Saúde

Acne solar, o que é? Causas, consequências e cuidados necessários

A acne solar é um problema de pele que pode surgir após grandes exposições solares da pele. Existem tratamentos e prevenções específicos para curar este mal.

Atualizado em 10/07/2020

É uma delícia quando saímos de férias e botamos a cara no sol. Mas, alguns cuidados básicos devem ser seguidos para não resultar na acne solar. Esteticamente essas bolinhas vermelhas incomodam e muito quando olhamos no espelho. A princípio, muitas pessoas são alvos dessas infecções cutâneas e não sabem muito bem como resolver a situação.

Apesar de dar muita energia ao corpo e trazer aquela corzinha desejada, o sol pode causar danos seríssimo para pele. E, convenhamos, as famigeradas espinhas são as mais irritantes quando aparecem devido a exposição. No entanto, já existem tratamentos específicos para solucionar o problema. Porém, o melhor mesmo é praticar a prevenção quando for se submeter a longos períodos sob o sol.

O que é a acne solar?

Acne solar - como acontece, consequências e cuidados necessários
Gizmodo

De todas as lesões causadas pelo sol, a acne solar é advinda de uma infecção cutânea que atinge diretamente as glândulas secretoras. Essas pequenas bolinhas vermelhas são ás vezes vindas com pus. Seu o resultado é devido a produção excessiva de óleos que entopem os nossos poros. Com isso, a pele não respira e, consequentemente, não faz a troca de células mortas para células vivas.

O fato é que essas pequena erupções causam muitos desconfortos. Algumas podem até doer, caso a inflamação esteja muito elevada, ou ficarem sobressalentes no rosto. Isto é, aparecem como cistos e caroços. Mas, depende e muito do grau da lesão provocadas pelo sol. Por fim, cada estágio soma uma característica diferente.

Por que acontece?

Acne solar - como acontece, consequências e cuidados necessários
Revista Statto

É comum que em algumas estações do ano as acnes solares despontem no corpo. O verão é o maior inimigo para a pele, por causa das fortes ondas de calor. Às vezes, não tem nem como fugir de dar aquela andadinhas no sol. Mas, sobretudo as grandes exposições,  são as arqui inimigas das suas chamadas glândulas sabáceas.

Contudo, não vamos entregar a culpa completamente para o sol. Um mal hábito importante que também ocasiona a acne solar é o excesso de resíduos na pele. Protetores solares, cremes hidratantes, maquiagem tudo isso contribui para a inflamação. Se não houver uma limpeza diárias e correta, não tem jeito, as espinhas virão com tudo.

Sobretudo as peles oleosas e as peles mistas sofrem cada vez mais dessa junção de ações. Portanto, se você sabe que a sua pele possui uma dessas duas características, procure o equilíbrio para manter-la saudável. Caso contrário, o seu perfil está muito mais vulnerabilizado em relação as incidências solares.

Tratamentos

Acne solar - como acontece, consequências e cuidados necessários
Árago

A princípio, a região do rosto é onde todo mundo costuma sofrer de acne solar deseja saber. Portanto, para se tranquilizar, saiba que o tratamento é simples. A única coisa mesmo é manter a calma e seguir o tratamento a risca. Algumas restrições devem ser feitas como: se expor ao sol e usar determinados produtos que potencializam a oleosidade da pele. Os novos hábitos diários são:

Lavar o rosto

Acne solar - como acontece, consequências e cuidados necessários
Universa

Este hábito é super necessário para regular a oleosidade do seu rosto, ou do local afetado. Ao menos duas vezes ao dia é preciso lavar bem o rosto com sabonetes suaves. Nem mais, nem menos porque lavar em excesso também faz com a pele fique desprotegida. Não use qualquer sabão, porque a sua pele está sensibilizada. O mais indicado é usar sabonetes neutros. Esses produtos específicos são fáceis de encontrar em supermercados e farmácias.

Uso medicamentos

Acne solar - como acontece, consequências e cuidados necessários
De pele importante

Nos casos mais graves além das orientações do tópico anterior, talvez seja necessário o uso de pomadas e anti-inflamatórios. Essa forma sistêmica não pode ser administrada de qualquer maneira. Portanto, procure um dermatologista se quiser que as lesões sumam em um curto período de tempo.

Uso de protetores

Acne solar - como acontece, consequências e cuidados necessários
Mercado Livre

Esse cuidado é primordial para que não evolua a acne solar. Mesmo se for dar uma voltinha, lembre-se de se proteger com chapéus, ou camisas longas. Procure não expor tanto no sol, principalmente entre os horários das 10h da manhã até as 16 horas da tarde. Afinal, os raios solares estão muito forte nesse período de tempo.

Prevenções

Acne solar - como acontece, consequências e cuidados necessários
Terra

Por incrível que pareça as prevenções associadas a acne solar são exatamente as mesmas do tratamento. Usar e abusar de protetores como chapéus, camisas de mangas compridas. Lavar o rosto duas vezes ao dia e, se caso aparecer alguma espinha ou outra, não espremer, porque pode gerar cicatrizes.

Outra importante dica é evitar levar a mão ao rosto desnecessariamente. Existem micro-organismos que são trazidos pela sujeira que não são saudáveis para a pele. Portanto, antes de tudo, higienize bem as mãos antes para tocar-se e previna-se desse mal potencializado pelo sol.

Por fim, leia mais sobre peles oleosas em Como cuidar da pele oleosa: 4 passos simples que funcionam

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde, Dermaclub, Natura, Terra, Terra 2, Minha Vida, Notícias Uol,

Fontes de imagens: Gizmodo, Revista Statto, Árago, Terra, Universa, Vix, De pele importante,