Churros: o que é, origem, receita original e como fazer

Com certeza após comer aquele churros crocante, você se perguntou como era feito. Portanto, essa matéria irá lhe ensinar como fazer seus próprios churros

Quem é que não gosta de churros? Podem até mesmo existir algumas pessoas que não se contentam com o doce. Porém, os que gostam, não só gostam como amam. Por isso, aprender como fazer a receita original de churros é essencial para poder se deliciar quando quiser.

Basicamente, o churros existe de diversas formas, como por exemplo, ele pode ser feito em formatos redondos, ou mais quadrados e longos. Ou podem ser de diversos tipos de recheios, a variedade de hoje aumentou, o que antes era só de doce de leite e brigadeiro, hoje você já encontra de brigadeiro belga e Nutella, por exemplo.

Portanto, o churros tem infinitas variedades de serem consumidos, e isso vai de acordo com o gosto de cada um que for consumir. O churros tradicional, por exemplo, é uma perdição para qualquer um. Por isso, nessa receita de como fazer churros, será explicado utilizando as caldas de doce de leite e de chocolate.

Mas antes de você aprender como fazer churros, descubra também a origem da sobremesa.

Origem do churros

Churros
Fonte: Tudo Gostoso

Basicamente, o churros não tem uma origem definida, a verdade é que sua origem possui duas teorias. Contudo, se sabe que sua origem é ibérica, e é bastante popular nos países latino-americanos.

No

entanto, sua primeira teoria é de que os portugueses teriam trazido o churros, com novas técnicas, quando eles partiram do oriente. Porém, as novas técnicas deles fizeram com que modificasse a massa de You Tiao, no sul da China. Basicamente, dizem que eles modificaram o aspecto do churros para uma nova forma. No caso é a de estrela, como é vista hoje.

Enquanto isso, a segunda teoria é de que o churros pode ter sido criado por pastores espanhóis, os quais produziram para que substituíssem comidas feitas com massas frescas. Basicamente, é pelo fato de que os churros eram fáceis de serem produzidos, além de serem fritos em fogo aberto. Entretanto, isso facilitaria, pois os pastores viviam na maior parte do tempo em montanhas.

Vale ressaltar também, que essa mania de colocar recheio por dentro dele é costume só de alguns países, como no Brasil, Uruguai e Argentina. Enquanto em Portugal e na Espanha, por exemplo, eles consomem o churros sem o recheio.

Como fazer?

Fonte: Revista Glamour

Basicamente, essa receita demora no máximo 20 min e ainda rende em média 20 porções.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1/2 xícara de água
  • Óleo para fritar
  • Sal a gosto
  • Açúcar a gosto
  • Canela a gosto

Caso seja calda de doce de leite, você irá usar 1 lata de doce de leite e 200 gramas de creme de leite. Agora, se for na calda de chocolate, você usará 300 gramas de chocolate em pó, 100 gramas de creme de leite e 100 gramas de leite.

Modo de Preparo:

Fonte: Epa

Primeiramente, você irá colocar no fogo a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Após ferver, adicione a farinha. Em seguida, misture bem até formar uma bola. Mas, cuidado porque ele não pode empelotar. Logo depois, coloque o óleo no fogo para ele ir já aquecendo.

Agora, pegue a massa e faça pedaços comprido e finos, que é o formato de churros tradicionais. Em seguida coloque no óleo bem quente. A dica é que o óleo esteja bem quente mesmo, para evitar que eles fiquem muito encharcados e também é melhor não fritar mais de três churros por vez. E deixe-o no fogo até ele ficar douradinho.

Enfim, misture o açúcar com a canela e em seguida, passe no churros.

Caldas

Churros
Fonte: Gazeta do Povo

Na calda de doce de leite, é interessante colocar tudo em um recipiente e misturar todos os ingredientes até que fiquem uniformes. Enquanto na calda de chocolate, você terá que ferver o leite junto com o creme de leite, e ao mesmo tempo jogando o chocolate em pó. E claro, misturar até ficar homogêneo.

Enfim, seu churros ficará maravilhoso. Preparada para fazer em casa churros para seus amigos, familiares ou para o namorado?

Vem que o site Área de Mulher tem muito mais para você: Como fazer donuts americanos, doces e sabores (receita)

Fontes: Receita na mesa

Imagens: Epa, Tudo Gostoso, Revista Glamour, Gazeta do Povo, Receitas da Mama


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Mara
Mara
19 de novembro de 2021 20:02

A onde entra o fermento