Frizz – O que causa e como acabar com os fios arrepiados?

O que causa o frizz nos cabelos? Entenda como disfarçar e como acabar com os fiozinhos arrepiados que tiram muitas mulheres do sério!

Frizz nas madeixas? Aprenda como acabar com os fios arrepiados!

Quem nunca acordou e se deparou com milhares de fiozinhos arrepiados no cabelo, que atire a primeira pedra. Basicamente, o tão temido frizz consegue tirar qualquer mulher do sério. Principalmente, se ele aparece em um dia de compromissos.

Esses fiozinhos revoltados estão mais presentes em cabelos danificados e com as escamas abertas. Portanto, o frizz aparece à medida que a estrutura do cabelo perde nutrientes e vitaminas. Dessa forma, o fio fica mais opaco, poroso, quebradiço e arrepiado.

Frizz nas madeixas? Aprenda como acabar com os fios arrepiados!
Soft Hair

Nesse sentido, é importante sabermos como lidar com as madeixas nessa situação. E é claro, que existem várias formas de disfarçar esses fios inconvenientes. Contudo, é primordial entender primeiro quais são suas causas, e as maneiras de acabar de vez com o problema.

O que causa o frizz?

Basicamente, as principais causas do frizz vem de um conjunto de maus hábitos, que prejudicam a saúde dos cabelos. Lavar os fios com água quente, torcê-los com a toalha, utilizar secadores e chapinhas com muita frequência e/ou de maneira errada.

Bem como, excesso de procedimentos químicos, condições climáticas e até a falta de melanina, podem ser os principais motivos dos fios se rebelarem contra você.

Frizz nas madeixas? Aprenda como acabar com os fios arrepiados!
Tô de cacho

Inclusive, eles podem aparecer com mais frequência em cabelos cacheados. Isso porque, como os fios são enrolados, a oleosidade natural do couro cabeludo pode não alcançar todo o comprimento dos cabelos. Por isso, se não forem corretamente hidratados, o frizz será bastante evidente.

Contudo, os cabelos arrepiados também são muito comuns em madeixas lisas que também não recebem os devidos cuidados. E, de fato, nesse caso, eles parecem mais difíceis de disfarçar.

Como acabar com os fios rebeldes?

Para acabar com os fios inconvenientes, primeiramente, você precisa mudar os antigos hábitos que os causaram. Por isso, é importante lavar os cabelos em água morna ou fria, em dias alternados. Também é importante usar xampus e condicionadores para o seu tipo de cabelo.

Frizz nas madeixas? Aprenda como acabar com os fios arrepiados!
INovo

Além disso, é primordial que você hidrate os cabelos semanalmente, ou com frequência semelhante. Dessa forma, você os manterá nutridos, e consequentemente sem arrepios.

Contudo, caso os fios estiverem muito danificados, será necessário o investimento em procedimentos como a cauterização. Basicamente, a função desse tratamento é repor a queratina e reconstruir as mechas.

Hidratação caseira para combater o Frizz

Certamente, nem todo mundo consegue ir ao salão com frequência. Mas, isso não quer dizer que seus cabelos precisam ficar sem os cuidados necessários. Nesse sentido, a hidratação caseira pode te salvar.

Contudo, antes de começar o procedimento, é preciso, antes de tudo, limpar o couro cabeludo com um suco de hortelã. Para isso, bata no liquidificador 200 ml de água mineral e uma quantia de folhas de hortelã. Então, aplique o líquido com um algodão, massageando a cabeça.

Frizz nas madeixas? Aprenda como acabar com os fios arrepiados!
A mulher

Em seguida, será necessário 1 colher de sopa de óleo de gergelim, 1 colher de sopa de mel de laranjeira e 2 colheres de sopa de abacate.  E, seguida, misture todos os ingredientes e aplique nos fios.

Deixe descansar por 15 minutos, e retire a máscara. Por fim, despeje um copo de água de coco para selar as escamas capilares.

Como disfarçar o frizz?

Bom, agora que você já entendeu suas causas, e aprendeu como se livrar do frizz, está na hora de memorizar alguns truques para o dia a dia. Isso porque, infelizmente, seus fios podem voltar a se rebelar. Portanto, vale usar um pouco de jogo de cintura.

Basicamente, se você estiver fora de casa no meio do dia, ou mesmo em uma festa; tenha sempre consigo algum sérum ou cera capilar mais úmida.

Dessa forma, você poderá disfarçar os fios imediatamente após aplicar uma pequena quantia nas mãos e esfregá-las para aquecer o produtos. Depois, é só aplicá-los nos cabelos.

Além disso, produtos com base em silicones também são ótimos para emergências.

Frizz nas madeixas? Aprenda como acabar com os fios arrepiados!
All Things Hair

Contudo, se o frizz apareceu antes de você sair de casa, há outras medidas que podem resolver o problema. Nesse caso, se as madeixas são cacheadas, o ideal é utilizar um bom modelador de cachos nos cabelos úmidos. E, para ajudar a definir a curvatura, preferencialmente, seque seus fios com uma toalha de papel.

Já, nos fios finos e lisos, as opções em spray são as mais indicadas. Por outro lado, óleos naturais como os de argan ou de coco são perfeitos para fios mais grossos.

Por fim, uma dica coringa: ao pentear as madeixas, prefira sempre pentes e escovas de madeira. Pois eles causam menos estática que outros materiais, como o plástico, por exemplo.

Gostou dessa matéria? Pois então, leia mais sobre: Hidratantes para cabelos, os 47 melhores cremes e quanto custam

Fontes: Beleza na Web, Claudia Abril, Segredos de Salão.

Imagem de destaque: Pierre BH

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.