11 passos para um olho preto esfumado perfeito + inspirações

O olho preto esfumado é uma técnica muito usada na hora de fazer aquela maquiagem marcante, que pode ser usada em qualquer ocasião.

O olho preto esfumado (smokey eye) é um clássico da maquiagem e muito amado por muitas mulheres. Afinal, a técnica deixa a make mais glamorosa e marcante. Por isso, é muito usada para eventos sociais ou para baladas. A princípio, pode até parecer ser difícil de fazer e bem trabalhosa. Inclusive, muitas mulheres têm dificuldades em fazer esse olho. Mas, na verdade a técnica é simples de ser feita.

Ademais, a técnica do olho esfumado preto surgiu no Egito Antigo, foi passando através dos séculos e continua na moda até os dias de hoje. Além disso, é um tipo de maquiagem que você pode combinar com qualquer estilo de roupa e usá-la em qualquer ocasião.

Enfim, quando bem feito, o olho preto esfumado deixa o olhar mais intenso e dramático. Entretanto, existem alguns truques e dicas importantes que vão te ajudar na hora de fazer essa técnica. Dessa forma, você evita borrar ou errar na intensidade do esfumado. Pensando nisso, preparamos um passo a passo incrível com ótimas dicas que vão facilitar na hora de fazer a make.

Origem do olho preto esfumado

Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações
Só História

Tudo começou no Egito Antigo, quando os faraós pintavam de preto ao redor dos olhos como uma forma de proteção contra maus espíritos. Inclusive, uma grande referência da técnica do olho preto esfumado é Cleópatra que o usava combinado com a cor azul. Make essa que é reproduzida até hoje.

No entanto, na época não existiam os produtos de maquiagem que usamos hoje. Dessa forma, os egípcios costumavam usar muito carvão e kajal nos olhos. Posteriormente, na década de 20 o olho preto esfumado era muito usado no cinema com o objetivo de transmitir mais emoção na tela. Até as sobrancelhas eram pintadas de preto.

Ademais, nos anos 50 era usado delineador apenas para emoldurar os olhos. Da mesma forma, nas décadas de 70 e 80 se usava delineador para dar contorno aos olhos. Mas, a maquiagem era bem colorida.

Enfim, nos anos 2000 o olho preto esfumado voltou com tudo, graças aos grandes desfiles como da YSL, Marc Jacobs, entre outros. Sendo muito usado até hoje.

Olho preto esfumado: o que precisa

Globo

Você pode fazer a maquiagem com olho preto esfumado de diferentes maneiras, ou seja, com cores, formatos e estilos diferentes. No entanto, algumas mulheres têm medo de arriscar com esse tipo de maquiagem e não dar certo.

Mas, para fazer o olho preto esfumado de forma simples, basta seguir umas dicas simples. Por exemplo, para não ficar marcado demais você deve usar uma sombra opaca nude de boa qualidade. Além disso, ela precisa ser na tonalidade da sua pele para fazer uma transição bem definida entre o claro e o escuro.

Por fim, para fazer a técnica você vai precisar dos seguintes produtos:

  • Primer
  • Sombra preta, nude opaca e marrom
  • Iluminador
  • Lápis de olho preto ou delineador
  • Pincéis: para esfumado, chanfrado e para aplicar sombra

Olho preto esfumado: passo a passo

Passo 1: prepare a pálpebra

Vix

Primeiramente, para fazer o olho preto esfumado é preciso preparar a pálpebra. Portanto, comece passando o prime por toda a pálpebra para ajudar a fixar melhor os produtos.

Uma dica: evite o uso de corretivo, pois, ele pode fazer com que o preto fique borrado. Em seguida, aplique a sombra nude opaca de longa duração, espalhando bem por todo o olho, subindo até quase a sobrancelha.

Ademais, você pode aproveitar e iluminar abaixo do côncavo da sobrancelha com o pincel. Mas, não pressione muito o pincel contra a pele.

Passo 2: aplique sombra marrom

Vix

Então, após aplicar a sombra nude, finalize com uma sombra marrom no côncavo, esfumando bem para criar a transição de cor. Ademais, no canto dos olhos aplique um pouco de sombra iluminadora.

Passo 3: aplique o lápis preto

Vix

Em suma, uma dica importante para ter aquele olho preto esfumado perfeito é aplicar o lápis preto em toda a pálpebra móvel antes de aplicar a sombra preta. Assim, vai ajudar a fixar a sombra, fazendo com que ela dure por mais tempo. Enfim, com a ajuda de um pincel bem firme esfume bastante até o côncavo.

Passo 4: aplique sombra

Vix

Continuando com a técnica do olho preto esfumado, pegue a sombra preta e molhe um pouco com água. Dessa forma, vai deixar a cor mais intensa. Em seguida, pegue um pouco da sombra e tire o excesso na sua mão.

Então, aplique a sombra preta molhada na pálpebra móvel até o côncavo. No entanto, comece de baixo, na raiz dos cílios, para cima. Enfim, o segredo é aplicar a sombra preta aos poucos, com um pincel tradicional de sombra.

Passo 5: aplique sombra nos cílios inferiores

Vix

Para um olho preto esfumado perfeito, com um pincel fino e chanfrado, aplique a sombra preta com cuidado bem rente à raiz dos cílios inferiores. E caso queira, você pode esfumar essa região.

Passo 5: aplique delineador na linha d’água

Vix

Por fim, para deixar os olhos bem marcados, é importante passar o lápis preto ou delineador em todo o contorno, inclusive na linha d’água.

Passo 6: esfumar

Vix

Agora que a sombra da pálpebra está seca, pegue o pincel de esfumar e faça movimentos de vai e vem até o côncavo. Ademais, esfume bem os cantos dos olhos com movimentos leves. Além disso, é importante que o pincel esteja limpo antes de usá-lo.

Enfim, caso precise, pegue mais sombra com o pincel de esfumado e continue a aplicação de forma que não fiquem marcas. Mas, não ultrapasse a linha do côncavo.

Passo 8: coloque os cílios postiços

Clube de Mulher

Caso opte por colocar cílios postiços, o coloque antes de aplicar o delineador. Dessa forma, o delineado vai tampar a cola.

Passo 9: faça o delineado

Vix

Com o olho preto esfumado pronto, aplique o delineador na linha da raiz dos cílios superiores formando um delineado gatinho.

Passo 10: aplique a máscara de cílios

Vix

Por fim, use o curvex para deixar os cílios mais sensuais. Para isso, coloque os fios na abertura do curvex e pressione por 10 segundos. Em seguida, aplique bastante máscara de cílios à prova d’água. Assim, seu olho preto esfumado vai durar a noite inteira.

Passo 11: aplique corretivo

Youtube

Agora que seu olho preto esfumado está pronto, passe corretivo abaixo dos olhos. Ademais, com a ajuda de um pincel, para não borrar o restante da maquiagem, passe o corretivo e finalize dando leves batidinhas com os dedos para fixar.

Enfim, finalize o restante da maquiagem e você vai estar pronta para arrasar seja em qual for a ocasião.

12 inspirações de makes com olho preto esfumado

Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações

Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações Olho preto esfumado: 11 passos para um esfumado perfeito +inspirações

Enfim, com todas essas fotos de inspirações você vai poder criar seu próprio olho preto esfumado e arrasar.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Como usar uma sombra branca +15 inspirações.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.