Atenção para este suplemento vitamínico encontrado em quase todo tido de comidas! A biotina, ou vitamina B7, é um dos componentes do complexo B mais encontrados de todos os tempos. Este tipo de elemento é hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água o que o faz facilmente de ser consumido. Seus benefícios para a saúde são inúmeros, principalmente ao metabolismo.
Também conhecida como vitamina H ela é responsável agilizar e dar força ao crescimento da unha e do cabelo. Para as mulheres que gostariam de obter este resultado aí está uma ótima opção para incrementar no dia a dia. Quase todos os alimentos carregam em sua essência a biotina, portanto é quase impossível não encontrá-la e deixar o organismo em falta.
O que é a biotina?
Estamos falando agora de uma das mais poderosas vitaminas do complexo B. A vitamina B7 ou biotina é uma substância altamente produzida na região do intestino por milhares de bactérias que habitam o órgão. Dentre suas funções, a mais importante está na ajuda da função do metabolismo.
Pode ser que você já a tenha visto por aí em forma de suplemento com o no me vitamina H. Mas, não importa, a relevância está em nunca deixar de fazer o seu consumo. Além do mais, é muito fácil encontrá-la em vários tipos de alimentos. Às vezes, nós consumimos e nem sabemos que ela está sim incrementado no nosso dia a dia.
As mulheres antenadas nos tratamentos de beleza sabem que a biotina é bastante utilizada para o crescimento do cabelo e das unhas. Problemas de pele como a acne também podem ser tratados a partir deste complexo. Por ser facilmente encontrada, a vitamina é facílima de manipulação e é por isso que hoje em dia existem vários suplementos feitos com a sua base.
Onde encontrá-la?
Vamos lá, se o se objetivo é sobretudo melhorar o seu metabolismo e deixar os cabelos belíssimos e com as unhas perfeitas anote aí a lista de compras e organize a sua dieta. Mas, antes de tudo, lembre-se que tudo que é demais pode desenvolver problemas futuros.
Na dúvida, consulte um nutricionista e organize com o profissional a sua rotina. No mais, aproveite, porque os alimentos a seguir não são somente fontes de biotina. Eles também carregam diversas outras vitaminas importantes para o funcionamento do seu organismo.
- Arroz
- Fígado
- Farinha de aveia
- Couve flor
- Cevada
- Noz
- Soja
O Brasil é um dos maiores produtores de biotina, pois é o lugar onde mais se produz soja. A princípio, quando for montar o seu cardápio e optar por um fígado e uma couve flor bem refogada, saiba que você já estará em dia com a vitamina B7 no seu organismo. Além disso, uma grande carga de ferro irá de tabela para não deixar você cair em uma anemia.
Benefícios da biotina
Como mencionado acima, a biotina é ideal para os tratamento de pele. A vitamina é responsável por melhorar a absorção de vários outros elementos como proteínas, carboidratos e gorduras. Tudo isso é fundamental para uma pele saudável. Portanto, se estiver notando ressecamento e pele escamosa, fique atenta! Pode ser a falta da biotina.
Outro local de atuação da vitamina B7 é nos cabelos, porque ela evita a queda dos fios. Segundo os especialista pesquisadores da biotina, há uma forte indicação de que o suplemento vitamínico é um ótimo influenciador na produção de queratina. A queratina é a base fundamental para cabelos fortes e saudáveis.
Agora, se você não aguenta mais ver suas unhas tão moles e quebradiças, o elemento é ideal para solucionar o problema. Por quais motivos? Pelos mesmos associados ao cabelo. A queratina também é importante para esta região do corpo tão produzida e enfeitada pelas mulheres.
Por fim, mas não menos importante, o benefício maior da biotina é no auxílio da absorção de nutrientes. Devido sua função especial diante do metabolismo quem sai ganhando são os outros elementos como a proteína e os carboidratos. A sua presença é um forte candidata para auxiliar o organismo na tarefa da absorção.
Combinações necessárias
Se consequentemente você já sabe para o que serve a biotina, guarde bem essa próxima informação. A vitamina B7 não é autossuficiente, portanto não se esqueça de buscar associá-la a outros componentes do complexo B. O equilíbrio da alimentação é tudo para um organismo saudável e pronto para enfrentar qualquer tipo de adversidade.
Ingestão diária
A princípio, as quantidade variam bastante com a diferença de idade. Começando pelos recém-nascidos de 0 a 6 meses. Este pequeninos possuem uma taxa bem pequenininha de consumo podendo chegar a 5 mcg de biotina. Assim, elas crescerão fortes e saudáveis. Essa quantidade já é parte do leite materno, portanto a alimentação das mães é muito importante no processo.
Aos adultos há sobretudo outro valor. Dos 19 aos 70 anos o consumo do suplemento vitamínico se estabiliza nos seus 30 mcg diários de vitamina B7. E como ressaltamos, as gestantes precisam de 5 mcgs a mais deste valor para alcançar a marca para ela e para a criança durante a amamentação.
Uso de suplemento vitamínico
Antes de tudo, não faça o autoconsumo de medicamentos sem uma orientação médica. No casos de suplemento vitamínico de biotina é importante ter um acompanhamento, pois o seu excesso pode acarretar sério problemas de saúde. Após este respaldo médico esteja pronto para ter os seguintes resultados.
Primeiramente você terá cabelos bonitos, pele saudável, unhas grandes e fortes e completudes de outros nutrientes no organismo. Tudo isso é fruto da abundância de vitamina B7 no corpo. As capsulas também são indicados caso a pessoa enfrente uma deficiência de biotina e a intervenção seja absolutamente necessária.
Por fim, leia mais sobre substância que ajudam o nosso corpo em Benefícios da amora para saúde, sua pele e seus cabelos
Fontes: Seleções, Minha Vida, Portal PebMed, Capila
Fontes de imagens: Capila, Nova Natural, Trocando Fraldas, Como ganhar massa muscular, Capila 2, Natural Herb, Cetam