Receitas

Manteiga caseira com apenas 2 ingredientes

Com apenas dois ingredientes você pode fazer uma deliciosa manteiga caseira, que pode ser servida sozinha ou fazer parte de outras receitas.

Que tal aprender a preparar uma manteiga caseira deliciosa? A princípio, o creme de leite batido vira chantilly. Mas, depois vira manteiga, sendo possível adicionar a quantidade de sal desejada.

Por fim, ainda é possível ganhar uma xícara de leitelho. Ademais, o tempo de preparo é bastante rápido, e a receita rende 200 gramas de manteiga.

Por outro lado, a manteiga caseira pode ser servida pura, ou para incrementar outras receitas, sendo perfeita para qualquer hora do dia.

Como fazer manteiga caseira

Para preparar sua manteiga caseira você vai precisar de:

Ingredientes

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • ¼ de colher (chá) de flor de sal (opcional)

Modo de preparo

  1. Primeiramente, coloque o creme de leite na tigela da batedeira.
  2. Ademais, comece batendo em velocidade baixa e vá aumentando aos poucos para o creme não espirrar.
  3. Diante disso, o creme se transforma em chantilly, depois de bater mais um pouco ele fica denso e vira manteiga. E, na metade do tempo, desligue a batedeira e raspe a lateral da tigela com uma espátula de silicone. Dessa forma, irá misturar todo o creme igualmente.
  4. Em seguida, quando o creme de leite começar a virar manteiga caseira, cubra a batedeira com um pano para evitar que o leitelho espirre por toda parte.
  5. Posteriormente, após cerca de 5 minutos batendo, a gordura do creme irá se separar da parte líquida. Logo, vai virar uma massa firme e amarela.

Finalizando a receita

Diante disso, coloque a manteiga em uma peneira forrada com um pano fino, ou em um coador de café. Pois, o líquido restante na batedeira é o leitelho, que pode ser utilizado em outras receitas. Por exemplo, panquecas, biscoitos, pães ou bolos.

Então, junte as pontas do pano e aperte com cautela para extrair o excesso de leitelho. Em seguida, separe uma tigela com água e gelo e mergulhe a manteiga para lavar, tirando todo o leitelho restante. Então, esprema com cuidado usando as mãos. Visto que, quanto mais pura estiver a manteiga, maior será a sua durabilidade.

Por fim, seque bastante a manteiga com papel toalha, e coloque em uma manteigueira ou embale com papel-manteiga. Além disso, também é possível temperar com flor de sal antes de guardar ou servir. E, pronto. Você já pode se deliciar com sua manteiga caseira!

Então, o que achou dessa receita de manteiga caseira? Para outras dicas, leia também: Sobras de ovo de páscoa – 15 receitas práticas e deliciosas.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

1 1 vote
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Maria
Maria
24 de junho de 2022 07:18

Amei a ideia fácil de fazer e deliciosa tbm


Escolhidas para você