O alecrim é uma erva extremamente aromática, muito comum na região do Mediterrâneo. Um dos seus produtos derivados, o chá de alecrim, possui diversas propriedades e benefícios.
A planta também é conhecida como rosmarinho, rosmaninho, alecrim comum, alecrim de cheiro, alecrim de jardim e alecrim de horta. O nome irá variar de acordo com a região do Brasil. Apesar disso, seu nome científico é Rosmarinus officinalis.
O alecrim pode ser comprado em vários lugares, como por exemplo lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e, até mesmo, em algumas feiras livres.
O alecrim contém vitamina A, que ajuda na prevenção de infecções, vitamina C, que melhora a imunidade e vitamina K, que é boa para a fixação do cálcio nos ossos.
Além disso, a especiaria também possui as vitaminas B1 e B2, ambas essenciais para o organismo humano e ótimas para evitar doenças. Ou seja, você já percebeu que o chá de alecrim pode ter vários benefícios.
Para que serve o chá de alecrim
Certamente o chá de alecrim possui diversas utilidades, e listar todas elas tomaria muito tempo. Por isso, reunimos as principais funções na lista abaixo:
- Melhorar a digestão;
- Bem como a função cognitiva;
- Trata de doenças na pele;
- Previne o câncer;
- Reduz inflamações;
- Melhora a saúde do cabelo;
- Diminui a ansiedade.
Efeitos colaterais
Mas, não é por por ser um ingrediente natural que você deve exagerar em seu consumo, Se ingerido em excesso, provavelmente, o chá de alecrim irá causar alguns efeitos colaterais no corpo humano. Os principais são:
- Contrações uterinas;
- Vômitos;
- Náuseas e;
- espasmos.
Contraindicações
Como dito anteriormente, o chá de alecrim causa contrações, portanto, não deve ser usado por grávidas e por mulheres que estão amamentando. Pois, algumas substâncias presentes no alecrim podem passar para a criança, por meio do leite materno.
Além disso, crianças com menos de cinco anos e pessoas com doenças no fígado, ou na vesícula, também não devem consumir o chá de alecrim. Nesse último caso, é porque o chá pode tornar a doença mais grave e aumentar seus sintomas.
Caso você tenha alergia a aspirina, também não deve tomar o chá de alecrim. A especiaria contém salicilato, um componente semelhante ao remédio.
Por fim, se você possui algum distúrbio convulsivo, converse com seu médico antes de consumir o produto.
Como fazer o chá de alecrim?
Inicialmente, misture uma colher (de sopa) de ramos de alecrim (folhas e hastes) em uma xícara de água fervente. Deixe a mistura por dez minutos. Agora basta filtrar e beber. Além disso, você também pode utilizar os sachês em pó.
Benefícios do chá de alecrim
1- Combate a inflamação
Além de combater inflamações, ele também alivia as dores causada por elas, bem como o edema e o desconforto. Isso acontece devido à sua composição em ácido rosmarínico.
2- Ajuda nos cuidados capilares
Além de ajudar na saúde, ele também é um aliado da beleza. Certamente, ele ajuda na aparência dos fios. Para isso, basta aplicar e esfregar chá de alecrim no couro cabeludo e no cabelo.
3- Melhora a digestão
Em síntese, ele possui efeito colagogo. Ou seja, ajuda no esvaziamento da vesícula. Dessa forma, a digestão torna-se mais fácil, especialmente após comidas gordurosas e pesadas.
4- Ajuda na saúde do fígado
Segundo pesquisas, o chá de alecrim também é ótimo para a saúde do fígado. Pois melhora a sua função e ajuda eliminar as toxinas mais rapidamente.
5- Elimina a retenção de líquidos
Sobretudo, o chá de alecrim aumenta a produção de urina, o que estimula o corpo a eliminar o máximo de líquidos retidos e toxinas, melhorando a saúde.
6- Funciona como relaxante
Ele contém substâncias, que ajudam a diminuir os níveis de hormônios do estresse, sobre os quais também atuam as propriedades analgésicas do salicilato.
7- Preveni o Alzheimer
Acima de tudo, ele ajuda a prevenir o Alzheimer, pois inibe a COX-2, um tipo de enzima inflamatória que aparece em níveis elevados em pacientes com a doença.
8- Ajuda a controlar a diabete
De acordo com pesquisas, o chá de alecrim foi capaz de manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Nestes estudos, foi feita a ingestão de 200 ml de chá de alecrim, 30 a 60 minutos antes das principais refeições.
9- Ajuda nos cuidados com a pele
Isso, sobretudo, graças às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e, também, estimulantes. Estudos concluíram que ele ajuda nos eczemas, que, em síntese, são inflamações e erupções na pele.
10- Previne o câncer
Primeiramente, o chá de alecrim é rico em antioxidantes. Portanto, ajuda a neutralizar os radicais livres. Além disso, de acordo com estudos, alguns componentes presentes nele estão associados à redução das taxas de crescimento do câncer. Sobretudo, câncer de mama.
11- Ajuda na função cognitiva
Por fim, o chá de alecrim contém o ácido carnósico, que estimula a memória. Acima de tudo, ele protege os caminhos neurais de substâncias nocivas.
Gostou da matéria? Então você também vai gostar dessa: Chá de Folha de Amora – Utilidade, como fazer e benefícios
Imagens: Banco da saúde Saúde M de mulher Seleções Veja A mente é maravilhosa Enfermagem Uol Piauí Vix Trata Significados Eu sem fronteiras Simões Filho Terra Green me
Fontes: Tua Saúde Ecycle