Considerado um dos alimentos mais consumidos do mundo, o pão é sobretudo muito antigo. Existem vários tipos de pães, feitos para diversos paladares. Pão doce, salgado, com sementes e até com queijo são apenas alguns exemplos do alimento que mata a fome de muita gente.
Alguns estudos apontam que, provavelmente, o pão nasceu há 17 mil anos, juntamente com o cultivo do trigo. Inicialmente, eles eram duros, secos e amargos. Além disso, não haviam muitos tipos e variedades de pães.
De acordo com diversos pesquisadores, esses pães era assados sobre pedras. O primeiro a ser assado em forno de barro foi no Egito.
Anos depois, a França passou a se dedicar no trabalho dos pães. Atualmente, o país é considerado centro mundial de fabricação de pães. Consequentemente, algumas regiões do brasil chamam o pãozinho da padaria de pão francês.
Tipos de pães
Com o passar do tempo e de acordo com cada país e região, o pão foi criando vários tipos, gostos e formatos. Inicialmente, você precisa saber que a base de qualquer pão é água e farinha.
A diferença entre os tipos, assim, vem dos outros componentes presentes nos diversos tipos de pães, como por exemplo, alguns são doces, com e sem fermento, escuros, integrais, etc.
Por fim, chega de conversa. Chegou a hora de conhecer os pães mais famosos do mundo!
1- Pão branco
Certamente, o pão branco é o mais amado entre os brasileiros. Provavelmente você o conhece como o nosso querido pão francês. Apesar disso, o nome sofre variação dependendo da região em que está. Ele também pode ser chamado de cacetinho, pão careca ou, simplesmente, pão de sal.
O pão francês nada mais é do que um pão de miolo branco com uma casca crocante, porém bastante fina. Além disso, está presente no cotidiano dos brasileiros há muitos anos, sendo o pão mais consumido do país.
2- Pão de forma
Da mesma forma que o pão branco, o pão de forma também ocupa grande espaço na alimentação dos brasileiros. Ele é usado principalmente para fazer sanduíches e torradas. Além disso, possui uma textura bastante macia e, em contraste com o francês, não tem cascas crocantes. Ele também é conhecido por ter bastante durabilidade.
3- Baguete
Um dos pães mais famosos do mundo, provavelmente você irá encontrá-lo com facilidade em vários países. Primeiramente, sua principal característica é o tamanho. A baguete é bastante comprida e, também, bem mais consistente que os demais. Sua casca é mais durinha e crocante.
4- Pão preto
Provavelmente você já comeu esse pão em algum restaurante, na entrada. Apesar disso, não é tão consumido como os outros dessa lista.
Sobretudo, esse pão é feito com sementes. Ele entra na categoria de pães doces, pois no preparo são utilizadas especiarias doces como por exemplo o açúcar mascavo.
5- Pão de centeio
Da mesma forma que o pão de centeio é saboroso, também é ótimo para quem está fazendo dietas. O motivo? Sua baixa quantidade de gorduras. Além disso, ele é um dos tipos de pães rico em fibras sendo, consequentemente, ótimo para digestão.
6- Pão australiano
Basicamente esse pão é um pouco mais doce que o pão preto. Ele apresenta uma crosta macia e geralmente é polvilhado com fubá ou farinha de milho.
7- Brioche
O pão brioche foi criado na França há muitos anos e é considerado um alimento tradicional do país. É um dos mais consumidos no dia a dia do francês e serve tanto para pequenos lanches quanta para alta gastronomia.
8- Pão de queijo
Queridinho dos brasileiros, esse também entra para a lista dos mais consumidos. Ele possui uma textura esponjosa e é rico em calorias e gorduras provenientes do queijo. Recentemente o pão de queijo vem passando por modificações, como por exemplo sua junção com recheios e isso está agradando muitas pessoas.
9- Ciabatta
Famoso na Itália, a ciabatta faz parte dos tipos de pães brancos. Ele possui um formato achatado, tem casca fina é crocante e contém vários buraquinhos. Esse é um dos pais que necessitam de longas horas no processo de fermentação para que fique aerado por dentro.
10- Bisnaguinha
O pão bisnaguinha faz muito sucesso entre as crianças. Ele tem uma textura macia, semelhante ao pão de forma e é ideal para preparar lanches rápidos.
11- Focaccia
Também de origem italiana, esse pão possui uma aparência bastante achatada. Certamente pode ser comparado com um bolo ou uma pizza. É um pão sobretudo bastante macio e geralmente possui recheios de queijos, ervas e tomates. Além disso, ele é muito consumido com vinhos.
12- Pão de batata
Como o próprio nome diz esse pão possui batatas na sua produção, que inclusive substitui a farinha de trigo. Ou seja, nada de glúten. Além disso, ele é bastante fácil de fazer e fica pronto rapidinho. Esse tipo de pão geralmente está associado a produção de salgados comuns em lanchonetes.
13- Pão alentejano
De origem portuguesa, o pão alentejano é feito sempre no forno a lenha, e provavelmente esse diferencial faz toda a diferença. Ele também é bem crocante, portanto ótimo para fazer bruschettas.
14- Croissant
Feito com massa folhada, certamente o croissant é apreciado no mundo inteiro. Além disso, uma curiosidade sobre esse pão é que, ao contrário do que muitos pensam, essa iguaria não é francesa. Certamente sua origem não poderia ser mais austríaca.
15- Pão sírio
Também chamado de Pita, esse pão é achatado e bem fininho depois de pronto. Isso porque ele não leva fermento na sua massa. Além disso, em sua produção ele infla como um balão dentro do forno. Por fim, é considerado muito antigo, sendo já consumido pelos egípcios e gregos, e sobretudo serve para fazer diversas receitas.
16- Hallula
O hallula é um prato típico do Chile. Esse pão possui uma textura bem lisinha e também é achatado. Além disso, se parece muito com uma bolacha, já que possui vários furinhos em seu centro.
17- Marraqueta
Por fim, a marraqueta é extremamente popular no Chile. Aliás, é o mais consumido por lá. Bastante fofo, sua massa é mais compacta e concentra menor umidade. Acima de tudo, é bem crocante.
Gostou da nossa matéria? leia também: Como fazer bolo – Receitas simples e dicas para um bolo fofinho
Imagens: Santiago do Chile Onde está Cristiane Globo Notícias ao minuto Rádio pax Verb to eat Craftlog Pão rústico IBahia Kozinhar Prosa e cozinha Massa madre Sauerkraut Pecpão Amo pão caseiro Fermais Comunidade Sebrae
lixo