ir para a academia, esse estilo é o ideal para você. Principalmente para quem tem cabelos finos demais ou muito volumosos, a xuxinha pode ser o acessório que vai te salvar. Até porque o tecido vai deixar os seu fios seguros no topo da cabeça, além de ter charme especial.

Xuxinha de cabelo

Feira Shop/Guita/Youcom

Clássica

A xuxinha de cabelo também pode fazer parte do seu look de festa ou evento social. Ao passo que, as cores únicas e modelos minimalistas combinam com penteados mais elaborados e sem volume.

Xuxinha de cabelo
Uol/Bands/Finaste

Romântica

É claro que, as peças retrôs sempre voltam para o mundo da moda. É por isso que, a xuxinha de cabelo tem modelos em laços e com pérolas. Se é sofisticação e elegância que você quer, então toma amore!

Estilo romântica
Andriza/Cloré/Sofie

Em suma, a xuxinha de cabelo é mais um adereço exibido nas passarelas do mundo inteiro, tendo como referência o cinema, a música e a televisão. De fato, as peças da moda retrô invadiram o século XXI, distribuindo tendências que trazem reflexões. Isto é, a liberdade de escolha e a diversidade, porque em meio a tantas opções, o que se deve priorizar é a vontade própria.

Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Sandália transparente – Dicas de como usar a tendência + inspirações

Fontes: Daninoce, WikiHow, Sofieclaret e Nb Notícias

Imagens: Youcom, Pinterest, Femina, All Things Hair, Vautier, Matrioska, Pinterest II, Purepeople, Cronocap, Senso, Pinterest III, Feira Shop, Guita, Youcom II, Andriza, Coloré, Sofie, Uol, Bands e Finaste

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/karinybianca/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)