Receitas

Caramelo salgado fácil

O caramelo salgado é uma versão mais incrementada do caramelo tradicional, sendo ótima para usar em bolos, tortas e diversos doces.

O caramelo salgado é uma ótima opção para usar em receitas, especialmente as de confeitaria. Também conhecido como caramelo com manteiga salgada, esse creme conta com creme de leite e manteiga salgada para transformar a receita de caramelo simples. Sendo assim, é a adição do sal que equilibra o sabor adocicado da receita tradicional.

Então, ele é um ótimo acompanhamento para bolos, sorvetes, tortas e etc. Aliás, esse caramelo pode ser usado tanto como recheio para bolos, quanto como cobertura.  E o melhor de tudo, é que é muito fácil de fazer caramelo salgado. O segredo mesmo é ficar atento para não queimar o doce.

A receita utiliza apenas 4 ingredientes super fáceis de encontrar e que sempre tem em casa. O preparo da receita é de apenas 10 minutos e você pode guardar para usar quando quiser.

Aproveite para conferir também como fazer bolo de banana caramelizado.

Receita de caramelo salgado fácil

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Primeiramente, em uma panela em fogo médio aqueça o açúcar, mexendo sempre com uma espátula ou colher de pau.
  2. Desse modo, o açúcar vai derreter, ficando um líquido espesso e de cor marrom. Cuidado para não deixar queimar.
  3. Então, quando o açúcar estiver completamente derretido, adicione a manteiga com sal.
  4. Mexa bem até que a manteiga derreta junto ao caramelo. Se notar que o açúcar está grudando, retire do fogo e misture bem.
  5. Em seguida, adicione o creme de leite e continue mexendo constantemente.
  6. Espere um minuto até o creme de leite ferver.
  7. Sendo assim, retire do fogo e misture a colher de sal.
  8. Por fim, deixe esfriar um pouco antes de usar. O caramelo engrossa conforme for esfriando.

Dicas para o preparo do caramelo

  • O caramelo salgado é uma receita de originária do norte da França, e ficou muito famoso na década de 1970. Inclusive, o chef Henri Le Roux, que criou o doce, recebeu um prêmio por ele em 1980.
  • Na hora de fazer o caramelo, uma dica importante é manter o fogo bem baixo para não queimar. Isso porque se ficar muito escuro e queimado, o caramelo ficará amargo.
  • Além disso, durante o preparo o caramelo pode ter alguns respingos, então tome cuidado e use alguma proteção, como luvas de cozinha para evitar acidentes.
  • Para guardar o caramelo, tampe bem o recipiente e ele dura até um mês na geladeira.
  • Quando guardado na geladeira o caramelo tende a ficar sólido. Então, quando for usar basta aquecer no micro-ondas ou banho-maria até atingir a consistência desejada.
  • Aliás, essa receita de caramelo salgado combina muito bem com flor de sal. Desse modo, basta salpicar um pouco de sal por cima e usar nas suas receitas. E por falar em sal, confira algumas simpatias com sal grosso.

Enfim, o que achou dessa receita? Aliás, aproveite para conferir também como decorar bolo.

Fontes: Tudo Gostoso Confeitaria de Sucesso Cozinha Técnica 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você