A cólica menstrual é incômodo comum na vida da maioria das mulheres. Mas, felizmente existe algumas formas de aliviar a cólica em minutos, e o melhor de tudo: sem a necessidade de remédios.
Sendo assim, as práticas mais comuns para aliviar as cólicas incluem, o uso de bolsa com água morna na barriga, o consumo de chá de gengibre com valeriana e até mesmo evitar café durante esses dias. Então, fazendo isso, é possível sim diminuir o incômodo e desconforto do período menstrual, consequentemente melhorando a qualidade de vida da mulher.
Contudo, essas medida só funcionam se estivermos falando de cólica normal e moderada que é comum no período. No caso de cólicas muito dolorosas e frequentes, a recomendação é procurar um ginecologista, afim de buscar a causa das cólicas dolorosas e ter um tratamento adequado.
6 formas naturais de aliviar a cólica em minutos
A seguir, vamos conhecer os métodos naturais mais indicados para aliviar a cólica rapidamente.
1. Compressa de água morna
Essa é com certeza a mais comum, e a maioria das mulheres já conhecem. Se trata de uma técnica antiga, porém, muito eficaz que ajuda no relaxamento dos músculos do abdômen e contribui para aliviar a dor da cólica. Para isso, basta colocar uma bolsa de água morna ou compressa sobre a barriga, sobre o local das cólicas e deixar por alguns minutos. Mas cuidado para não deixar a bolsa muito quente, morna já basta.
2. Chá de gengibre com valeriana
Os chás são ótimas opção para tratar e aliviar diversos incômodos, inclusive as cólicas menstruais. Sendo assim, uma ótima opção de chá nesse caso é o de gengibre com valeriana, que juntas essas plantas têm um efeito maior na hora de aliviar a cólica rapidamente. O gengibre tem poder anti-inflamatório, enquanto a valeriana proporciona relaxamento.
Então, para preparar a bebida, coloque 2 cm de raiz de gengibre e 1 colher de raiz de valeriana em 250 ml de água fervente e deixe descansar por uns 15 minutos. Por fim, é só coar e tomar o chá de duas a três vezes ao dia.
Confira também outras opções de chás para aliviar a cólica menstrual.
3. Pontos de reflexologia
A reflexologia é um tipo de terapia natural baseada na pressão em alguns pontos do corpo para aliviar dores e desconfortos. Então, para aliviar a cólica rapidamente, tem duas opções:
Mansion Cottage
O primeiro é um dos pontos mais importantes para diminuir a dor da cólica, o chamado ponto “Mansion Cottage”. Esse ponto fica localizado exatamente na linha acima da região pélvica, mais precisamente onde o abdômen se liga as pernas.
Então, para usar esse ponto basta fazer uma pressão rápida sobre o local, com a palma da mão ou o dedo. Enquanto mantém a pressão, faça uma massagem circular sobre o ponto por uns 5 a 10 minutos.
O ponto contra a cólica
Onde fica esse ponto milagroso? O grande truque está em um pontinho próximo ao polegar. Basicamente, ele fica na parte mais “gordinha” da mão, como é possível ver na foto. De acordo com especialistas, bastam alguns minutos pressionando e massageando em círculos esse lugar para que a cólica menstrual vá reduzindo.
4. Exercícios para cólica
Além disso, alguns exercícios em específico podem ajudar a aliviar a cólica em alguns minutos.
O primeiro consiste em se deitar com a barriga para cima e levar os joelhos rumo ao peito, e segurar as pernas com as mãos.
O outro exercício também é feito com a barriga para cima, porém junta os pés e puxa-os o mais próximo dos glúteos, abrindo as pernas para fora.
Esses exercícios ajudam a liberar endorfinas, que funcionam como um analgésico natural, melhorando o desconforto. Então, além desses, exercícios como caminhadas, natação, yoga e outros, podem ajudar a prevenir e diminuir as cólicas menstruais.
5. Nada de cafeína nem álcool
Isso mesmo, tanto a cafeína do café, dos chás, bebidas energéticas e chocolates, quanto o álcool, são substâncias que agravam os sintomas da menstruação, incluindo a cólica. Portanto, uma forma de prevenir e aliviar as cólicas, são evitando, ou pelo menos, reduzindo o consumo desse tipo de bebida durante a menstruação.
6. Nada de doces e salgados também
A menstruação dura apenas alguns dias, então a restrição também. Tanto os doces quanto o salgados podem causar a retenção de líquido, consequentemente o inchaço, e isso pode aumentar as cólicas. Então, principalmente nessa fase, é muito importante ter uma dieta balanceada, evitando excessos desses alimentos, dando preferência a alimentos saudáveis, como legumes e verduras.
E se a cólica não passar, o que fazer?
Seguiu todas as dicas acima e ainda assim não sentiu o alívio da cólica? Então nesses casos, quando as medidas caseiras não surtem efeito, o mais indicado é procurar um médico. Desse modo, o profissional irá avaliar o caso e causa da cólica persistente e então receitar o melhor remédio.
Nesse caso, os remédios oferecem ação analgésica, anti-inflamatória ou anti-espasmódica, o que resulta no alívio da dor e reduz as contrações uterinas. Entre os remédios mais comuns, podemos citar o ibuprofeno, cetoprofeno e paracetamol por exemplo.
LEIA MAIS:
Cólica menstrual – O que é, causas, sintomas e como aliviar
10 remédios caseiros para cólica menstrual
Massagem para cólica menstrual – O que é, opções e como fazer
O que significa quando a cólica aparece fora do período menstrual?
Fases do ciclo menstrual, quais são? Principais características
Fluxo menstrual – Volume, intensidade, fases, cores e irregularidades
Sintomas de menstruação: conheça os 13 principais sinais
Fonte: Tua Saúde
Bibliografia:
- BEGUM, Monawara; DAS, Sumit; SHARMA, H. K.. Menstrual Disorders: Causes and Natural Remedies. Journal of Pharmaceutical, Chemical and Biological Sciences. Vol.4, n.2. 307-320, 2016
- RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 569-577.