Saúde

Cuidados com a pele na gravidez – Mudanças na pele e dicas de cuidados

Os cuidados da pele na gravidez são imprescindíveis para as mamães devida as variações de mudanças durante a gestação. É bom ficar sempre de olho nos produtos e nas suas substâncias.

Atualizado em 16/07/2020

Nós sabemos que existem trilhões de recomendações durante a gestação. Mas alguns cuidados com a pele na gravidez são super necessários para a saúde da mulher.

Dentre eles, há hábitos antigos que podem ser continuados. Não são todos, porque agora as mamães precisam estar de olhos abertos nos componentes químicos dos produtos. Isso porque existem restrições básicas para a saúde do bebê.

É normal o escurecimento de algumas partes do corpo. Isso acontece por causa da produção de hormônios que estão a mil no organismo. O processo de crescimento do neném provoca alterações no corpo da mulher e a pele é um dos órgãos que mais sofrem com o impacto.

O maior dos medos em relação às mudanças corporais têm sido as estrias e a flacidez. Mas, existem cuidados básicos e adequados a esse perfil, basta se informar.

Efeitos causados na pele durante a gravidez

Cuidados com a pele na gravidez - o que faz e por que é tão importante
Clínica Chronos

Os 9 meses de gestação são dias de longas surpresas para o corpo da mulher. Os hormônios estão a todo vapor durante o período de crescimento do bebê.  Os efeitos mais recorrentes são os melasmas, ou seja, o escurecimento da pele, com já mencionamos. Essas manchas costumam aparecer nas regiões mais íntimas da gestante e nas axilas, mas também acontecem de surgir no rosto.

A outra manifestação mais recorrente que aterroriza a vida das mamães são as estrias. É quase um milagre sair da gestação sem nenhuma marquinha, mas não é impossível.

E ainda por cima, o estiramento da pele também causa coceiras constantes na barriga. Para os cuidados da pele na gravidez, o maior desafio mesmo é não coçar, pois o ato pode trazer algumas lesões impossíveis de reverter. Mas, não se preocupem mamães, existem métodos para aliviar essas coceirinhas causadas pelas alterações hormonais, como você vai ver.

A sensibilidade fica muito elevada, porque o organismo se adapta para acolher a criança na barriga. Uma das adaptações que está totalmente associada à pele é a dilatação dos vasos sanguíneos. É exatamente por isso que a pele da mulher gestante se caracteriza pela coloração mais avermelhada, e assim por diante.

Como se hidratar na gestação

Cuidados com a pele na gravidez - o que faz e por que é tão importante
Cord Vida

Em se tratando de estrias, os cuidados com a pele na gravidez devem ser maiores. E a princípio, antes de falar de métodos externos, a primeira de todas as dicas para hidratação da pele na gestação é beber muita água.

E, caso não esteja realmente conseguindo beber muito líquido por causa dos enjoos, invista na alimentação. As frutas também são riquíssimas em água e podem muito bem auxiliar nessa jornada difícil durante as náuseas.

Após aderir aos novos hábitos alimentares e de ingestão de líquidos, parta para as fórmulas de hidratação externas. Como já dito anteriormente, alguns cuidados básicos precisam ser mantidos para a saúde da pele e do bebê.

A barriga, portanto, será o seu maior foco durante esse período. Primeiramente, invista em produtos com ações que deixam a pele mais firme. O mercado oferece opções diretamente para as grávidas.

Dicas para evitar as estrias

Os óleos são os principais aliados para os cuidados da pele na gravidez, principalmente para as estrias. O Bio-Oil, por exemplo, é uma boa opção para passar na região da barriga. Sua ação é cicatrizante e, ainda por cima, atua nas manchas que aparecem na pele na gravidez. Além disso, o produto pode ser usado em todo o corpo, inclusive na região do rosto.

Evitar roupas apertadas

Cuidados com a pele na gravidez - o que fazer e por que é tão importante
Pinterest

Diga não as roupas apertadas! Tenha isso em mente, pois é um dos cuidados com a pele na gravidez mais importantes para a mulher. As roupas apertadas são as maiores inimigas para ocasionar o aparecimento das estrias. Invista em modelos mais confortáveis como vestidos, lages mais largas, sutiãs sem hastes de sustentação. Sua pele e o seu bebê agradecem e muito.

Massagear a barriga na gestação

Cuidados com a pele na gravidez - o que fazer e por que é tão importante
Mammy Belt

Aproveite quando for passar o seu óleo, ou creme de hidratação, para massagear a barriga. Além de estimular o bebê, passar as mãos na barriga vai ajudar na elasticidade da pele. E, como os vasos sanguíneos se multiplicam nesse período, a ação também vai agir na circulação sanguínea.

Não precisa ser necessariamente quando passar os produtos, você pode fazer isso, por exemplo, no banho. Então, aproveita que o sabão deixa a pela mais escorregadia.

Cuidados com a pele na gravidez contra o sol

Cuidados com a pele na gravidez - o que faz e por que é tão importante
Guia do Bebê

Se você pensa que acabaram todas as medidas de precaução, está tremendamente enganada. Não se esqueça que as gestantes também estão sujeitas a se exporem aos raios solares. Seja para dar uma saidinha ao mercado, ou para dar uma caminhada na rua. E, convenhamos, gravidez não é doença, portanto, as gestantes também podem sim botar aquele biquíni e dar uma conferida na praia.

Mas, assim como todo mundo, as grávidas precisam tomar certos cuidados para não prejudicarem a si e aos bebês ao saírem ao sol. Os protetores solares são imprescindíveis para o cuidado da pele na gravidez, mas exitem várias ressalvas antes de escolher o melhor produto. Cuidado redobrado é o lema para a mulher e para a criança no período gestacional. Dê uma olhada abaixo e decore bem o passo a passo.

Protetores solares para gestantes

Cuidados com a pele na gravidez - o que fazer e por que é tão importante
Bebê

Estes produtos foram feitos principalmente para proteger a pele de males como acnes, envelhecimento e proteção das células. Esses são os motivos pelos quais a grávida tem que ficar de olho na hora de escolher o produto. Estes ácidos são altamente tóxicos para o neném quando absorvidos pele. Portanto, saiba quais são as substâncias proibidas e fique de olho nos rótulos dos protetores.

oxibenzona

Cuidados com a pele na gravidez - o que fazer e por que é tão importante
Drievery Where

De acordo com estudos, os cientistas passaram a notar que alguns bebês vinham nascendo abaixo do peso. Oxibenzona é o nome do inimigo do desenvolvimento do feto e, pasme, esta substância está presente em vários tipos de protetores solares.

A sua ação atua diretamente na queda hormonal na gestante. Alem disso, o potencial de absorção na pele é elevadíssimo, por isso, é muito usado nas composições dos produtos.

Portanto, na hora dos cuidados da pele na gravidez, opte por produtos de proteção a base de zinco e minerais, ou sem oxibenzona.

No mais, é só escolher a melhor roupa de banho e partir para a praia. Aliás, o sol é extremamente saudável para as mamães e para os bebês. Não tenha medo de ser feliz, portanto, é só se proteger e está tudo bem.

Retinoides

Cuidados com a pele na gravidez - o que fazer e por que é tão importante
Huggies

O maior arqui-inimigo das gestantes se chama “retinoide”. É isso mesmo mulherada!

Essa substância, que parece inofensiva, é composta por muita vitamina A. Em excesso, esse nutriente causa má formação no feto.

O maior dos problemas está, sobretudo, quando o elemento recebe os raios solares. A luz estimula ainda mais a ação e potencializa os efeitos podendo até gerar lesões cutâneas. Portanto, olho no rótulo e passe longe dos retinoides.

Fator máximo dos protetores para gestantes

Cuidados com a pele na gravidez - o que fazer e por que é tão importante
Revista Marie Claire

Outra dica importante dada pelos médicos é que as gestantes não devem usar protetores solares acima do fator 30. Mas, não se preocupe, o motivo não é em relação ao FPS do protetor.

Essa indicação está relacionada ao bloqueio que os outros produtos de volume 30 a 50 geram no corpo. A absorção das luzes do sol será pequena e, assim, não terá muita eficácia para a mamãe e para o bebê.

Outros tipos de prevenções contra o sol

Cuidados com a pele na gravidez - o que fazer e por que é tão importante
Priscila Rejane

Não tenha medo de usar os protetores solares, é só seguir as instruções acima e não se preocupar. Estes fotoprotetores são importantíssimos.

Agora, se quer intensificar ainda mais os cuidados com a pele na gravidez, principalmente em relação ao sol, é só usar e abusar de objetos externos. Na hora de sair ao sol, opte por blusas mais compridas, chapéus, óculos escuro. Prefira sempre a sombra quando souber  que irá passar longos períodos exposta.

Outra coisa, existem regras de horários onde os raios solares não estão tão intensos. O ideal mesmo é sair cedo e tomar o solzinho até as 10 horas.

Caso queira, a outra opção é deixar para depois das 16 horas, porque já vai ter dado uma boa esfriada. Os outros horários são perigosíssimo para a pele, não só das gestantes, mas de todo mundo. No mais, aproveite bem a gestação, aproveite o verão e seja sempre precavida.

Por fim, leia essa matéria para ficar ligada na sua gestação Fotos de gestação revelam como é a gravidez dentro do útero da mãe

Fontes: ADCOS, Natura, Dermaclub 1, Dermaclub 2, Trocando Fraldas, Dermaclub 3, Tua Saúde, Bebê

Fontes das imagens: Clínica Chronos, Cord Vida, Guia do Bebê, Bebê, Correio do Imbé, Priscila Rejane, Drivery Where, Huggies, Revista Marie Claire, Pinterest, Mammy Belt, Ella Saúde