Saúde

Biotina, o que é? Onde encontrar e quantidade diária necessária

A biotina, ou vitamina B7, é uma suplemento vitamínico importante para a absorção de nutrientes no nosso organismo.

Atualizado em 05/10/2020

Atenção para este suplemento vitamínico encontrado em quase todo tido de comidas! A biotina, ou vitamina B7, é um dos componentes do complexo B mais encontrados de todos os tempos. Este tipo de elemento é hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água o que o faz facilmente de ser consumido. Seus benefícios para a saúde são inúmeros, principalmente ao metabolismo.

Também conhecida como vitamina H ela é responsável agilizar e dar força ao crescimento da unha e do cabelo. Para as mulheres que gostariam de obter este resultado aí está uma ótima opção para incrementar no dia a dia. Quase todos os alimentos carregam em sua essência a biotina, portanto é quase impossível não encontrá-la e deixar o organismo em falta.

O que é a biotina?

Capina

Estamos falando agora de uma das mais poderosas vitaminas do complexo B. A vitamina B7 ou biotina é uma substância altamente produzida na região do intestino por milhares de bactérias que habitam o órgão. Dentre suas funções, a mais importante está na ajuda da função do metabolismo.

Pode ser que você já a tenha visto por aí em forma de suplemento com o no me vitamina H. Mas, não importa, a relevância está em nunca deixar de fazer o seu consumo. Além do mais, é muito fácil encontrá-la em vários tipos de alimentos. Às vezes, nós consumimos e nem sabemos que ela está sim incrementado no nosso dia a dia.

As mulheres antenadas nos tratamentos de beleza sabem que a biotina é bastante utilizada para o crescimento do cabelo e das unhas. Problemas de pele como a acne também podem ser tratados a partir deste complexo. Por ser facilmente encontrada, a vitamina é facílima de manipulação e é por isso que hoje em dia existem vários suplementos feitos com a sua base.

Onde encontrá-la?

Trocando Fraldas

Vamos lá, se o se objetivo é sobretudo melhorar o seu metabolismo e deixar os cabelos belíssimos e com as unhas perfeitas anote aí a lista de compras e organize a sua dieta. Mas, antes de tudo, lembre-se que tudo que é demais pode desenvolver problemas futuros.

Na dúvida, consulte um nutricionista e organize com o profissional a sua rotina. No mais, aproveite, porque os alimentos a seguir não são somente fontes de biotina. Eles também carregam diversas outras vitaminas importantes para o funcionamento do seu organismo.

  • Arroz
  • Fígado
  • Farinha de aveia
  • Couve flor
  • Cevada
  • Noz
  • Soja

O Brasil é um dos maiores produtores de biotina, pois é o lugar onde mais se produz soja. A princípio, quando for montar o seu cardápio e optar por um fígado e uma couve flor bem refogada, saiba que você já estará em dia com a vitamina B7 no seu organismo. Além disso, uma grande carga de ferro irá de tabela para não deixar você cair em uma anemia.

Benefícios da biotina

Nova Natural

Como mencionado acima, a biotina é ideal para os tratamento de pele. A vitamina é responsável por melhorar a absorção de vários outros elementos como proteínas, carboidratos e gorduras. Tudo isso é fundamental para uma pele saudável. Portanto, se estiver notando ressecamento e pele escamosa, fique atenta!  Pode ser a falta da biotina.

Outro local de atuação da vitamina B7 é nos cabelos, porque ela evita a queda dos fios. Segundo os especialista pesquisadores da biotina, há uma forte indicação de que o suplemento vitamínico é um ótimo influenciador na produção de queratina. A queratina é a base fundamental para cabelos fortes e saudáveis.

Agora, se você não aguenta mais ver suas unhas tão moles e quebradiças, o elemento é ideal para solucionar o problema. Por quais motivos? Pelos mesmos associados ao cabelo. A queratina também é importante para esta região do corpo tão produzida e enfeitada pelas mulheres.

Por fim, mas não menos importante, o benefício maior da biotina é no auxílio da absorção de nutrientes. Devido sua função especial diante do metabolismo quem sai ganhando são os outros elementos como a proteína e os carboidratos. A sua presença é um forte candidata para auxiliar o organismo na tarefa da absorção.

Combinações necessárias

Capila

Se consequentemente você já sabe para o que serve a biotina, guarde bem essa próxima informação. A vitamina B7 não é autossuficiente, portanto não se esqueça de buscar associá-la a outros componentes do complexo B. O equilíbrio da alimentação é tudo para um organismo saudável e pronto para enfrentar qualquer tipo de adversidade.

Ingestão diária

Como Ganhar Massa Muscular

A princípio, as quantidade variam bastante com a diferença de idade. Começando pelos recém-nascidos de 0 a 6 meses. Este pequeninos possuem uma taxa bem pequenininha de consumo podendo chegar a 5 mcg de biotina. Assim, elas crescerão fortes e saudáveis. Essa quantidade já é parte do leite materno, portanto a alimentação das mães é muito importante no processo.

Aos adultos há sobretudo outro valor. Dos 19 aos 70 anos o consumo do suplemento vitamínico se estabiliza nos seus 30 mcg diários de vitamina B7. E como ressaltamos, as gestantes precisam de 5 mcgs a mais deste valor para alcançar a marca para ela e para a criança durante a amamentação.

Uso de suplemento vitamínico

Natural Herb

Antes de tudo, não faça o autoconsumo de medicamentos sem uma orientação médica. No casos de suplemento vitamínico de biotina é importante ter um acompanhamento, pois o seu excesso pode acarretar sério problemas de saúde. Após este respaldo médico esteja pronto para ter os seguintes resultados.

Primeiramente você terá cabelos bonitos, pele saudável, unhas grandes e fortes e completudes de outros nutrientes no organismo. Tudo isso é fruto da abundância de vitamina B7 no corpo. As capsulas também são indicados caso a pessoa enfrente uma deficiência de biotina e a intervenção seja absolutamente necessária.

Por fim, leia mais sobre substância que ajudam o nosso corpo em Benefícios da amora para saúde, sua pele e seus cabelos

Fontes: Seleções, Minha Vida, Portal PebMed, Capila

Fontes de imagens: Capila, Nova Natural, Trocando Fraldas, Como ganhar massa muscular, Capila 2, Natural Herb, Cetam