Então, nem tudo em sua dieta precisa ser ingerido em porções pequenas e limitadas, sabia? Aliás, existem alguns alimentos, chamados alimentos com calorias negativas. Ou seja, alimentos que podem ser consumidos em grandes quantidades sem que você engorde uma grama sequer. Parece um sonho não é mesmo?
Portanto, vamos te explicar como isso funciona. Até porque, na prática, tudo que comemos contém calorias. Contudo, os chamados alimentos de calorias negativas são aqueles que o corpo consome mais calorias no processo de mastigação e de digestão do que os demais alimentos.
Sendo assim, além de não engordar, esses alimentos acabam ajudando no processo de emagrecimento. Além é claro de serem muito nutritivos, ideias para adicionar a dieta de quem busca uma alimentação saudável e também perder peso.
Desse modo, nessa matéria vamos conhecer quem são esses alimentos com calorias negativas.
Alimentos de calorias negativas
Primeiramente, que parece óbvio quais alimentos podem ser considerados alimentos com calorias negativas. Sendo assim, verduras, legumes e frutas contam com algumas boas opções desse tipo de alimento. Portanto, podem e devem ser inclusos em seu cardápio diário por serem gostosos, oferecerem maior sensação de saciedade e não engordarem nadinha, mesmo se você comê-los em grandes quantidades.
Então, como bons exemplos de alimentos com calorias negativas podemos citar: aspargos, brócolis, couve-flor, repolho, alface, cebola, espinafre, nabo, pepino, pimenta vermelha, abobrinha, chicória, salsão e berinjela.
Bem como algumas verduras, como cenoura crua ralada, vagem e abobrinha. Além disso, frutas como abacaxi, limão, goiaba, mamão papaia, damasco, mirtilo, pêssego, melão, morango, manga, tangerina, melancia, tangerina, framboesa, amora preta, entre outras, também entram na lista de alimentos com calorias negativas.
Processo de emagrecimento
Contudo, se você está se perguntando qual a vantagem para a saúde de consumir os tais alimentos com calorias negativas, além de não engordar, claro, temos boas notícias.
Se trata de alimentos com alto teor de fibras e de água, e com poucas quantidades de carboidratos, o que explica o fato de serem menos calóricos. Sendo assim, podem sim, ajudar no processo de emagrecimento.
No entanto, para se beneficiar das vantagens dos alimentos com calorias negativas não basta apenas se jogar naquela salada na hora do almoço. Na verdade, o que vai fazer você emagrecer é manter o consumo de calorias abaixo de seu gasto calórico diário. Então, eles podem auxiliar, mas sozinhos não fazem milagres.
30 alimentos com calorias negativas
Então, para finalizar, vamos conhecer 30 alimentos com calorias negativas, mas quantas calorias eles têm realmente:
- Framboesa: 53 calorias por 100 gramas.
- Abacaxi: 50 calorias por 100 gramas.
- Agrião: 11 calorias por 100 gramas.
- Aipo: 16 calorias por 100 gramas.
- Alface: 15 calorias por 100 gramas.
- Ameixa: 56 calorias por 100 gramas.
- Ananás: 50 calorias por 100 gramas.
- Berinjela: 25 calorias por 100 gramas.
- Beterraba: 43 calorias por 100 gramas.
- Brócolis: 34 calorias por 100 gramas.
- Cebola: 50 calorias por 100 gramas.
- Couve e couve-flor: 25 calorias por 100 gramas.
- Aspargos: 20 calorias por 100 gramas.
- Espinafre: 23 caloria por 100 gramas.
- Laranja: 62 calorias por 100 gramas.
- Limão: 25 calorias por 100 gramas.
- Maçã: 52 calorias por 100 gramas.
- Manga: 60 calorias por 100 gramas.
- Melancia: 30 calorias por 100 gramas.
- Melão: 34 calorias por 100 gramas.
- Morango: 33 calorias por 100 gramas.
- Pêssego: 39 calorias por 100 gramas.
- Pimentão: 31 calorias por 100 gramas.
- Salsa: 36 calorias por 100 gramas.
- Amora: 43 calorias por 100 gramas.
- Pepino: 16 calorias por 100 gramas.
- Tomate: 18 calorias por 100 gramas.
- Toranja: 42 calorias por 100 gramas.
- Tangerina: 52 calorias por 100 gramas.
- Cenoura: 45 calorias por 100 gramas.
Enfim, o que você achou dessa matéria, gostou de conhecer os alimentos com calorias negativas? Aliás, aproveite para conferir também 8 frutas que engordam e podem ser as vilãs da dieta (se você exagerar).