Girlboss – Sophia Amoruso, história e dicas de inspirações

O termo Girlboss foi criado por Sophia Amoruso ao se tornar uma incrível empresária nos EUA. Sua história inspira milhares de mulheres.

Com certeza existem várias opiniões e versões diferentes sobre girlboss, mas quem conhece Sophia Amoruso sabe que ela é uma verdadeira empresária. Ousadia é o seu sobrenome, tanto que até a Netflix resolveu fazer uma série sobre a sua vida e suas conquistas. Apesar das contrapartidas negativas sobre a produção, não tem como negar que essa incrível mulher tornou diversos sonhos possíveis.

A princípio, a empresaria é fonte de inspiração para muitas meninas que nunca conseguiram se imaginar dona do próprio negócio. Girlboss significa “mulher de poder” ou literalmente “mulher chefe”. No entanto, se pararmos para conhecer a sua história veremos que é muito mais do que a tradução literal da palavra. Ser um girlboss é ser protagonista dos próprios sonhos e trilhar o caminho.

História de vida de Sophia Amoruso?

Eu Empreendo

Assim que adentramos a vida de Sophia Amoruso vamos, aos poucos, descobrindo o que realmente significa girlboss. Essa mulher, por incrível que pareça, é uma das mais destacas pela mídia em 2016. Sabe por que? Porque ela é umas da mulher mais novas na história a fazer fortuna. Mas, não foi de qualquer jeito. Foi com sua própria dedicação e suor.

Estima-se cerca de 5 milhões de dólares em sua conta. Atualmente, com seus 36 anos de idade, ela é símbolo de que você não precisa se encaixar nos padrões de vida de ninguém para ser o que realmente é. Portanto, vamos aprofundar mais sobre suas origens e descobrir sua personalidade inovadora e ousadia nata dessa empresaria.

De onde vem Sophia Amoruso?

Decerto ao olhá-la você pode até imaginar que essa mulher veio sobretudo dos grandes centros. Contudo, Sophia Amoruso nasceu em San Diego, diretamente da Califórnia, e trabalhou em diversos lugares simples e nada justos antes de se tornar quem é.

Os anos 90 foi para ela um tempo de bastante batalha e também de muita dor. A empresária, neste tempo, descobri que não se encaixava de jeito nenhum nos padrões exigidos pela sociedade. Seu primeiro trabalho, aos 15 anos, ainda menina, foi de atendente no fast food Subway. O local não foi nada saudável para sua saúde mental.

As exigências eram, antes de tudo, muito rígidas. As regras e os detalhes exigidos a fizeram criar um problema sério com TOC (transtorno Obsessivo-compulsivo). Embora precisasse muito do emprego para ajudar a mãe no sustento da casa, ela não pode permanece como atendente e acabou pedindo demissão.

Independência precoce

Socity19

Infelizmente um fato familiar marcou a sua vida. Com separação dos pais, já aos seus 17 anos, Sophia Amoruso deixou sua casa para viver sozinha. Neste momento Sophia viveu os períodos mais intensos da sua vida! Jovem, sem experiência, emprego e muito menos apoio familiar, ela não pode simplesmente ficar parada e desistir de tudo.

Seu refúgio foi viajar a costa oeste pedindo carona. Os EUA ficaram pequenos para essa menina que guardava a alma de girlboss dentro de si.  Migrando de uma lado para o outro sua única fonte de alimentação era se recorrer aos restos de comida. Enfim, quem diria que uma bela mulher com essa já passou por essa situação!

O despertar e a luta por sua sobrevivência vieram mesmo logo após a descoberta de um problema de saúde. Já nos seus 22 anos de idade uma hernia inguinal a obrigou correr atrás de algo que a sustentasse verdadeiramente. Além disso, seria através dessa fonte de renda que ela poderia afinal pagar o seu próprio plano de saúde.

Virada de vida

Apesar de muita procura ela enfim conseguiu encontrar um cargo na Academia de Artes da Universidade de São Francisco. Isso mesmo, a única função desempenhada era simplesmente receber as pessoas. Entretanto, o que acontece quando se passa tanto tempo livre? Resposta: milhões de ideias na cabeça!

O ócio a presenteou com uma ousadia e tanto, porque a levou mais ainda para fundar o termo “girlboss” em sua vida. Ao navegar pela internet Sophia Amoruso acabou abrindo uma loja ebay no seu nome. Vendo que o ambiente era bem interessante para um empreendimento sua ideia inicial foi procurar roupas e acessórios no estilo vintage.

Feito isso, sua primeira loja chamada Nasty Gal Vintage deu origem a muitos modelitos impecáveis e altamente procurados. Todo o processo de compra, higienização das peças, fotos e divulgações eram feitos por ela. Algumas vezes a mãe pode ajudá-la, mas, no geral, Sophia era a maior responsável pelo empreendimento.

O que é Girlboss?

Garota Agridoce

Chegamos afinal na parte mais cobiçada nesta matéria. Os investimentos financeiros se tornaram maiores e Sophia acabou de tornando uma empresária séria e comprometida com a sua loja, ou seja, uma verdadeira girlboss. Está o verdadeiro significado da palavra, porque nada mais é do que uma mulher que luta e realiza os seus sonhos.

Sabe o que a motivou para ser uma “garota de poder” e uma “chefe”? Uma dívida. Surpreendente, não é? No passado o seu nome não tinha ficado limpo por causa de uma pequena dívida em sem seu nome, o que a impulsionou mais ainda a fazer com que tudo desse certo, já que não teria a opção de fazer um empréstimo.

Resultado: ela, a princípio, acumulou o valor de 28 milhões de dólares para conseguir tocar a sua empresa. É ou não é uma verdade girlboss? Aliás, com sua ousadia outra estimativa importante da sua carreira e relevância para o mundo foi que ela fez mais de 300 contratos, melhorando enfim a vida de muita gente.

Série de inspiração da Netflix em Girlboss

Medium

Enfim, sua vida se tornou tão inspiradora que até mesmo a Netflix produziu uma série com o termo “Girlboss” em homenagem a Sophia Amoruso. Algumas polêmicas se levantaram, principalmente de origem racista quanto a narrativa da produção. O que gerou um certo “cancelamento” em relação a plataforma de cinematográfica.

Até mesmo Sophia Amoruso sem manifestou publicamente, porque estava completamente descontente com a criação. A empresária chegou a mencionar que o ela mais queria era ter autonomia na escrita do roteiro de suas história. Pois a imagem deixada pela série foi extremamente negativa trazendo característica de mimada, arrogante e agressiva para Sophia.

Dicas para ser uma super girlboss bem sucedida

Jchermann

No geral, apesar da repercussão nada agradável sobre sua história na série, a girlboss não deixou a peteca cair. Ler sua história de vida e ver de onde ela veio e o que conquistou é de fato muito inspirador. Vendo sua relevância para a vida de muitas mulheres a empresária resolveu escrever um livro de dicas. O título é: Girlboss: A Inspiradora História da Executiva de 100 Milhões de Dólares.

Enfrentar o medo e o fracasso

Make Mag

Não tem como começar por outro lugar a não ser este. O primeiro para passo para ser uma girlboss de sucesso é enfrentar de cara o fracasso. Sem tristezas não há alegrias e sem derrotas não há conquistas. O mais importante mesmo é não desistir e deixar-se desanimar com o caminho. Olha só como era e como ficou a vida de Sophia.

Ouse, saia da rotina

Iconhouse

Por levar tantas rasteiras da vida e não se encaixar nos padrões de vida da sociedade, Sophia ousou e conseguiu atingir os seus objetivos. Não tenha medo de começar, portanto deixe fluir as suas ideias e coloque-as em práticas. E se estiver com medo, vai com medo mesmo. É errando que se aprende e a ousadia vai lhe permitir sem muito mais original.

Abra-se para o novo

Doré

Imagine só se a empresária tivesse focado unicamente em abrir uma loja física? Talvez ela não seria hoje a mulher mais jovem a construir o seu próprio patrimônio. Isto é, abrir-se para o novo (novas plataformas, novos produtos, novos meios de divulgação) pode ser crucial para o seu sucesso para ser um verdadeira girlboss.

Criatividade não depende de lugar

Bugalower

Quem quer alcança! E isso vale para qualquer lugar que esteja. Sophia Amoruso conquegui ser criativa trabalhando na portaria da academia. Mas, por que? Simples, porque ela tinha a necessidade e a vontade de mudar de vida. Quando colocamos esta meta no pedestal podemos fazer coisas, ter ideias que nunca nem imaginamos ter tido.

Valorize a sua personalidade

Dinheiro Vivo

Parece bobeira, mas a personalidade é fator primordial para conquistar mídia e originalidade. As pessoas procuram por isso e quer queira ou não é este o ponto decisivo para o seu destaque. Portanto, a dica é conhecer profundamente a si mesma e não deixar que os outros te abale ou te coloque para baixo. Seja você mesma e conquiste o mundo!

Não dê ouvidos a críticas negativas

Matheus de Souza

Às vezes, quando chegamos com uma ideia muito ousada e futurística as pessoas ao nosso redor não colocam fé. É sempre mais fácil dizer “não dá certo”, “você não consegue”, “isso é loucura” do que incentivar e colocar para cima os sonhos dos outros. Pensando nisso, não dê abertura para esse tipo de crítica negativa. Mantenha o foco e dê um passo de cada vez para se tornar a melhor empresária da vez.

Por fim, para mais figuras inspiradoras leia Coco Chanel – História, carreira, curiosidades e influência na moda

Fontes: Vix, Hypeness, Atlântida, G,

Fontes de imagens: Eu Empreendo, Garota AGridoce, Medium, Matheus de Souza, Jchermann, Make Mag, Bugalower, Dinheiro Vivo, Matheus de Souza 2, Woo, Socity19,

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.