Em suma existem muitas pessoas que recorrem a medicamentos artificiais para relaxar e dormir tranquilamente. Entretanto é possível, no entanto, contar com auxílios mais naturais para isso, como por exemplo os chás para ansiedade. Definitivamente há muitas plantas que relaxam músculos e acalmam a cabeça.
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP, somente na região metropolitana de São Paulo, 19,9% da população sofre de algum transtorno de ansiedade, agora imagina no Brasil todo. Portanto uma dica para tentar driblar esse disturbio é sem dúvidas apostar nos chás para ansiedade.
Transtorno de ansiedade
Primeiramente que os transtornos de ansiedade se diferenciam do medo ou da ansiedade considerada “normal”, por serem excessivos ou persistirem além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento. Bem como milhões de brasileiros são afetados significativamente em diversas áreas de suas vidas.
Como por exemplo no trabalho, nos estudos, no relacionamento, ou mesmo na vida familiar. Contudo a ansiedade e seus transtornos podem causar sintomas tanto mentais quanto físicos..
Benefícios
Muitos chás ajudam a relaxar, ter uma boa noite de sono e ainda possuem propriedades diuréticas e antioxidantes. Os calmantes são fáceis de preparar e, quando ingeridos diariamente, ajudam o indivíduo a ter um padrão de vida mais tranquilo.
Porém é de suma importância lembrar que esses chás funcionam como um auxiliar. Antes de mais nada em caso de crises de ansiedade o mais recomendado é que busque ajuda psicológica.
Mais vantagens:
• Acalma;
• Ajuda a relaxar;
• Ajuda a dormir;
• É natural;
• É barato;
• Fácil de fazer;
Melhores chás para ansiedade
1- Camomila
O nome cientifico da camomila é Matricaria recutita e sobretudo seu chá é o mais buscado quando o assunto é chás para ansiedade. Além disso ela também alivia distúrbios gastrintestinais decorrentes do estresse. Ela basicamente acalma e tranquiliza a mente e o corpo.
Receita
Você vai precisar de:
- 2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
- 1 xícara de água.
Modo de fazer:
Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Logo depois é só tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Contudo este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.
Contraindicações
O único real inconveniente de camomila é em caso de hipersensibilidade ou alergia à planta. Alguns médicos desaconselham o seu uso durante a gravidez, pois pode causar contrações prematuras.
2- Capim-limão
Basicamente o chá de capim-limão, composto por óleos essenciais, age contra a insônia e gases intestinais. Ele também é indicado em casos de gripe e febre, trata dores de cabeça e cólicas menstruais além de controlar a ansiedade.
Receita
Você vai precisar de:
- 1 envelope de chá (capim-limão) ou a própria erva;
- 2 rodelas de limão taiti;
- Rodelas finas de gengibre;
- Açúcar ou adoçante a gosto.
Modo de fazer:
Antes de mais nada faça a infusão. Posteriormente em uma xícara coloque as rodelas de limão e gengibre. Por fim deixe agir por alguns minutos e caso queira acrescente açúcar ou adoçante à gosto.
Contraindicações
Sobretudo não é indicado para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos. Pessoas com hipotensão e hipotireoidismo também devem evitar o consumo desta planta.
3- Maracujá
O chá de maracujá é feito das folhas secas, flores e caules da planta Passiflora. Tradicionalmente, tem sido usado para aliviar a ansiedade e melhorar o sono. Ele auxilia a controlar a agitação, ajudando a acalmar já que é composto por substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso, promovendo o relaxamento.
Receita
Você vai precisar de:
- 1 maracujá médio;
- 3 copos de água;
- 1 pedaço médio de canela;
- 2 colheres (de sopa) de açúcar;
- 1/2 cm de gengibre.
Modo de fazer:
Primeiramente queime o acúcar com o gengibre picadinho até fomar um caramelo. Logo depois adicione a água e a canela. Em seguida deixe ferver até reduzir a água para umas 2 xícaras. Por fim, adicione a polpa do maracujá (sementes e caldo), deixe ferver mais um pouco e coe.
Contraindicações
Como o maracujá pode baixar a pressão arterial, o consumo desse fruto é contraindicado para pessoas com pressão baixa, a não ser que seja liberado pelo médico, sendo consumido conforme suas orientações.
4- Lavanda
Também conhecida como alfazema, esta infusão acalma completamente os nervos. Ele ajuda bastante pessoas que sofrem com distúrbios do sono.
Receita
Você vai precisar de:
- 10 g folha lavanda;
- 500 ml água fervente.
Modo de fazer:
Antes de mais nada despeje a lavanda em uma panela com água e leve ao fogo. Depois deixe no fogo até que a água comece a fazer bolinhas, mas antes de levantar fervura. Em seguida desligue o fogo e sirva.
Contraindicações
O chá de lavanda é contraindicado principalmente em casos de gravidez e lactação.
5- Chá de valeriana
Em suma a valeriana, uma planta que induz o sono sem os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais. Portanto seu chá é utilizado para o tratamento de distúrbios da ansiedade. E de outras doenças que pioram com o estresse, como a diverticulose e a síndrome do cólon irritável.
Receita
Você vai precisar de:
- 10 g de raiz de valeriana;
- 500 ml de água.
Modo de fazer:
Basicamente é só colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver durante 10 minutos. Posteriormente é só deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 xícaras por dia. Sobretudo no caso de insônia, o chá deve ser ingerido até 30 minutos antes de dormir.
Contraindicações
Alérgicos ou sensíveis a algum dos componentes da fórmula, crianças menores de 12 anos, grávidas e mulheres que estão amamentando. Além disso ele deve ser consumido em pouca quantidade.
6- Tília
Ela possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como estresse excessivo, ansiedade e histeria.
Receita
Você vai precisar de:
- 1 colher (de sopa) de Tília;
- uma xícara de água.
Modo de fazer:
Em suma é só adicionar 1 colher (de sopa) de tília em uma xícara com água fervente, tampar e esperar o chá descansar até que esteja morno. Em conclusão é só beber até 3 vezes por dia.
Contraindicações
Sobretudo o consumo da tília é contraindicado para mulheres gestantes ou em período de amamentação, ou por usuários de medicação para tratamento de problemas crônicos.
7- Erva-de-são-joão
A erva-são-joão é muito utilizada no tratamento da depressão leve e moderada. Portanto ótima dica no assunto chás para ansiedade. Na Alemanha, ela é o antidepressivo mais utilizado, representando mais 25% dos antidepressivos prescritos.
Receita
Você vai precisar de:
- 20 g de folhas secas;
- 500 ml de água.
Modo de fazer:
Colocar 20 g de folhas secas em uma panela e acrescentar 500 ml de água, deixando ferver por 10 minutos. Coar e beber logo depois que esfriar.
Contraindicações
Contudo a Erva-de-São-João está contraindicada na gravidez e em mulheres que tomam anticoncepcionais.
8- Erva-doce
Apesar de ser bastante conhecido pelo seu efeito contra cólicas e gases o chá de erva-doce também entra para o time de chás para ansiedade, já que é um ótimo calmante.
Receita
Você vai precisar de:
- 1 colher (de chá) de erva-doce seca;
- 1 xícara de água.
Modo de fazer:
Basicamente para preparar o chá deve-se ferver a água, depois colocar esta água em uma xícara junto com a erva-doce. Em seguida, é preciso tapar e deixar descansar de 3 a 5 minutos e logo depois coar e por fim beber.
Contraindicações
Por fim, o chá de erva-doce não é recomendado para grávidas juntamente com pacientes epiléticos, bebês e crianças muito pequenas.
Contudo essa foi nossa matéria sobre chás para ansiedade, gostou? portanto em seguida leia também: Meditação para ansiedade – O que é, como fazer e exercícios
Fontes: Tua Saúde Notícia ao minuto